quinta-feira, 28 de maio de 2015

Brasão da Família Caldeira

A família Caldeira descende de Gonçalo Rodrigues Caldeira, este teria sido um militar português nomeado capitão pelo rei D. João I.
Gonçalo Rodrigues Caldeira participou da Batalha de Aljubarrota em 1385, no qual o exército português, que era liderado pelo rei D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, de quem Gonçalo Rodrigues Caldeira era muito amigo, junto com os aliados ingleses lutaram contra o exército castelhano. A batalha terminou com a vitória dos portugueses, o rei castelhano D. João de Castela vendo que a batalha estava perdida, ordenou a retirada das tropas que desordenadas foram dizimadas pela cavalaria portuguesa. Gonçalo Rodrigues Caldeira tomou os tesouros que as tropas castelhanas traziam consigo, além de objetos sacros, Gonçalo trouxe uma caldeira de cobre em forma de tacho de aproximadamente um metro e vinte por um metro de altura, no qual os autores dizem que se podia cozinhar até três bois dentro, tal caldeira foi enviada pelo rei D. João I para Real Abadia de Alcobaça e se manteve lá até 1833, quando foi saqueada pela população, já que a abadia tinha sido abandonada durante a Guerra Civil Portuguesa.
Teria Gonçalo recebido o apelido Caldeira por te levantado à imensa caldeira ao ar, o rei D. João I grato pelos serviços de seu capitão pediu que ele adotasse o sobrenome Caldeira.
Há quem diga que o sobrenome Caldeira exista desde antes da batalha de Aljubarrota e estaria relacionado a algum ofício em que as pessoas estavam envolvidas com caldeiras.
O brasão da família Caldeira é em azul com duas flores-de-lis de ouro e com uma banda de prata com três caldeiras negras com as bocas de ouro. O timbre é um braço armado de prata com uma caldeira, ou uma caldeira com uma flor-de-lis no aro, ou também dois braços vestidos de azul segurando uma caldeira.

3 comentários:

  1. sou da família caldeira por parte da minha avo materna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I am by my father. Small world. Hello family. I live in Australia

      Excluir
  2. sou da familia caldeira por parte de meu avo

    ResponderExcluir