quinta-feira, 25 de junho de 2015

Brasão da Família Wettermann (Wettermann Familienwappen)

O sobrenome alemão Wettermann vem da palavra germânica Wetter, que tem vários significados nos diferentes dialetos germânicos, porém o provável significado empregado ao sobrenome é “apostador ou jogador”.
Outra provável origem é toponímica, no qual pessoas vindas de locais chamados de Wetter adotaram apelido Wettermann.
Na região do Hesse, da Renânia do Norte-Vestfália e da Baixa Saxônia existem cidades chamadas Wetter, assim como um rio no Hesse. De algumas dessas regiões e de outras próximas a elas vieram grupos de imigrantes que se estabeleceram no Brasil.
O brasão da família Wettermann é em prata com uma contrabanda ondulada de azul saindo de uma nuvem em chefe.

2 comentários:

  1. Olá amigo. Gostaria que me tirasse uma dúvida. Pq os escudos são parecidos? Mudando alguns aspectos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz parte das Leis da Heráldica que os brasões devem ser simples, existem vários símbolos e cada um tem seu significado, porém alguns são mais comuns pela ideia que ele representa, como o leão que representa a nobreza e a força, logo carregar o leão em seu escudo indicava que o cavaleiro tinha tais qualidades provadas, uma vez que os brasões eram concedidos aos cavaleiros por seus feitos.
      Os esmaltes (cores) não são muito variados, havendo os cinco básicos (azul, vermelho, verde, púrpura e negro) e dois metais (ouro e prata), todavia, cada esmalte e metal representa uma série de coisas. Assim sendo, realmente existem escudos que são parecidos, por representarem ideias e valores semelhantes, mais isso não os torna menos completos em sua simplicidade.
      Espero ter esclarecido sua dúvida e obrigado por participar em nosso blog!

      Excluir