sexta-feira, 29 de maio de 2015

Brasão da Família Neves

O sobrenome Neves é de origem religiosa, surgindo a partir do costume medieval de apelidar os nascidos no dia de Nossa Senhora das Neves (cinco de agosto) ou os devotos dela com a alcunha “das Neves”, tal costume partia da crença que a pessoa que levasse o nome do santo do dia em que nasce receberia sua proteção por toda vida.
Nossa Senhora das Neves, também chamada de Santa Maria Maior, ganhou o título de “das Neves” por causa de uma antiga lenda romana que dizia que no ano 352 um casal que não tinha filhos resolveu dedicar sua fortuna a Santa Maria, que lhes apareceu em sonho no dia 5 de agosto, dizendo que eles deviam construir um templo no monte que amanhecesse nevado, o que seria impossível, já que os meses mais quentes em Roma são julho e agosto, porém miraculosamente o monte Esquilino amanheceu coberto de neve, indicando que ali deveria ser erguida uma igreja. O templo foi chamado de Basílica Liberiana, em homenagem ao papa Libério que teve a mesma visão que o casal, mais tarde seria chamada de Basílica de Santa Maria Maior.
A lenda de Nossa Senhora das Neves se tornou muito popular entre os séculos XIV e XV e a Basílica de Santa Maria Maior foi colocada entre as sete igrejas de peregrinação de Roma, já que abriga a manjedoura onde teria sido colocado o Menino Jesus após seu nascimento, o que só alimentou a popularidade do nome Neves, que foi colocado em várias regiões em Portugal e Espanha.
Acima o brasão da família Neves portuguesa, em azul com dois patos de prata.

23 comentários:

  1. Procuro pelo brasão da família LAPORTA, LA PORTA ou LA PORTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da grafia semelhante os Laporta e os Laporte são famílias diferentes. Quanto aos Laporta, você sabe se sua família é de origem espanhola ou italiana?

      Excluir
  2. Gostaria de saber de que parte de Portugal originou-se a Família Neves.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber de que parte de Portugal originou-se a Família Neves.

    ResponderExcluir
  4. VEJO QUE HÁ BASTANTE FAMÍLIA NEVES NO BRASIL, E EU SOU UMA DELAS, ME ORGULHO DO MEU SOBRENOME

    ResponderExcluir
  5. meu nome é Almir Neves da Silva sou de Porto Velho Rondônia meu bisavô chamava Ricardo Tavares das Neves e veio do Pará em 1889 é casou com uma Índia da tribo jamunda. também do Pará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Surpresa com a sua história que é muito semelhante a minha. Meu avô Manoel Gomes das Neves contava que seu pai havia de casado com uma índia, inclusive que ela foi pega no laço! Ele morava no triângulo mineiro, mas veio do norte/nordeste do país. Acho que podemos ter algo em comum

      Excluir
  6. Me chamo Leila Neves da cidade de Manaus 92 92749472

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Leila Neves da cidade de Manaus 92 92749472

    ResponderExcluir
  8. qual o verdadeiro brasao da familia neves.
    se alguem souber mais poderia me comunicar.
    emersonlneves@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Dilson das Neves Júnior , sou dessa linhagem ! Meu avô (na memória)veio do norte do estado(Campos dos dos Goitacazes) de Janeiro para a capital! Então sou neto de campista não tem conversa fiada só a vista !!! Kkkk

    ResponderExcluir
  11. Tbm Sou Lilia Neves e tbm queria saber o Brasão da família

    ResponderExcluir
  12. Tbm sou Lilia Neves e queria saber o Brasão da família Neves

    ResponderExcluir
  13. Sou miriam neves e estou muito feliz por saber a origem do meu sobrenome .minha avó e meu avô chegaram no Brasil e se conheceram em tapicirica mg mudou se para Guaíra sp minha avó veio de Portugal e meu avô da Espanha incrível saber que tem toda uma história por trás das nossas origens

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Há relatos de que, na verdade, o brasão da família Neves apresenta duas onças douradas ou dois leopardos das neves (que faria mais sentido). Se puderem dêem uma pesquisada mais profunda meus caros Neves.

    Há também uma segunda versão com um castelo de fundo vermelho, representando a Catedral de Santa Maria Maggiore(Nossa Senhora das Neves).

    E uma terceira com uma águia de ouro e oito argolas representando a família "Nieves" possível antecessor de "Neves".

    ResponderExcluir