sexta-feira, 22 de maio de 2015

Brasão da Família Viana

O sobrenome Viana ou Vianna é toponímico de uma região chamada de Viana próxima à foz do rio Lima, desta forma pessoas vindas desta região usavam o apelido Viana.
Diz à lenda que na atual Viana do Castelo havia uma bela moça chamada Ana que morava em um castelo e de vez em quando ela surgia nas janelas da fortaleza, um rapaz que morava no outro lado do rio Lima se apaixonou pela moça que raramente aparecia por ser muito tímida. Quando o rapaz conseguia ver sua amada, ele saía feliz gritando “Vi a Ana! Vi Ana!” até voltar para sua casa, foram tantas as vezes que ele fez isso que o lugar passou a se chamar Viana.
No Brasil, o intendente-geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, Paulo Fernandes Viana acompanhou a comitiva do príncipe regente Dom João de Portugal que mudou sua corte para o Rio de Janeiro. Paulo Fernandes Viana era de uma família rica carioca e ele seria o pai da futura Duquesa de Caxias.
Paulo Fernandes Viana também foi responsável por trazer famílias de imigrantes dos Açores para o estado do Espírito Santo e inaugurou o ciclo da imigração europeia para o estado, mais tarde a cidade onde foram instalados os açorianos recebeu o nome de Viana. 

12 comentários:

  1. O meu sobrenome e ( Viana da Silva) tem alguma coisa aver com esse Viana de portugal

    ResponderExcluir
  2. O meu sobrenome e ( Viana da Silva) tem alguma coisa aver com esse Viana de portugal

    ResponderExcluir
  3. Também sou Viana, muito interessante, saber sobre minha possível origem.

    ResponderExcluir
  4. O brasileiro é uma mistura. Agora descobri que um dos meus bisavô paterno era Viana também.

    ResponderExcluir
  5. Tô gostando de ver várias pessoas com o sobrenome Viana sinto que tenho muitos Familiares õ/ hehehhehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisei e repasso : Viana significa Monte , é um sobrenome português que se originou na Península Ibérica, a palavra viana era utilizada entre os povos ibéricos para se referir as montanhas ou montes .
      Ibérico significa aquele que pertence ou se refere á Peninsula Ibérica , região localizada no sudoeste do continente europeu. Os porgugueses e espanhões são ibericos. O nome Ibérico, segundo alguns historiadores, teve origem no "rio Iber", hoje rio Ebro, um dos maiores rios da Espanha e da Península Ibérica, localizado na região da Catalunha.
      Na Península Ibérica estão localizados os dois países ibéricos, que são Portugal e Espanha, e também o principado de Andorra e o território britânico de Gibraltar.
      Segundo alguns historiadores o povo ibérico teve sua origem nos povos iberos, que habitaram a Península Ibérica, vindos do norte da África. Esses povos absolveram a cultura de diversos outros povos que invadiram a região, entre eles, os celtas, os mercadores de origem fenícia e grega. For invadida pelos romanos, por povos bárbaros germanos (vândalos e suevos) e principalmente pelos árabes, que dominaram o sul da península durante aproximadamente sete séculos, deixando marcas profundas na cultura dos povos ibéricos.
      Um abraço a todos os"VIANAS'

      Excluir
  6. Eu anida não consegui completar a minha árvore genealógica! Tem algum item ou personagem importante que não consegui encontrar na história do brasil! Não tenho certeza dos meus antecedente familiares na história.

    ResponderExcluir