sábado, 23 de maio de 2015

Brasão da Família Moura

O sobrenome português Moura surge envolto a lenda da Moura Salúquia, teria sido Salúquia uma princesa muçulmana da cidade de Al-Manijah, a princesa estava noiva de Bráfama, governador de Aroche. Bráfama estava indo para seu casamento em Al-Manijah, quando foi emboscado pelos irmãos Pedro e Álvaro Rodrigues, estes haviam sido encarregados de conquistar Al-Manijah pelo rei D. Afonso Henriques.
Os irmãos mataram Bráfama e disfarçaram suas tropas como muçulmanos. Salúquia do topo de uma torre viu a comitiva de cavaleiros que pareciam islâmicos e então pediu para abrir às portas da cidade, quando ela viu que tinha sido enganada e que seu amado havia morrido, a princesa se jogou do alto da torre. Os irmãos Pedro e Álvaro Rodrigues ao verem o sacrifício da princesa moura Salúquia, mudaram o nome da cidade de Al-Manijah para Terra da Moura e depois para Moura.
Teriam sido Pedro Rodrigues e Álvaro Rodrigues senhores de terras em Moura e os primeiros a usar o sobrenome Moura.
O nome Moura vem do latim Maurus que é relativo ao povo da Mauritânia, na Idade Média passou a nominar os berberes e árabes vindos do Norte da África que invadiram a Península Ibérica.

3 comentários:

  1. Eu chamo-me Deolinda Moura Pereira
    Gostava de saber de onde vem o Moura

    ResponderExcluir
  2. Meu genro vem da família "Paris de Moura". Existe Brasão com este sobrenome??
    roselihubler@via-rs.net

    ResponderExcluir
  3. a partir de SobreTâmega, Marco de Canaveses, o sobrenome Moura, resiste e fixou-se por estas terras durienses. Qual a ascendência desta família e a sua genealogia possível

    ResponderExcluir