sábado, 9 de maio de 2015

Brasão da Família Abreu


O sobrenome português Abreu é de significado incerto, sendo que alguns o associam a cidade de Évreux na França, de onde teriam vindo nobres normandos para Portugal e teriam assumido no nome Abreu como uma adaptação do nome Évreux.
Évreux vem do nome da tribo gaulesa dos Eburovices, cujo nome significaria aqueles que vencem com o teixo. O teixo era uma árvore usada na fabricação de arcos e durante a Idade Média era usado para fazer bestas, arcos e flechas. Logo Abreu significaria aquele que vence com o arco de teixo.
Abreu foi um apelido que se acredita que foi adotado por judeus durante a Idade Média, por isso há que acredita que na verdade o sobrenome tenha vindo do nome do patriarca judeu Abraão, cujo nome significa pai de muitos.
Já há que diz que o apelido Abreu tenha origem toponímica e surgiu em referência a alguma região no Minho chamada de Abreu.

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Disponível em:
      http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/05/brasao-da-familia-rheinberg.html

      Excluir
  2. Saber sobre a familia Pimenta (de Abreu)
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo! Boa noite! Como vai?

    Ah anos procuro o brasão da minha família e nunca encontrei, jah ateh paguei para criarem mas não ficou legal... Por gentileza, se puder poderia criar um brasão para a FAMÍLIA VERÍSSIMO? Ficaremos muito agradecidos...

    Família Veríssimo

    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir