segunda-feira, 15 de junho de 2015

Brasão da Família Machado

O machado era uma arma de guerra amplamente utilizada na Idade Média, uma vez que ele era barato e podia ser manuseado por cavaleiros sem armadura e camponeses. Sendo uma arma de infantaria os guerreiros mais corajosos abriam caminho a machadadas sobre as tropas inimigas.
Durante o período medieval se aprimoraram diversos tipos de machados de guerra, como a alabarda, que era usada contra os cavaleiros de armadura, já os machados de cabo longo tinham a função de atacar o inimigo antes de ele chegar perto, os germanos também tinha seu machado típico chamado de francisca, tal machado era arremessado com grande precisão e era muito usado pelos francos.
Em geral o machado era uma arma muito usada, porém exigia de seu portador muita habilidade, uma vez que era pesada e além do machado o cavaleiro devia usar um escudo, já que um golpe direto de um machado podia romper a armadura, levavam também uma adaga ou espada, caso fossem desarmados poderiam usar alguma destas outras armas.
Os machados também eram usados para deferir o golpe de misericórdia nos soldados que agonizavam após as batalhas.

Fui justamente pelo uso do machado de guerra que D. Mendo Moniz (também chamado de Mem Moniz de Gandarei) ganhou o apelido Machado, teria D. Mendo Moniz Machado rompido às portas de Santarém a machadadas na conquista contra os mouros em 1147. D. Mendo Moniz Machado foi um homem rico e senhor da Quinta e Honra de Gandarei, ele também era primo de Egas Moniz, que havia sido responsável pela educação do primeiro rei português D. Afonso Henriques.
Acima o primeiro brasão pertenceu a D. Mendo Moniz, em vermelho com três machados e com nove torres postas na orla, porém no reinado de D. Manuel o brasão dos Machados foi trocado pelo terceiro acima, em vermelho com cinco machados de prata com o cabe de ouro postos em sautor.
O brasão do meio pertenceu aos filhos de Francisco Rodrigues Machado, chamados Álvaro Machado Pinto e João Machado Moniz, sendo entregue a eles pelo imperador Fernando II do Sacro Império Romano-Germânico em 1636, o brasão é esquartelado, com o primeiro em verde com três machados, o segundo de preto com uma espada de prata e um bastão de ouro postos em aspas entre as letras F I L E, que significam Ferdinandus Imperator libenter fecit (O imperador Fernando fez de boa vontade), no terceiro um coração vermelho perfilado de ouro sobre um campo azul com os dizeres Spes mea in Deo est (Minha esperança está em Deus), e o quarto de ouro com um galo negro.

2 comentários:

  1. Boa tarde gostaria de comprar algumas imagens de brasões de família em alta resolução, poderia entrar em contato marcio@betabanner.com.br

    ResponderExcluir
  2. boa tarde tens em alta resolução? brunathomassen@gmail.com ? pode entrar em contato? obrigada

    ResponderExcluir