segunda-feira, 8 de junho de 2015

Brasão da Família Esteves

O sobrenome Esteves (ou Estevens) é patronímico e significa “filho de Estêvão”, já o nome Estêvão significa “coroado”. Segundo o cristianismo Santo Estêvão foi o primeiro mártir cristão e é celebrado no dia 26 de dezembro, é provável que os nascidos no dia de Santo Estêvão ou devotos dele tenham usado seu nome e os filhos destes adotaram o apelido Esteves, desta forma gerando várias famílias Esteves sem nenhum laço consanguíneo.
Dos nobres Esteves de Portugal destaca-se Lopo Esteves Olivença, um cavaleiro do rei português D. Afonso V. De provável origem espanhola a família de Lopo Esteves se estabeleceu em Olivença, mais tarde D. Lopo participaria na expansão no norte da África, atuando nas conquistas de Alcácer, Tanger e Ceuta, no Marrocos e Espanha atuais.
 Pelos seus serviços Lopo Esteves recebeu o segundo brasão acima, em púrpura com uma águia de prata, bicada e sancada de negro.
Muitas famílias Esteves receberam brasões no Reino de Portugal, sendo os dois acima os mais representados, o primeiro com um campo de prata e uma flor-de-lis vermelha com duas espigas foi dado a Gaspar Rodrigues de Paes Esteves, este era descendente de João Lourenço de Budalde Estevens, também chamado de João Esteves Carregueiro, senhor do Morgado de Carregueiro e alferes-mor( comandante-chefe do Exército) de D. João I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário