quarta-feira, 27 de maio de 2015

Brasão da Família Silveira

Silveira é um sobrenome toponímico português, no qual pessoas que adotaram o apelido vinham de lugares em Assumar ou da Vila de Redondo que eram chamados de Silveira.
Há quem aponte como o mais antigo Silveira um nobre da Vila de Redondo que viveu no século XIV, seu nome era Gonçalo Vasques da Silveira, já outros dizem que os Silveiras descendem dos Pestanas de  Assumar. Houve também D. João Fernandes da Silveira o primeiro barão de Alvito, filho do Doutor Fernando Afonso Silveira que era descendente do rei Afonso III.
O nome Silveira vem do latim silva, que indica que algo é da selva ou das florestas, em Portugal tal palavra era usada para designar a amoreira-silvestre, um arbusto cujo fruto é a amora, logo Silveira era o nome de um lugar com muitas silvas (amoreiras silvestres).
O brasão dos Silveiras é em prata com três faixas vermelhas, seu timbre é um urso branco armado de vermelho, saindo de uma coroa de silvas.

2 comentários:

  1. Olá você poderia me enviar o Brasão sem as marcas d'água .. gostaria muito pois sou Silveira .. meu e-mail é gustavo.gsilveira@hotmail.com

    ResponderExcluir