segunda-feira, 11 de maio de 2015

Brasão da Família Miranda


O sobrenome português, espanhol e italiano Miranda é toponímico, ou seja, quem vinha de uma região chamada Miranda adotou este sobrenome. Há quem diga que o sobrenome surgiu na Itália paralelamente a Espanha e Portugal, a família Miranda italiana teria seu apelido derivado do latim mirandus que significa digno de admiração ou maravilhoso, outros creem que o nome surgiu nas regiões chamadas de Miranda em Portugal e na Espanha e pode ter vindo da palavra espanhola miralla que era uma torre de vigia, de Astúrias o sobrenome teria ido para a Itália.
No Norte de Portugal existe uma região chamada Terra de Miranda e tem até sua língua própria a língua mirandesa.
O brasão acima pertence à família Miranda portuguesa, em ouro, com quatro flores-de-lis verdes e com uma aspa vermelha, o timbre são cinco plumas de ouro com uma flor-de-lis verde sobre a do meio. Tal brasão foi usado pelo navegador Simão de Miranda que foi um dos capitães da frota de Pedro Álvares Cabral.

9 comentários:

  1. Muito Obrigado! queria mesmo saber sobre os mirandas!

    ResponderExcluir
  2. Minha família tem dois ramos na Bahia o primeiro tem por sobrenome MARTE e segundo Miranda , pois teve que trocar de nome durante a ditadura de Vargas, e tem o nome do meio que é um total mistério VOGICH. Encontrei dois brasões em nome dos MARS, mas são muito diferentes não tendo nenhuma padronização entre os dois. Preciso muito de ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Por parte de meu avô materno há o sobrenome Miranda, mas não sei nada a respeito.Como descobrir essa origem? Grata

    ResponderExcluir
  4. Por parte de meu avô materno há o sobrenome Miranda, mas não sei nada a respeito.Como descobrir essa origem? Grata

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber qual o brasão da família Santos ? Por gentileza

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Meu sobrenome é Miranda por parte de pai neu avô paterno veio com esse sobrenome de portugal e começou a trabalhar no brasil, por outro lado meus avós materno é sobrenome Magro Miranda e vieram da Itália pelo mesmo objetivo, vieram a trabalho e fixaram a residência em espera feliz MG e de minas para a cidade de Volta redonda RJ e quando mamãe nasceu vieram para cruzeiro SP e ali com o passar dos anos vieram a falecer em 1989, sempre tive a curiosidade de ir afundo em descobrir a origem do meu sobrenome Miranda e dessa vez irei afundo para ver se ainda existe algum tio avô ou avó vivos tanto na Itália como em Portugal.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Meu sobrenome é Miranda por parte de pai neu avô paterno veio com esse sobrenome de portugal e começou a trabalhar no brasil, por outro lado meus avós materno é sobrenome Magro Miranda e vieram da Itália pelo mesmo objetivo, vieram a trabalho e fixaram a residência em espera feliz MG e de minas para a cidade de Volta redonda RJ e quando mamãe nasceu vieram para cruzeiro SP e ali com o passar dos anos vieram a falecer em 1989, sempre tive a curiosidade de ir afundo em descobrir a origem do meu sobrenome Miranda e dessa vez irei afundo para ver se ainda existe algum tio avô ou avó vivos tanto na Itália como em Portugal.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a explicação sobre meu sobre nome

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gostaria de saber mais sobre a minha origem.pode me passar o email para que eu tire algumas dúvidas,caso seja possível, com relação meu sobrenome? Alessandra Miranda Soares

    ResponderExcluir