quarta-feira, 3 de junho de 2015

Brasão da Família Gonçalves

O sobrenome Gonçalves é patronímico de Gonçalo, desta forma os filhos de homens chamados Gonçalo ganhavam o apelido Gonçalves. O nome Gonçalo tem origem em Gundisalvus, um nome vindo das palavras germânicas gunthi, que significa “combate”, juntamente com salv, que quer dizer “salvo”, ou gunthi mais all, que se traduz por “tudo”, portanto Gonçalo pode significar salvo da guerra ou preparado para tudo no combate.
Por ser patronímico o apelido Gonçalves foi adotado por várias famílias, porém os nobres Gonçalves descendem do navegador português Antão Gonçalves, que viveu no século XV e foi o primeiro europeu a comprar africanos como escravos após o início das grandes navegações.
Antão Gonçalves foi Comendador na Ordem de Cristo e Alcaide-mor da Vila de Tomar, ele recebeu o brasão de armas dos Gonçalves por seus serviços.

12 comentários:

  1. muito bom tem como ter essa imagem original pra mandar fazer o brasão da minha familia tanto em madeira como num anel

    ResponderExcluir
  2. meu pai chama-se sandro Gonçalves de oliveira assim também como meu avô Antônio Gonçalves de oliveira filho bisavô antônio Gonçalves de oliveira trisavô Joaquim gonçalves de oliveira tataravô manoel gonçalves de oliveira este sendo de nacionalidade portuguesa

    ResponderExcluir
  3. Também tenho Gonçalves, mas gostaria muito de saber sobre a família Vabo

    ResponderExcluir