quarta-feira, 27 de maio de 2015

Brasão da Família Faria

Faria e sua variação Farias surgiram em Portugal e são toponímicos de uma região em Barcelos, pessoas vindas da freguesia de Faria adotaram o nome do lugar como sobrenome.
O nome Faria não tem um significado exato, porém pode vir do árabe e significar "alto, imponente ou bonito", o que se pode ligar ao Castelo de Faria, uma antiga construção no alto de uma elevação que foi ocupada por muçulmanos e depois dominada por cristãos durante a Reconquista Cristã, teria nascido neste lugar o ramo nobre dos Farias. Destes pode-se destacar D. Nuno Gonçalves de Faria, alcaide-mor do Castelo de Faria no reinado de Fernando I de Portugal.
Durante as guerras fernandinas, D. Nuno Gonçalves de Faria junto com seu destacamento saiu de Barcelos para lutar contra as tropas castelhanas que avançavam em direção a Lisboa. Ainda próximo a Barcelos, as tropas comandadas por D. Nuno Gonçalves de Faria caíram e ele foi levado prisioneiro, D. Nuno com medo de que sua vida fosse usada como moeda de troca para a rendição do Castelo de Faria, arquitetou um plano, ele pediu aos castelhanos que o levassem para o castelo e lá convenceria seu filho, D. Gonçalo Nunes, a entregar a fortaleza para as tropas inimigas, porém quando D. Nuno foi colocado diante do Castelo de Faria ele pediu ao filho que resistisse, e se Gonçalo Nunes entregasse o castelo ele seria amaldiçoado, os castelhanos vendo que tinham sido enganados mataram D. Nuno ali mesmo, diante de seu filho e dos habitantes do castelo, o que fez com que eles resistissem bravamente.
O Castelo de Faria não foi tomado, e após o fim da invasão de Castela, Gonçalo Nunes se tornou padre e transformou o castelo em um mosteiro. Gonçalo Nunes também participou da descoberta do caminho marítimo para a Índia, sendo capitão de uma das naus de Vasco da Gama.

20 comentários:

  1. Olà Gostaria de saber minha origem?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Faria é o mesmo Fares , Perez e Pires e tem origem Àrabe.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de conhecer mais a história dos "de Faria " , pois sou uma!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um livro que começou a ser escrito em 1822, a principal escrita é o dogma da imaculada Conceição, e nascimentos e batizados, de pessoas com a assinatura Faria, está na minha família a umas 5 gerações

    ResponderExcluir
  6. só uma das raras pessoas que invés de Faria só Farias

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Faz justo o significado alto e bonito sou muito grato por ser da geração faria.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da história da família Farias .faz sentido a correlação dis sobrenomes Gonçalo Nunes de Farias .herdei os sobrenomes Nunes de Farias , alguns primos têm Gonçalo . quero saber mais da familia Farias .87 999331425

    ResponderExcluir
  10. Ao Anjo Escuro
    Será que João Pereira Monteiro da Fonseca Faria, meu bisavô, também faz parte do seu livro?
    Gostava muito de saber a que ramo dos Faria pertenço
    Agradece

    ResponderExcluir