sexta-feira, 15 de maio de 2015

Brasão da Família Zorzan ou Zorzi (Stemma della famiglia Zorzan)

A família veneziana Zorzan ou Zorzi tem origem no nome Giorgio, que pelo costume de Vêneto de se trocar o G pelo Z gerou o sobrenome Zorzi e suas variações Zorza, Zorzan, Zorzini, dentre outras. O nome Giorgio vem do latim Georgius adaptado do grego e significa trabalhador da terra ou agricultor.
Zorzan é patronímico, ou seja, alguém chamado Giorgio passou o apelido aos descendentes. Há quem diga que o ramo nobre da família descende de nobres da Morávia que teriam chegado à Itália ainda durante o governo do imperador romano Flávio Honório no século V, quando adquiriram várias propriedades e mais tarde ajudaram a fundar a cidade de Veneza, mas os documentos mais antigos referentes à família Zorzi datam do século X.
Os Zorzan tiveram vários brasões durante sua história, porém a família passou a usar apenas um com um campo de prata e uma faixa em vermelho, que faz menção as armas de um cavaleiro da família Zorzi que ajudou na conquista da ilha de Korčula no mar Adriático, a prata representa o linho branco do estandarte e o vermelho representa o sangue da batalha que manchou o estandarte.

3 comentários: