segunda-feira, 11 de maio de 2015

Brasão da Família Miranda


O sobrenome português, espanhol e italiano Miranda é toponímico, ou seja, quem vinha de uma região chamada Miranda adotou este sobrenome. Há quem diga que o sobrenome surgiu na Itália paralelamente a Espanha e Portugal, a família Miranda italiana teria seu apelido derivado do latim mirandus que significa digno de admiração ou maravilhoso, outros creem que o nome surgiu nas regiões chamadas de Miranda em Portugal e na Espanha e pode ter vindo da palavra espanhola miralla que era uma torre de vigia, de Astúrias o sobrenome teria ido para a Itália.
No Norte de Portugal existe uma região chamada Terra de Miranda e tem até sua língua própria a língua mirandesa.
O brasão acima pertence à família Miranda portuguesa, em ouro, com quatro flores-de-lis verdes e com uma aspa vermelha, o timbre são cinco plumas de ouro com uma flor-de-lis verde sobre a do meio. Tal brasão foi usado pelo navegador Simão de Miranda que foi um dos capitães da frota de Pedro Álvares Cabral.

28 comentários:

  1. Muito Obrigado! queria mesmo saber sobre os mirandas!

    ResponderExcluir
  2. Minha família tem dois ramos na Bahia o primeiro tem por sobrenome MARTE e segundo Miranda , pois teve que trocar de nome durante a ditadura de Vargas, e tem o nome do meio que é um total mistério VOGICH. Encontrei dois brasões em nome dos MARS, mas são muito diferentes não tendo nenhuma padronização entre os dois. Preciso muito de ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Por parte de meu avô materno há o sobrenome Miranda, mas não sei nada a respeito.Como descobrir essa origem? Grata

    ResponderExcluir
  4. Por parte de meu avô materno há o sobrenome Miranda, mas não sei nada a respeito.Como descobrir essa origem? Grata

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber qual o brasão da família Santos ? Por gentileza

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Meu sobrenome é Miranda por parte de pai neu avô paterno veio com esse sobrenome de portugal e começou a trabalhar no brasil, por outro lado meus avós materno é sobrenome Magro Miranda e vieram da Itália pelo mesmo objetivo, vieram a trabalho e fixaram a residência em espera feliz MG e de minas para a cidade de Volta redonda RJ e quando mamãe nasceu vieram para cruzeiro SP e ali com o passar dos anos vieram a falecer em 1989, sempre tive a curiosidade de ir afundo em descobrir a origem do meu sobrenome Miranda e dessa vez irei afundo para ver se ainda existe algum tio avô ou avó vivos tanto na Itália como em Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, vc tem a força dos Mirandas por parte de pai e mae. Muito legal. Meus antepassados também eram de Minas (Dom Silvério) e coincidencia ou nao, morei em Volta Redonda na minha infancia. :)

      Excluir
    2. Também sou Miranda e sou da Ilha da Madeira em Portugual. Os primeiros povoadores da Madeira foram oriundos do Norte de Portugal muito sde les das Terras de Miranda. Vivam os Mirandas!

      Excluir
  7. Boa noite. Meu sobrenome é Miranda por parte de pai neu avô paterno veio com esse sobrenome de portugal e começou a trabalhar no brasil, por outro lado meus avós materno é sobrenome Magro Miranda e vieram da Itália pelo mesmo objetivo, vieram a trabalho e fixaram a residência em espera feliz MG e de minas para a cidade de Volta redonda RJ e quando mamãe nasceu vieram para cruzeiro SP e ali com o passar dos anos vieram a falecer em 1989, sempre tive a curiosidade de ir afundo em descobrir a origem do meu sobrenome Miranda e dessa vez irei afundo para ver se ainda existe algum tio avô ou avó vivos tanto na Itália como em Portugal.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a explicação sobre meu sobre nome

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gostaria de saber mais sobre a minha origem.pode me passar o email para que eu tire algumas dúvidas,caso seja possível, com relação meu sobrenome? Alessandra Miranda Soares

    ResponderExcluir
  10. meus avos paterno eram de espera feliz foram para tarumirim mg onde tem muitos mirandas

    ResponderExcluir
  11. Meire de A.Miranda,eu gostaria muito de saber da minha origem,este Miranda,é do meu pai que nasceu na Paranaguá,PR que veio da minha mãe dele,meus avos e bisavós né meu pai conheceu e né a mãe dele,meu pai veio bem pequeno para Goiânia-go se puder me ajudar,gostaria muito se descobrir se tem alguém do lado do meu pai vivo, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de receber essa imagem sem marca do Blog para fazer tatuagem.
    sergiomife@hotmail.com
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  13. Tenho sobrenome de Miranda por parte do meu avô materno gostaria muito de saber qual minha origem pois quando meus avós maternos se casaram meu avô foi deserdado por se casar com uma moça mulata (minha avó) e desde então nunca mais ficaram sabendo da família na época meu avô Geraldo Batista Miranda e minha avó Maria de Lourdes Miranda foram morar na Cidade de Cruzeiro SP e tudo o que eu sei é que ele tem parentesco com a Itália e Portugal é tudo o que eu sei. Quem conhecer o nome do meu avô peço por favor para que entrem em contato

    ResponderExcluir
  14. Tenho sobrenome de Miranda por parte do meu avô materno gostaria muito de saber qual minha origem pois quando meus avós maternos se casaram meu avô foi deserdado por se casar com uma moça mulata (minha avó) e desde então nunca mais ficaram sabendo da família na época meu avô Geraldo Batista Miranda e minha avó Maria de Lourdes Miranda foram morar na Cidade de Cruzeiro SP e tudo o que eu sei é que ele tem parentesco com a Itália e Portugal é tudo o que eu sei. Quem conhecer o nome do meu avô peço por favor para que entrem em contato meu e-mail é pracynthia@gmail.com meu nome é Cynthia Miranda dos Santos Silva sou filha de Soraya Rosicler Miranda.

    ResponderExcluir
  15. MEU SOBRENOME MIRANDA VEIO POR PARTE PATERNA, NÃO SEI MUITO SOBRE A HISTORIA DOS MEUS ANTEPASSADOS PATERNOS, POREM A MINHA É BASTANTE CONHECIDA NA CIDADE, MEU BISAVO SE CHAMAVA PEDRO LUCIO MIRANDA. ME RESIDO ATUALMENTE A CIDADE DE DELFINOPOLIS MG. A GRANDE MAIORIDA DA MINHA FAMILA PATERNA É DAQUI DA CIDADE.

    ResponderExcluir
  16. Na verdade gostaria de saber a origem de francelino Vieira de Miranda.

    ResponderExcluir
  17. Francelino vieira de Miranda nascido em 1854 falecido em 1937 qual a origem dele? De Tatui sp foi constituir família em Carlopolis pr.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber a origem do meu nome Maria de miranda.

    ResponderExcluir
  19. Olá! eu adoro e amo os mirandas eles sao tão lindos e gostosos%

    ResponderExcluir