terça-feira, 16 de junho de 2015

Brasão da Família Marques

O sobrenome Marques é patronímico, de maneira que os filhos de pessoas chamadas Marcos adotavam o apelido Marques.
São Marcos foi discípulo de São Paulo e São Pedro e seria ele responsável por um dos Evangelhos. Era um costume cristão batizar crianças com o nome de santos, porém o nome Marcos vem da antiga religião romana e significa “aquele que é dedicado a Marte”, o deus da guerra a quem os romanos diziam ser descendentes.
Por ser patronímico surgiram muitas famílias Marques sem laço sanguíneo entre si, mas os nobres Marques de Portugal descendem do cavaleiro espanhol João Marques, que participou da conquista de Sevilha, tendo este escalado os muros da cidade para tomá-la dos mouros, ele era filho de Marcos Guterres e usava um escudo azul com um castelo de prata entre duas chaves em ouro.
Outro a receber um brasão foi António Marques de Oliveira, que servia ao imperador Carlos V & I do Sacro Imperador Romano-Germânico e da Espanha, a ele pertenceu o brasão cortado com o primeiro de ouro com uma águia negra armada de vermelho e o segundo vermelho com uma vila de prata sobre um rio.

5 comentários:

  1. como saber da origem da familia Marques, meu avo é Luis Francisco Marques

    ResponderExcluir
  2. O meu avô era Higino Marques de Oliveira, ja falecido, meu pai tambem se chamava Higyno marques de oliveira, falecido, gostaria de saber se ainda tenho algum parente.

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Maria de Lourdes Marques meu avô Manoel Marques de Sousa.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir