terça-feira, 9 de junho de 2015

Brasão da Família Leal

A família portuguesa Leal é de origem desconhecida, porém a família Leal espanhola surgiu na referência a Torrecilla del Leal em Madrid, segundo a lenda tal lugar pertencia a um fazendeiro partidário do rei Pedro I de Castela, tal rei cometeu muitas atrocidades, como matar  Leonor de Gusmão, a amante de seu pai,  o que lhe rendeu o nome Pedro I o Cruel.  O rei Pedro I de Castela foi assassinado por seu meio-irmão Henrique II de Castela, que era filho ilegítimo do rei Afonso XI de Castela com sua amante Leonor de Gusmão.
Teria Henrique II de Castela se desentendido com tal fazendeiro quando pediu alojamento para seus soldados e o dono da fazenda chamou-o de traidor, foi então que Henrique II ordenou a morte do fazendeiro, mais tarde a fazenda se chamaria Torrecilla del Leal em alusão ao fazendeiro que era leal a Pedro I, ou a um cavaleiro que foi leal a D. Henrique II que enforcou o fazendeiro, há quem diga que os Leal descendem deste cavaleiro de D. Henrique II de Castela.
Não se sabe se a família Leal de Espanha tem alguma relação com a Portuguesa, visto que ambas são antigas, mas muitas famílias espanholas passaram para o Reino de Portugal durante sua história.
Acima o brasão da família Leal de Portugal, em prata com dois cães negros cercados com sete estrelas vermelhas. O cão é o símbolo da família Leal por representar a fidelidade e lealdade.

64 comentários:

  1. Amei saber sobre a família Leal, mas procuro a família Ferreira Leal
    existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei mais eu sou da familia leal

      Excluir
    2. Nao sei mais eu sou da familia leal

      Excluir
    3. Meu bisavô é Purcino Ferreira


      leal .
      Meu avô: Pedro Ferreira Leal , nasceu em Ocidente de Mutum-MG no ano de 1913.

      Excluir
    4. Meu bisavô é Purcino Ferreira


      leal .
      Meu avô: Pedro Ferreira Leal , nasceu em Ocidente de Mutum-MG no ano de 1913.

      Excluir
    5. Curioso, Maria Aparecida. Meu pai chamava-se Pedro Ferreira Leal.

      Excluir
    6. Curioso, Maria Aparecida. Meu pai chamava-se Pedro Ferreira Leal.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Meu nome é Marcele Ferreira Leal. Ferreira da Minha mãe e Leal do meu pai.

      Excluir
    9. Diogo leal, BISAVÔ era Emanoel Simeão leal

      Excluir
    10. Meu pai se chamava Osvaldo Borges Leal

      Excluir
    11. Sou da Família Ferreira Leal...funfadora da Cidade Coração de Jesus- MG. Família histórica.Você tbm faz parte?

      Excluir
    12. Meu avo tinha esse sobrenome, cidade de Lapa-Pr

      Excluir
    13. Meu Avô se chama José Ferreira Leal

      Excluir
    14. Meu avô também veio da Lapa com seus irmãos, Pedro e Sebastião leal, filhos de Maurilia Leal, se alguém conhecer, ficarei feliz

      Excluir
  2. Oi boa noite gostaria muito de ver o brasão de minha outra descendencia, que é holandesa, Familia Kamphorst. Vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontramos um brasão referente aos Kamphorst, mas isso não significa ele não exista. Também não temos muitas informações sobre a família Kamphorst, o que parece esta é uma família de origem holandesa e alemã. O nome Kamphorst parece ser a junção dos sobrenomes Kampe e Horst que vêm do baixo-alemão, logo Kamphorst significa algo como " campo selvagem ou campo com mato".

      Excluir
  3. Excelente !!!!
    Gostaria de achar o brasão da família Kfoury. Pretendo comprar um quadro de cada família... Kfoury e Leal

    ResponderExcluir
  4. Meu sobrenome por parte de mãe é Leal,Pinto Leal,meu avô era José pinto Leal,poderia me informar mai sobre as duas famílias?

    ResponderExcluir
  5. Queria saber mais sobre a minha família Leal, só sei que meu bisavô veio de Portugal

    ResponderExcluir
  6. Tbm faço parte da família leal, inclusive meu avô se chama José Ferreira leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm...
      Minha avó era Jerônima Pinheiro Leal,o avô dela veio de Portugal .

      Excluir
    2. O nome dele era Vitorino Ferreira Leal

      Excluir
  7. Tbm faço parte da família leal, inclusive meu avô se chama José Ferreira leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu tataravô se chamava Vitorino Ferreira Leal,veio de Portugal.

      Excluir
  8. Meu avô chanava-se Félix Pedro Leal e era de Picos Piaui.

    ResponderExcluir
  9. Meu avô chanava-se Félix Pedro Leal e era de Picos Piaui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Minha avó é de picos de piaui tbm, nome dela é Francisca Araujo Leal muitos irmãos dela estão ainda no Piaui ela esta no interior de São Paulo,me chamo Bruno Leal, irei ver com ela o nome dos pais dela, meus bisavós.

      Excluir
  10. Olá,gostei muito de saber sobre a família Leal meus antepassados que tinham Leal vinheram da Itália até onde eu fiquei sabendo.

    ResponderExcluir
  11. eu tenho parentes polacos kkk acho que tem a ver e o Municipio aqui se originou de alemães, polones etc

    ResponderExcluir
  12. Meu avô chamava-se Ranulfo Ferreira Leal. Minha mae nao conhece os irmãos do meu avô falecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tataravô se chamava Vitorino Ferreira Leal,veio de Portugal.

      Excluir
  13. atilio borges leal.alzira fim leal avos da minha mae maria de lourdes, bisa avos sao jesuino borges leal e amelia cruz prates gostaria se tiver algo a respeito ficaria feliz muito obrigado .

    ResponderExcluir
  14. Meu bisavô é Antônio de Souza leal.
    Veio do Ceará para o Pará.seus descendentes são centenas no estado.

    ResponderExcluir
  15. Não sei mais também sou leal família grande né

    ResponderExcluir
  16. Sou orgulhosamente uma Leal.Meu avô paterno (em memória) chamava-se Mário Ferreira Leal, de Mimoso do Sul, no Espírito Santo.
    Gostaria de saber o significado de sete (7) estrelas vermelhas no brasão da família Leal.
    Amei saber um pouco mais sobre a minha descendência.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Sou neta de Arthur Lazaro Pereira Leal que era filho de João Honorato Pereira Leal e Maria Amelia. Tinha um irmão Severino. Eram de Joao Pessoa - Paraiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai era Antonio dos Santos Leal, filho de Antero dos Santos Leal e alexandrina. Eram ambos de João Pessoa. Será que somos parentes?

      Excluir
  18. Meu avô, Francisco Pedro Leal, (in memorian) Abre Campo-mg

    ResponderExcluir
  19. Meu avo.. Durval ferreira leal, procuro por fontes familiares .. busco por minha historia ana paula leal rodrigues

    ResponderExcluir
  20. estava acompanhando os nomes as postagens e fico feliz por ver tantas outras pessoas com este sobre nome, sempre tive esta coriosidade de saber mais sobre este nome. que é tão pesado e muito cobrado por seu significado. que todos nós posamos honrar este nome maravilhoso, em todas as árias da nossa vida. com muito orgulho posso dizer também sou dessa família. JOSE AILTON DA SILVA LEAL

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Mauro Pereira leal e gostaria de saber qual país sou descendente.

    ResponderExcluir
  22. Minha família é de Pernambuco.O nome do meu pai é Carlos Gomes Leal.
    Meus avós por parte de pai eram: Luiz Gomes Leal e Judith Silveira Leal.
    Por parte de mãe: Zara de Meira Leal - meus bisavós se chamavam: Francisco Antônio de Meira Lima e Maria Marcionila Pereira Lima e também Antônio Campelo e Rosa Campelo sendo os nomes dos meus avós: Ladislau de Meira Lima e Marcionila Francisca de Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, eu tbm sou Gomes Leal será que temos algum parentesco?

      Excluir
    2. Não saberia dizer porque não sei o teu nome mas o Gomes Leal é do meu pai, nascido em Pernambuco.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  23. Minha Avó se chamava Maria Alice Leal da Silva. Como ela faleceu bem jovem (nem cheguei a conhecê-la), sei muito pouco. Meus pai diz que ela veio junto de meu avô do Nordeste. Está enterrada em Oriximiná/Pará

    ResponderExcluir
  24. eu me chamo Cleides Holanda Leal,meu avô se chamava Joaquim borges Leal e minha Avó Maria de moura os dois são de Picos

    ResponderExcluir
  25. Meu avô era Ferreira Leal de antas Minas gerais

    ResponderExcluir
  26. Sou da família leal e estou buscando informações sobre meus antepassados pois quero saber de onde saio meu nome, busco também pelo né barroso se poderem me ajudar ficaremos gratos, eu sou Lucas Leal Barroso

    ResponderExcluir
  27. Sou da família leal e estou buscando informações sobre meus antepassados pois quero saber de onde saio meu nome, busco também pelo né barroso se poderem me ajudar ficaremos gratos, eu sou Lucas Leal Barroso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz parte do Family Search? Lá tem muita coisa e muita gente não conhece.. índico muito!

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Sou neto dos Ferreira Leal de Lagoa do Ouro PE.
    Manoel Ferreira Leal Meu avô.Minha avó era Alzira Ferreira Leal.
    Meu bisavô Manoel Ferreira Leal más era conhecido como Né de Felle Leal, não sei se é Feller ou Felle.
    Minha bisavô eu a conheci ainda viva: Maria Ferreira de Felle ou Feller Leal.

    SE HOUVER ALGUÉM AQUI QUE DESCENDE DESSA LINHAGEM Entre em contato comigo.... kallimoveis38@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Meu nome e Paulo Ferreira Leal o meu pai veio de Minas Gerais para Rondônia e se chamava Sebastião Ferreira Leal

    ResponderExcluir
  31. O que li aqui só confirma que muitos dos Leal vivem em Pernambuco e minas gerais como eu.

    ResponderExcluir
  32. O que importa é o nome que carregamos e sermos quem somos se herdamos este nome temos que honra lo com peso.

    ResponderExcluir