terça-feira, 26 de maio de 2015

Brasão da Família Vieira

Vieira é um sobrenome português de origem toponímica, ou seja, pessoas vindas de regiões chamadas Vieira usavam este apelido, sendo adotado por diversas famílias vindas de Vieira do Minho ou de Vieira de Leiria.
O nome Vieira vem do nome de um molusco com a concha em formato de leque que é encontrado nas águas do norte.
Segundo uma lenda portuguesa o apelido Vieira foi usado ainda no tempo dos romanos, sendo usado por Caio Carpo, um cavaleiro de Maia que estava cavalgando na praia em Matosinhos, quando de longe viu um barco que ia para o norte, de repente seu cavalo partiu em direção ao mar e mergulhou junto com o cavaleiro, emergindo só próximo ao barco, Caio e seu cavalo estavam cobertos de vieiras e ele olhando para a tripulação perguntou qual o motivo da viagem, foi então que lhe disseram que estavam indo para Espanha levando o corpo de um dos discípulos de Cristo, chamado de Tiago que havia pregado por lá. Os tripulantes admirados com o que aconteceu com Caio e seu cavalo disseram que ele era um escolhido de Cristo.
Caio Carpo se converteu e todos que estavam na praia que viram o acontecido também se converteram, as vieiras se tornaram símbolo de São Tiago Apóstolo o Maior, que mais tarde seria chamado de Santiago Mata-Mouros por ter ajudado miraculosamente na Reconquista Cristã e seria o padroeiro do exército português até o século XIV.
Há quem diga que alguns Vieiras descendem de Arnaldo Eris de Baião, um guerreiro alemão que chegou ao Porto no século X para lutar contra os mouros e recebeu terras do rei de Castela. Outros citam Rui Vieira, um nobre dos tempos de D. Afonso II.
O brasão dos Vieiras é em vermelho com seis vieiras de ouro, o timbre é uma vieira entre dois bastões de Santiago( um bastão usado por peregrinos que iam visitar a tumba de Santiago em Compostela) atados por um fio de prata, por vezes também representado por uma aspa em vermelho, carregada com cinco ou três vieiras.

17 comentários:

  1. gostei deste artigo,mas tenho a perguntar: a minha avó paterna chamava.se emilia de jesus vieira...nasceu em porto mós...leiria. gostaria de saber mais sobre este nome e seu brasao...obrigada vanda

    ResponderExcluir
  2. gostei deste artigo,mas tenho a perguntar: a minha avó paterna chamava.se emilia de jesus vieira...nasceu em porto mós...leiria. gostaria de saber mais sobre este nome e seu brasao...obrigada vanda

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Caio Vieira da Silva e meu pai se chama José João Severo da Silva (junção da família Severo e Silva) já a minha mãe se chama Maria Auxiliadora de Siqueira Vieira (junção da família Siqueira e Vieira ). Sou uma "mistura" dessas famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Jeferson Vieira da Silva, e tenho conhecimento que a família Vieira vem de origem judaica. Minha bisavó veio de Portugal, acredito que meus descendentes portugueses tenham casado com judeus que talvez tenham vindo à Portugal para financiar as viagens ao Brasil.

      Excluir
    2. Me chamo Jeferson Vieira da Silva, e tenho conhecimento que a família Vieira vem de origem judaica. Minha bisavó veio de Portugal, acredito que meus descendentes portugueses tenham casado com judeus que talvez tenham vindo à Portugal para financiar as viagens ao Brasil.

      Excluir
    3. Me chamo Leandro Vieira dos Santos e tenho algumas informações de que a família Vieira vem de origem dos judeus sefarditas... Que vieram da Espanha ou Portugal se refugiar no Brasil, por meados de 1492. O sobrenome Vieira da minha família, veio por parte do meu avô que nasceu em Lagarto, na Bahia, e ele me conta a história de que anos atrás um judeu espanhol chegou até a região e se casou com a bisavó dele.

      Excluir
  4. Vieiras estabelecidos no sul de minas gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tereza por acaso sua família é da região de São Lourenço/ Pouso Alto? E seus pais ou seus avos/ bisavos te contaram alguma historia que teve uma filha que fugiu ou foi sequestrada?

      Excluir
  5. Geraldo Vieira Filho natural de Lagoa da Prata MG.

    ResponderExcluir
  6. Olá, busco conhecimentos da minha família, meu nome tem Fernandes, mas minha bisa avó possui dois nomes português, Corina Feitosa Vieira Fernandes, alguém sabe me informar algo?

    ResponderExcluir
  7. Olá, busco conhecimentos da minha família, meu nome tem Fernandes, mas minha bisa avó possui dois nomes português, Corina Feitosa Vieira Fernandes, alguém sabe me informar algo?

    ResponderExcluir
  8. Meu nome César A. de Gois Vieira, algum parente, sou do RS.

    ResponderExcluir
  9. . Manoel Vieira- bisavô de Maria Madalena Eidler. Nascido em Portugal ( Ilha da Madeira) sua esposa Damasia Linhares. Veio para o Brasil,por volta ano 1800. Era da irmadade Santana -Igreja Piraí- Rj. Possuidor muitas terras naquela região,(conservado pelos seus bisnetos o Sitio Bela Vista- na estrada Lenhubre Portugal- Distrito de Pirai-Rj. o mesmo esta sepultado no Cemitério de Piraí-Rj. Devoto fervoroso de Nossa Senhora, a relação Gratidão descrito em seu testamento, não da para enumerar em poucas linhas. Este testamento guardado, ja por mais de 250 anos. Dizer Maria Madalena Eidler filha de Manoel Maria Monteiro ( neto de Manoel Vieira) esposo Euphasia Motta Monteiro(lavrador e trabalhava Cia Papel Piraí- em Santanésia-Rj). ( Familia Motta e Monteiro).

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito...sempre tive curiosidade de saber a origem do meu sobre nome!

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Leandro Vieira dos Santos e tenho algumas informações de que a família Vieira vem de origem dos judeus sefarditas... Que vieram da Espanha ou Portugal se refugiar no Brasil, por meados de 1492. O sobrenome Vieira da minha família, veio por parte do meu avô que nasceu em Lagarto, na Bahia, e ele me conta a história de que anos atrás um judeu espanhol chegou até a região e se casou com a bisavó dele. Alguém tem mais alguma informação?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia querido, gostaria de saber se você poderia mandar para o meu e-mail, o brasão da família Vieira para que possamos usá-lo como imagem do grupo da minha família Vieira no whatsapp. Eu gostaria da imagem sem essa marca d'água do seu blog. Desde já agradeço imensamente pela gentileza..
    ll.hist@hotmail.com

    ResponderExcluir