quarta-feira, 20 de maio de 2015

Brasão da Família Fernandes

O sobrenome Fernandes surgiu na Península Ibérica e é patronímico de Fernando, os filhos de alguém chamado Fernando eram chamados de Fernandes. O nome Fernando vem do gótico Ferdinand que não tem um significado definido, mas pode vir de frith que significa "proteção", ou de Frid "paz" ou Fard "viagem", juntamente com nanth que significa "com coragem" ou "preparado", desta forma Fernando pode significar preparado para viajar, ousado para atingir a paz ou protetor.
Acima os brasões da família Fernandes de Portugal, o primeiro de azul, com uma torre de ouro com seis bombardas em negro, pertenceu a Jerónimo Martins Fernandes. O segundo brasão foi dado a Diogo Fernandes Correia, feitor do rei português D. João II, pelos serviços prestados ao imperador Maximiliano I do Sacro Império, também foi usado por José Gabriel Fernandes. No século XV a França e o Sacro Império entraram em guerra, logo os Reis Católicos da Espanha se aliaram ao rei francês, o que fez o rei português D. João II estreitar suas relações com o imperador Maximiliano I, devido à rivalidade entre portugueses e castelhanos, Diogo Fernandes Correia passaria a ser o intermediário entre Portugal e o Sacro Império, negociando acordos comerciais entre os dois países.
O brasão de Diogo Fernandes Correia foi adotado por muitos Fernandes, mesmo que tais famílias não tivessem nenhuma relação com ele, o que tornou tal brasão mais comum.

9 comentários:

  1. Eu sou Fernandes e tenho orgulho disso.

    ResponderExcluir
  2. Qual é a origem verdadeira do sobrenome fernandes

    ResponderExcluir
  3. meu nome e jose roberto fernandes meu avo se chamava feis bino fernandesera espanho eu tenho muito orguho dele

    ResponderExcluir
  4. Meu sobrenome e Fernandes também ,Jocemar Antônio Fernandes

    ResponderExcluir
  5. meu avo paterno se chamava feliz bino fernandes.meu nome e jose roberto fernandes. tenho orgulho deste nome

    ResponderExcluir
  6. É muito importante o fato de procurarmos nossas origens.
    João Fernandes dos Santos
    Queimados _rj

    ResponderExcluir
  7. Meu avô paterno se chamava Jorge Fernandes....fernandes tem origem judaica portuguesa.

    ResponderExcluir