sexta-feira, 19 de junho de 2015

Brasão da Família Pacheco

O significado do sobrenome Pacheco é incerto podendo ser de origem pré-romana, o mais antigo Pacheco registrado foi Lucio Junio Pacieco, que teria sido mandado à Espanha pelo ditador romano Júlio César.
Em Portugal o primeiro a usar o apelido foi Fernão Rodrigues Pacheco, alcaide de Celorico da Beira, este teria sido um homem fiel ao rei Sancho II de Portugal, que havia sido excomungado e via seu reino ameaçado por seu irmão Afonso, Conde de Bolonha e futuro rei D. Afonso III.
Segundo uma lenda de Celorico da Beira, o castelo de Fernão Rodrigues Pacheco estava quase sucumbindo ao cerco de D. Afonso III, pois quase já não havia mais mantimentos na fortaleza, foi quando surgiu uma águia (ou um corvo-marinho em algumas versões) com um peixe grande e o deixou cair dentro das muralhas do castelo, Fernão Pacheco então mandou preparar o peixe e enviar ao conde da Bolonha em sinal de que havia abundância de comida dentro da fortaleza, o que fez com que Afonso III desistisse do cerco libertando Celorico.
Fernão Rodrigues Pacheco gerou João Fernandes Pacheco, senhor de Ferreira de Aves, este foi o pai de Lopo Fernandes Pacheco, mordomo-mor da rainha D. Beatriz de Castela e encarregado pela educação do futuro rei Pedro I de Portugal, Lopo Fernandes Pacheco se destacou na luta contra os mouros na batalha de Salado, e recebeu a designação de senhor de pendão e caldeira, um título equivalente ao de conde, no qual o tal era responsável por apresentar ao rei um determinado número de lanças.
Por causa do título de senhor de pendão e caldeira o brasão dos Pacheco é em ouro com duas caldeiras negras carregadas de três faixas veiradas de ouro e vermelho e com asas serpentíferas com quatro peças em negro, duas para dentro e duas para fora. O timbre são duas cabeças de serpe afrontadas de ouro com os pescoços enrolados.

21 comentários:

  1. adorei saber a história de meus anscestrais

    ResponderExcluir
  2. adorei saber a história de meus anscestrais

    ResponderExcluir
  3. A origem da minha família Pacheco é em Trás dos Montes. me chamo Alexandre Pacheco Neto e meu avô Alexandre Pacheco é de Trás dos Montes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE, MEU AVO VEIO DE TRÁS DOS MONTES AINDA JOVEM. ME CHAMO FERNANDA SILVA PACHECO.

      Excluir
  4. Meu nome é vamilson Pacheco filho de Manoel Pacheco e neto de gregorio Pacheco moro em içara SC

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é vamilson Pacheco filho de Manoel Pacheco e neto de gregorio Pacheco moro em içara SC

    ResponderExcluir
  6. SOU LEIDIJANE PACHECO. Sou do MARANHAO, cidade Aldeias Altas (povoado mae isabel) e tem um fato curioso em minha familia irmao de minha mae CHAMADO JOAO GOMES PACHECO SAIU DE CASA COM 18 ANOS COM DESTINO A MANAUS E nunca mais voltou isso ja tem mais de 60 anos. A familia ainda tem esperanças... o nome da mae dele FRANCISCA GOMES PACHECO e RAIMUNDO JOSE PACHECO ( MUNDECO) Será que ainda tem como saber noticias atraves dessa historia de pachecos????

    noticias email: inteligenciaok@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Meu nome e gleidce dos santos pacheco, sou do amapa_ap

    ResponderExcluir
  8. MEU NOME : Fábio Pacheco da Silva , nascido na cidade do rio de janeiro , Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é José Pacheco, filho de Eulino Pacheco e neto de José Martinho Pacheco, este natural de Turvo-SC

    ResponderExcluir
  10. Sou de Santa Catarina e neto de Antonio Pacheco Gonzales, do Uruguai.

    ResponderExcluir
  11. Meu avô era uruguaio Manoel acacio pacheco

    ResponderExcluir
  12. meu nome e wicthor lorhan dos remedios pacheco, procuro meus ancestrais portugueses, meu pai ja falecido e o seu nome e francisco dos anjos pacheco, e minha vo se chama sebastiana dos anjos pacheco

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Cátia Gonçalves da Silva dos Reis, carioca, meu pai era Jorge Pacheco da Silva, carioca, filho de Manoel Pacheco da Silva, português, sobrinho de Joaquim Pacheco da Silva, português inclusive ele era Provedor na Igreja Do Divino Espírito Santo no Estácio, sua mãe era Rita Pacheco da Silva, tbm portuguesa, gostaria de saber sobre os meus ancestrais portugueses mesmo já falecidos

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Marcos Rogério Pacheco, filho de Ari Pacheco e neto de João Pacheco. Sou de Porto Alegre/RS e vivo em AVEIRO, Portugal. Procuro por meus antepassados.

    ResponderExcluir