quinta-feira, 25 de junho de 2015

Brasão da Família Loureiro

A família Loureiro é uma antiga família da Beira e tomou seu nome da Quinta do Loureiro, em Viseu.
João Anes de Loureiro, senhor da Honra e Quinta do Loureiro, casou-se com Catarina Dias de Figueiredo e a partir dai os Loureiro passaram usar o brasão da família Figueiredo, mais tarde o bisneto de João Anes de Loureiro chamado Luiz de Loureiro recebeu do rei D. João III as armas próprias da família Loureiro.
Luís de Loureiro foi Adail-Mor do Reino de Portugal, ele foi um grande Cavaleiro e serviu na África por muito tempo, sendo Capitão em vários lugares. Suas armas são esquarteladas com o primeiro quartel de vermelho com uma cidade de prata ladeada de uma escada de ouro, o segundo e o terceiro com as armas dos Figueiredos, o quarto é partido de ouro e vermelho, no primeiro campo há uma bandeira de vermelho e no segundo uma bandeira de ouro, ambas com o ferro de sua cor. O timbre tem dois braços de leão em vermelho postos em aspas e cada um com uma folha de figueira nas garras, ao centro  o alcaide de Azamor nascente com as mãos atadas por um cordão de ouro.

8 comentários:

  1. Muito bom este relato da família Loureiro. Pertenço a família Loureiro de Freitas. Meu avô e bisavô chamava-se Antonio Loureiro de Freitas (homônimo)Gostaria de saber se existe algum histórico sobre essas famílias e também se existe o brasão da família.
    Paz Loureiro

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostaria de saber pq existem vários brasões de Loureiro de designer diferentes.Qual a explicação? ar dedngar um brasão em mim painel mas não sei qual pois vi em vários estilos. Variam as localisacoes familiares? Meus pais, os l oureiros, eram de Salvador. Tem alguma explicação? Qual brasão representaria melhor minha família Loureiro, poderia me enviar o desenho em cores? Desde já, agradeço.
    Ellen Loureiro.

    ResponderExcluir
  3. Nao gostaria porque nao tem a folhas Sagrada da arvore do loureiro,esse.bras ao numca sera dos Loureiro e sim dos figueira.ha.ha..Hyeeza Loureiro

    ResponderExcluir
  4. Nao gostaria porque nao tem a folhas Sagrada da arvore do loureiro,esse.bras ao numca sera dos Loureiro e sim dos figueira.ha.ha..Hyeeza Loureiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você, pelo menos se desse ao trabalho de "ler" não diria uma asneira dessas, senão vejamos: mais tarde o bisneto de João Anes de Loureiro chamado Luiz de Loureiro recebeu do rei D. João III as armas próprias da família Loureiro.

      Excluir
  5. bom conhecer a origem de meu sobrenome

    ResponderExcluir
  6. Minha família é Loureiro e não de origem portuguesa mas sim da Galícia.

    ResponderExcluir
  7. Meu avo é Manoel Lopes Loureiro, qual brasao? como encontro historia da familia?

    ResponderExcluir