sábado, 2 de maio de 2015

Brasão da Família Verzosa

O sobrenome Verzosa ou Berzosa, assim como sua versão portuguesa Verçosa, são de origem castelhana e não têm um significado definido. Podendo ser de origem toponímica e estar ligado a lugares chamados de Berzosa na Espanha, o apelido Verzosa indicaria que a pessoa vinha ou estaria relacionada a Berzosa.
Quanto ao significado Berzosa, existem várias ideias para sua origem, podendo estar relacionado à palavra latina viridis, indicando que Berzosa era um lugar verde e quem tinha o apelido Verzosa viria de um lugar assim, outra versão alega que o nome estaria ligado a plantas como a berza ou o brezo indicando que no lugar havia alguma destas plantas.
Acima o brasão da família Verzosa e da família Berzosa  de Castela, em vermelho com um castelo de prata sobre uma ponte de seis arcos e com uma bordadura de prata com oito aspas vermelhas.

23 comentários:

  1. A família do meu pai é Verçosa. Herdei meu sobrenome e só assino ele. Amo

    ResponderExcluir
  2. Gente alguém por favor pode me informar como e onde posso saber mais sobre os​ verçosas?
    Pesquiso mais não encontro muita coisa, aqui é onde se explica mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce pode pesquisar em heraldaria.com mias e em espanhol. Nao sei se teem versao em portugues.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, tenho muito orgulho do meu sobrenome Verçosa.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou verbos tbm mais não consigo gostar

    ResponderExcluir
  6. Tiago Verçosa de Sorocaba / SP, meu avô era Raiumundo Verçosa, minha vó falava que os Verçosas tinham vindo da Holanda, mas fiquei sabendo que o nome era Espanhol, há uma fonte que diz que os Verçosas eram cavalheiros da Ordem Calatrava ( Templários ), em relação a Holanda, fiquei sabendo que o país foi dominado pela Espanha no passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Poderia me enviar o link sobre a conexão com os cavaleiros templários?

      Excluir
    2. Olá existe Verçosa no Ceará na pesquisa veio de António Verçosa por volta 1835

      Excluir
  7. Olá! Poderia me enviar o link sobre a conexão com os cavaleiros templários?

    ResponderExcluir
  8. Queria saber a origem de meu sobre nome verçosa

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Tiago Verçosa e meu avô era Raimundo Verçosa de Lima, nascido no sertão do Ceará, minha vó falava que os Verçosas haviam vindo da Holanda, mas nunca entendi pois o nome é de origem espanhola, eu acredito que os Verçosas tenham migrado da Espanha para a Holanda e depois para o Brasil, essa história faz muito sentido com a trajetória da saída dos Judeus Sefaradim que habitavam Portugal e Espanha,,, eu acredito que viemos daí,, outra razão é o fato da minha família ter vindo do sertão nordestino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou o Rogério Rodrigues Verçosa. Minha vó paterna, originária da região da divisa do Piauí com o Ceará dizia que os Verçosas foram perseguidos. Talvez seja uma memória da perseguição aos judeus na Europa.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos. Meu nome é Samuel Vercosa, do Estado Ceará. Não é fácil encontrar informações sobre a origem deste sobrenome. Este blog está de parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Sou de Brasília Distrito Federal fiquei curiosa em saber origem meu sobrenome Verçosa.

    ResponderExcluir
  13. Sou Nathália Verçosa, sou de fortaleza Ceará. Quando mais nova nao gostava do nome mais hoje gosto muito. Sempre pesquiso saber mais sobre os Verçosas. Minha bisa que Deus à tenha Maria Nunes Verçosa era de boa viagem-Ceará.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite. Meu nome é Carlos Versoza. Sou de Campo Grande MS. Meu avô era de Pernambuco. Seu nome era João belarmino Verçosa. Do meu bisavô era Belarmino Verçosa. A grafia mudou meu nome no cartório de registro. Legal ter um norte pra começar.

    ResponderExcluir