quinta-feira, 4 de junho de 2015

Brasão da Família Mata

A família Mata portuguesa descende dos Guedes vindos da Galícia. O apelido teria sido usado em Portugal ainda no século XIV por um homem chamado D. Gomes Fernandes da Mata e seria ele o patriarca da família Mata da Vila da Sertã, porém teria sido Luís Gomes da Matta o patriarca do ramo nobre da família vindo da cidade de Loures, tais tem o nome grafado como Matta para diferenciá-los dos Mata de Sertã.
Luís Gomes da Matta descendia de cristãos-novos vindos de Castela, ele se estabeleceria na Quinta da Mata das Flores em Loures e teve sua nobreza justificada pelo rei D. Felipe II, que venderia para Luís Gomes da Matta Coronel o oficio do Correio-mor das Cartas do Mar, tal monopólio se manteria nas mãos da família Matta até o final do século XVIII, quando o correio passou novamente para a Coroa.
Após dois séculos no ofício do Correio-mor de Portugal, a família Matta foi recompensada com o Condado de Penafiel, no qual D. Manuel José da Maternidade da Mata de Sousa Coutinho recebeu o titulo de conde da rainha D. Maria I.
Acima os brasões das famílias Mata o primeiro pertence aos Mata de Sertã, em verde com cinco flores-de-lis de ouro, já o segundo pertence aos Matta do Correio-mor, de Loures, em ouro com três matas floridas.

10 comentários:

  1. oi boa tarde meu nome é Merks David Rodrigues da Mata esse palácio mor preciso conhecer e até morar nele rsrs a familia Mata precisa dessa propriedade

    ResponderExcluir
  2. Meu nome e Fábio Alessandro Toniol da Mata gostaria de conhecer tudo sobre isso

    ResponderExcluir
  3. MEU NOME É ANGELICA AUGUSTA DA MATA,VINDO DO MEU AVÕ JOÃO JUSTINO DA MATA

    ResponderExcluir
  4. MEU NOME É ANGELICA AUGUSTA DA MATA,VINDO DO MEU AVÕ JOÃO JUSTINO DA MATA

    ResponderExcluir
  5. Meu bisavô foi José Mascena da Mata, que viveu em Serra Talhada no Pernambuco. Adoraria caso alguém soubesse algo sobre este ramo.

    ResponderExcluir
  6. Meu avô materno se chamava Maximino Rodrigues da Mata, mas não tenho quase mais nenhuma informação que seja 100% correta.
    Ele nasceu provavelmente na cidade de Santana na Bahia, casou-se com Maria Pereira dos Santos na mesma cidade.
    Ele deve ter nascido por volta de 1905 e falecido por volta de 1946, não sei o nome de sua mãe,já o deu pai era José ou Ezequiel Cazuza da Mata, e de alguns outros parentes: Trajano, Balbino, João, Joaquim, Julinda, provavelmente todos com sobrenome Rodrigues da Mata, assim como: Antônio, Joaquim, Tiolino e os gêmeos José e João.
    Caso alguém reconheça estes nomes, favor entrar em contato com Edilson no e-mail: palhinha-sp@uol.com.br.
    Muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Maria de Lourdes da Mata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lurdinha, tudo bem?
      Reconheceu algumas das pessoas que listei?
      De onde você é?

      Excluir
  8. Se achar melhor responda em palhinha-sp@uol.com.br

    ResponderExcluir
  9. boa noite meu nome e Joel Rodrigues da Mata. meu pai meu avô e da região de Brumado na Bahia

    ResponderExcluir