quinta-feira, 4 de junho de 2015

Brasão da Família Gaspar

Segundo a tradição cristã, Gaspar foi um dos Reis Magos e ele teria vindo da Índia e presenteado o Menino Jesus com olíbano (incenso), apesar venerados, a bíblia não cita o número de reis, seus nomes e nem de onde teriam vindo, limitando-se apenas a dizer que vieram do Oriente.
Gaspar seguiu uma estrela que havia aparecido no Ocidente, de acordo com seus conhecimentos astrológicos, aquilo era o sinal do nascimento de um rei na Judeia, Gaspar encontrou Jesus em Belém no dia seis de janeiro, data que é celebrado o Dia de Reis.
Os três reis teriam voltado para o Oriente e muitos séculos depois suas relíquias foram trazidas para Constantinopla, depois levadas para Milão e de lá para Colônia na Alemanha, onde estão até hoje.
Os festejos no Dia de Reis são comuns na Europa, em Portugal é celebrado com cânticos, comidas e bebidas, e segundo a tradição medieval os nascidos neste dia podiam levar o nome de algum dos reis, garantindo proteção divina por toda sua vida.
O sobrenome Gaspar é de origem batismal, os descendentes de alguém chamado Gaspar adotaram o nome de seu antepassado como sobrenome, talvez por esse antepassado ter tido alguma influência no local e ser bem conhecido.

30 comentários:

  1. Meus sobrenome é Gaspar , procurei por curiosidade , muito massa , não sabia . Mas vou levar a experiência para o resto da vida .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Kevin Alessandro Gaspar, eu não sabia também, legal mesmo

      Excluir
    2. Meu nome é Kevin Alessandro Gaspar, eu não sabia também, legal mesmo

      Excluir
    3. o meu e jhonatan scaramussa gaspar

      Excluir
    4. o meu e jhonatan scaramussa gaspar

      Excluir
  2. Meus sobrenome é Gaspar , procurei por curiosidade , muito massa , não sabia . Mas vou levar a experiência para o resto da vida .

    ResponderExcluir
  3. Meus sobrenome é Gaspar , procurei por curiosidade , muito massa , não sabia . Mas vou levar a experiência para o resto da vida .

    ResponderExcluir
  4. Meus sobrenome é Gaspar , procurei por curiosidade , muito massa , não sabia . Mas vou levar a experiência para o resto da vida .

    ResponderExcluir
  5. o meu é Salomão Gaspar, achei muito bacana a historia do meu sobrenome. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Será que somos parentes? Eu também sou Gaspar e meu avo era portugues

    ResponderExcluir
  7. Será que somos parentes? Eu também sou Gaspar e meu avo era portugues

    ResponderExcluir
  8. Meu nome Linvaldo Gaspar, até onde eu sei nasci em território bragantino no Pará precisamente na região de Mirasselva bragantina onde está concentrado a minha origem, será que não tem alguma coisa haver com a origem da familia portuguesa já que os meus antepassados são portugueses. A fonte que tenho são orais de pessoas idoneas e seus registros...estou peesquisando mais fontes...e ao meu ver sou um ddos primeiros a pesquisar....mais chego lá..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Daniel Gaspar filho de roque Gaspar ,filho de Silveira Gaspar,somos do oeste de santa Catarina eu atualmente é durante toda minha vida moro no vale do Itajaí,SC ,(região nobre)se tiver alguém do sul ,RS PR SC de sobrenome Gaspar,tem grandes chances de ser meu parente :)

      Excluir
    2. Meu nome é Daniel Gaspar filho de roque Gaspar ,filho de Silveira Gaspar,somos do oeste de santa Catarina eu atualmente é durante toda minha vida moro no vale do Itajaí,SC ,(região nobre)se tiver alguém do sul ,RS PR SC de sobrenome Gaspar,tem grandes chances de ser meu parente :)

      Excluir
    3. Meu nome é José Arthur Gaspar tenho bastantes parentes Gaspar em Santa Catarina. Sou da região metropolitana de porto alegre mas apenas minha família é Gaspar por aqui.

      Excluir
  9. Gabriel STN sou da familia Gaspar do sul meu avo Antônio Gaspar Filho nasceu em Jaguaruna acredito que na época fazia parte de Tubarão onde fixou residencia com sua esposa s tiveram alem da minha mãe mais 10 filhos

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Ana Carla Oliveira Gaspar, não conheço minhas origens,a família Gaspar é muito grande e pouco sei,gostaria de saber mais

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Ana Carla Oliveira Gaspar, não conheço minhas origens,a família Gaspar é muito grande e pouco sei,gostaria de saber mais

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Rubens Ferreira Gaspar, filho de Luzia Ferreira Gaspar, Neto de Sebastião Gaspar, somos do oeste do Para, nunca imaginei que a família Gaspar fosse tao numerosa no brasil mas já sabia que tinhamos origem em Portugal.

    ResponderExcluir
  13. Meu Nome Luiz Fernando Gaspar. Sou de Porto Alegre - RS. Pensa em familia grande então multiplica. Abraço a todos os Gaspares deste Brasil.

    ResponderExcluir
  14. alguém tem o brasão da familia? sou gaspar filho de portugues mas nao acho o brasao

    ResponderExcluir
  15. Sou tbm de sobrenome Gaspar, e que meu bisavô, e avô moravam na Itália, em Gênova, meu Bisa era Mason GRã. De resto sei que minha família é enorme, meu Biso teve 13 filhos, meu avó 12 filhos e cada um desses filhos, tbm torceram filhos... E por aí vai... Tenho primos, que nem conheço espalhador por esse mundão. Gostaria muito de conhecer todos. Mesmo que por meio das redes sociais

    ResponderExcluir
  16. Gaspar vem dos judeus europeus,ou seja, judeu português que imigraram pra o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade sou alexandre gaspar. gaspar da gama era judeu polones

      Excluir
  17. Meu sobrenome é Gaspar minha bisavó era Índia e meu avô era italiano soube estes dia q a minha bisavó era uma bruxa q foi bem legal kkkkk ela era Wicca

    ResponderExcluir
  18. Algum GAspar de alvaiazere Portugal?

    ResponderExcluir