sábado, 23 de maio de 2015

Brasão da Família Moura

O sobrenome português Moura surge envolto a lenda da Moura Salúquia, teria sido Salúquia uma princesa muçulmana da cidade de Al-Manijah, a princesa estava noiva de Bráfama, governador de Aroche. Bráfama estava indo para seu casamento em Al-Manijah, quando foi emboscado pelos irmãos Pedro e Álvaro Rodrigues, estes haviam sido encarregados de conquistar Al-Manijah pelo rei D. Afonso Henriques.
Os irmãos mataram Bráfama e disfarçaram suas tropas como muçulmanos. Salúquia do topo de uma torre viu a comitiva de cavaleiros que pareciam islâmicos e então pediu para abrir às portas da cidade, quando ela viu que tinha sido enganada e que seu amado havia morrido, a princesa se jogou do alto da torre. Os irmãos Pedro e Álvaro Rodrigues ao verem o sacrifício da princesa moura Salúquia, mudaram o nome da cidade de Al-Manijah para Terra da Moura e depois para Moura.
Teriam sido Pedro Rodrigues e Álvaro Rodrigues senhores de terras em Moura e os primeiros a usar o sobrenome Moura.
O nome Moura vem do latim Maurus que é relativo ao povo da Mauritânia, na Idade Média passou a nominar os berberes e árabes vindos do Norte da África que invadiram a Península Ibérica.

7 comentários:

  1. Eu chamo-me Deolinda Moura Pereira
    Gostava de saber de onde vem o Moura

    ResponderExcluir
  2. Meu genro vem da família "Paris de Moura". Existe Brasão com este sobrenome??
    roselihubler@via-rs.net

    ResponderExcluir
  3. a partir de SobreTâmega, Marco de Canaveses, o sobrenome Moura, resiste e fixou-se por estas terras durienses. Qual a ascendência desta família e a sua genealogia possível

    ResponderExcluir
  4. Minha avo Luisa Maria de Jesus, bisavo
    Luis Pinto de Vasconcellos

    ResponderExcluir
  5. O meu sobrenome Moura veio do meu bisavo em Pernambuco. Foi ele que fundou a cidade de Custodia-PE e ajudou a espalhar os Mouras no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Oi meu sobrenome é Tatiane De Moura e Silva.
    Também sou uma De Moura.... Feliz em saber a minha origem, o DE Moura..pelo que eu sei veio da parte de meu avô paterno, que, até onde eu sei morou no Paraná, na cidade de Borrazópolis...agora os demais eu não sei dizer sobre meus bisavós.

    ResponderExcluir