quarta-feira, 10 de junho de 2015

Brasão da Família Paiva

O sobrenome Paiva é toponímico e surgiu na referência a regiões chamadas Paiva, próximas ao rio Paiva no Norte de Portugal. O significado do nome Paiva é incerto já sendo citado no século IX, uma provável origem para o nome é que ele seja uma variação do nome Pavia, um diminutivo do nome romano Paula, que também denomina uma região na Itália e tal nome teria sido usado como apelido por imigrantes romanos na Península Ibérica já nos tempos romanos.
Os nobres Paiva descendem de Arnaldo de Baião, um nobre cavaleiro que chegou no Porto no século X, seus descendentes foram senhores na Terra de Paiva e adotaram o apelido Paiva, dentre estes está João Soares de Paiva, conhecido como o Trovador, o  primeiro autor literário da língua portuguesa.

9 comentários:


  1. Queria saber o da minha Família In-Albon

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um paiva, mas gostaria de saber tudo sobre minha família desde o século 140 ac e atividades exerciam no norte de Portugal.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou um paiva, mas gostaria de saber tudo sobre minha família desde o século 140 ac e atividades exerciam no norte de Portugal.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou um paiva, mas gostaria de saber tudo sobre minha família desde o século 140 ac e atividades exerciam no norte de Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou Paiva quero saber mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela também tenho sobrenome Paiva 37-99123-4852

      Excluir
    2. Oi Angela também tenho sobrenome Paiva 37-99123-4852

      Excluir
  6. Eu também sou Paiva quero saber mais

    ResponderExcluir