quarta-feira, 24 de junho de 2015

Brasão da Família Lourenço

Lourenço é um sobrenome patronímico português, ou seja, os filhos de homens chamados Lourenço adotaram este nome como apelido. O nome Lourenço era comum em toda Europa havendo diversas variações que também geraram sobrenomes.
O nome Lourenço vem do latim Laurentius, que está relacionado à palavra Laurus, que é o nome em latim do loureiro ou louro. Durante a Era Clássica, na Grécia e em Roma, era com os ramos dessas árvores que eram feitas coroas para os heróis e atletas vencedores, o que tornou a coroa de louro um símbolo de triunfo e vitória, a partir daí surgiu o termo laureado, que por sua vez significa "o premiado", e o nome Laurentius, que significa "aquele que é coroado com louro", ou em um termo mais simples, "o vitorioso".
Outros afirmam que o nome Lourenço está relacionado à cidade de Laurentum, no atual Lácio, no centro da Itália, tal cidade desapareceu no final da República Romana, seu nome também é derivado do latim Laurus e viria dela o nome Lorenzo, que geraria Lourenço.
O brasão dos Lourenço foi concedido pelo rei D. Afonso V de Portugal a D. João Lourenço, amo do Conde de Faro. D. João Lourenço recebeu o brasão por seus serviços prestados a Coroa Portuguesa na África, suas armas são em azul, com três estrelas de ouro de oito pontas, o chefe endentado de ouro.

6 comentários: