quinta-feira, 21 de maio de 2015

Brasão da Família Novais

O sobrenome português Novais ou Novaes vem do sobrenome espanhol Novalles, tais apelidos tem origem no latim Novalis , que significa terra não arada, ou arada pela primeira vez ou também terra em repouso.
O sobrenome Novais surgiu na Galícia e chegou a Portugal no período de sua fundação, pois foi nos dias de do conde D. Henrique de Borgonha, pai do primeiro rei português, que Afonso Fernandes de Novaes fundou um solar próximo a Guimarães, seu neto Vasco Fernandes de Novais ajudaria na tomada de Lisboa em 1147. Apesar dos Novais estarem em Portugal desde a fundação do reino português, há quem diga que o patriarca dos Novais portugueses é D. Pedro Novaes, que foi alcaide do Castelo de Cerveira no reinado de D. Sancho II.
Acima o brasão dos Novais de Portugal com um campo azul e cinco novelos de prata.

17 comentários:

  1. Tenho sobre nome de Novaes e estou procurando a origem da minha família em Portugual. Meu avô e Português nome João Teixeira de Novaes ele já e falecido. Se souber algo me informe. kirlaneynovaes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. o meu pai é Francisco Klinger Novais,nascido em Fortaleza ce,gostaria de saber mais sobre essa familia.

    ResponderExcluir
  3. o meu pai é Francisco Klinger Novais,nascido em Fortaleza ce,gostaria de saber mais sobre essa familia.

    ResponderExcluir
  4. Qual o significado do Brasão? Mais especificamente, o que significam os cinco novelos de prata?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nao conheço minha família dos Novais,pois,fui abandonada ainda bebê,mas gostaria de saber a origem desse sobrenome q acho muito bonito.

    ResponderExcluir
  7. Nao conheço minha família dos Novais,pois,fui abandonada ainda bebê,mas gostaria de saber a origem desse sobrenome q acho muito bonito.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Sempre achei que a origem dos Novais tinha sido italiana ... Mas me conformo com a descendência portuguesa ...

    ResponderExcluir
  10. Sempre achei que a origem dos Novais tinha sido italiana ... Mas me conformo com a descendência portuguesa ...

    ResponderExcluir
  11. O nome do meu avô e Amaro Joaquin de Novaes tem alguma pesquisa para saber a árvore genealógica da minha família .email wilson.madalena63@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Sou da família Novaes ou Novais. Origem portuguesa com forte ascendente italiano e espanhol. Vieram cá para o Brasil talvez séc XVII ou XVIII quatro irmãos. Vieram em um navio. Um dos irmãos foi para o Rio de Janeiro, outro para norte ou nordeste um SP e outro Minas Gerais. Sou da raiz mineira.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Sou da família Novaes ou Novais. Origem portuguesa com forte ascendente italiano e espanhol. Vieram cá para o Brasil talvez séc XVII ou XVIII cinco irmãos. Diziam que outros ficaram em Portugal!
    Vieram em um navio. Um dos irmãos foi para o Rio de Janeiro, outro para norte ou nordeste um SP e outro Minas Gerais. Sou da raiz mineira.

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Daniel Araujo Novais.Fico feliz em saber q minha origem vem de Portugal,meu avô se chamava Joaquim... Novaes até onde sei eram oito irmãos,o único q conheci foi meu avô Joaquim. Que Deus abençoe nossa família embora muitos não se conhece, mais já sabemos temos uma história.

    ResponderExcluir
  16. Sou um Novais familia vinda de Portugal estabecidos em Ilheus e Itabuna Bahia onde não se pode falar muito da descendencia nesta duas cidades...moro em S.P. E tenho uma enorme curiosidade em saber se tem algum ou alguem desta origem em Portugal...meu email jroberto193n@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Tenho sobrenome Novais,a minha família e toda do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, gostaria de saber se os Novais do Brasil,são todos da mesma árvore genealógica? .

    ResponderExcluir