sexta-feira, 1 de maio de 2015

Brasão da Família Schutz (Schütz Familienwappen)

A palavra Schutz vem do alemão e seu significado é "proteção", o sobrenome por sua vez é uma variação de Schütz, também escrito Schuetz, decorrente da palavra Schütze, que significa "atirador", originalmente essa palavra era usada para definir a função do arqueiro que era o guardião dos moradores de uma cidade. Schütze, que também é o equivalente alemão para Sagitário, tem sua origem na palavra schützen que significa proteger.
O sobrenome Schütz ou Schutz pode ter se originado ao longo do rio Reno, porém há famílias Schütz espalhadas pela Alemanha e Suiça, desta forma existem vários brasões para os Schutz, acima o brasão da família Schütz da Saxônia.

13 comentários:

  1. Famílias alemãs tem tz no final do sobrenome.
    Gostaria de saber também a origem do sobrenome Serapião.Você poderia postar pra nós vermos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! encontramos um brasão compatível com a família Serapião, você pode vê-lo em: http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/05/brasao-da-familia-serapio.html

      Excluir
  2. Olá adorei ter conhecido a origem do meu sobrenome ...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria se possível que enviassem o brasão para meu email sem a marca dagua obrigado.belo blog

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou Decio Carlos Schutz, resido em Cascavel, PR, nascido em Crissiumal/RS, minha familia é de Sta Cruz/V.Aires. Minha ascendência é: Walter O. Schutz, Miguel Schutz, Jacob Schutz, Alemanha, Saxônia. Temos parentesco?

    ResponderExcluir
  5. Familia Schutz e foda. Esse meu sobrenome vou te fala

    ResponderExcluir
  6. ola! é possível enviar por e-mail este brasão? agradeço

    ResponderExcluir
  7. ola! é possível enviar por e-mail este brasão? agradeço

    ResponderExcluir
  8. Olá meu sobrenome é schütze e gostaria de saber onde ele teve início e como é quando veio essa família para o brasil

    ResponderExcluir