terça-feira, 19 de maio de 2015

Brasão da Família Alves e da Família Alvares

O sobrenome Alves também chamado de Alvares é patronímico e está relacionado ao nome Álvaro, os filhos de homens chamados Álvaro adotaram Alves, desta forma existem várias famílias Alves sem nenhum laço de sangue entre si.
O nome Álvaro é de origem nórdica e chegou a Península Ibérica através dos Visigodos, não se sabe ao certo seu significado, porém o mais aceito é que venha das antigas línguas germânicas adaptado no visigótico Alewar, sendo Al tudo e War protetor ou guardião, logo Álvaro significa aquele que tudo protege ou aquele que a todos guarda e Alves significaria o filho do protetor de todos ou de tudo.
O brasão representado acima pertence aos Alves e aos Alvares, que dividem o mesmo brasão no armorial lusitano.

11 comentários:

  1. Olá boa tarde: as cores vermelhas em volto dos detalhes representam também o brasão desde a data de sua confecção; representam também o sobrenome ou nada a ver. Ou cada sobrenome usa a cor que quiser.
    Desde já agradeço a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cores e símbolos nos brasões geralmente representam algo relacionado ao significado do sobrenome, a fatos históricos relacionados à família ou até mesmo a características associadas aos membros da mesma. Quanto aos Alves, o brasão pode ser interpretado da seguinte forma: a águia bicéfala coroada representa a nobreza e o poderio militar, as duas cabeças representam a ideia de união “tanto no Oriente como no Ocidente”, o azul representa a lealdade, o zelo e a caridade, as ondas representam a ligação da família com o mar, a cruz representa cristandade, o ouro é símbolo de nobreza e riqueza.

      Excluir
  2. Bem interessante....Posso fazer mais perguntas kkk.

    ResponderExcluir
  3. Como faço p saber a origem da familia Alves Efigenio

    ResponderExcluir
  4. como faço para ter acesso a imagem do Brasão

    ResponderExcluir
  5. Como faço para saber sobre a família Hilgenberg

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, sou um ALVARO,e gostaria de saber sobre minha ascendência, brasão e possíveis familiares. Meu nome é Renato Alvaro.

    ResponderExcluir
  8. Eu também tenho esse sobrenome que era do pai da minha bisavó Etelvina Alves nasceu em Pernambuco,mãe de Gerson Coêlho do Nascimento e Elodi do Nascimento Soares além do Alves tmabém tinha outros sobrenomes.

    ResponderExcluir