quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Brasão de Família Pinto

O sobrenome Pinto vem da palavra pintado, alguns autores creem que o nome Pinto tenha sido dado como apelido a um cavaleiro que retornou de uma batalha muito ensanguentado, tanto que ganhou o apelido Pinto, devido a ele estar ,como que, pintado de sangue.
O sobrenome teria surgido em Portugal durante o início de sua história, um cavaleiro chamado Paio Soares adotou o apelido Pinto, que foi passado as suas filhas após sua morte, a filha mais velha de Paio Soares Pinto se casou com um cavaleiro de nome Egas Mendes de Gundar, que era rico e natural de Astúrias, ele seria o patriarca da família Rego e da família Pinto, sendo que um de seus filhos passou a possuir as terras que pertenciam ao dote de sua mãe, assim ele assumiu o apelido de seu avô como seu sobrenome criando a família Pinto.

8 comentários:

  1. Gostei muito da página, e gostaria de obter mais informações.

    ResponderExcluir
  2. AMEI.SOU PINTO POR PARTE MEU AVÔ QUE TB ERA SELVA.PROVAVELMENTE O PINTO VEIO DA MÃE DO MEU AVÔ.. SÃO PESSOAS LINDSS OS DA FAMÍLIA PINTO DAQUI DE RECIFE. RSRS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou Pinto mas aqui do estado do Pará, sou tataraneto de cabanos. tenho orgulho de minha familia ter lutado pela liberdade do nosso país. viva os cabanos, viva Antonio Conselheiro, viva Tira dentes, viva o Balaio e a todos os esquecidos por essa sociedade medíocre que se formou em nosso país. Do povo para o povo...

      Excluir
  3. Essa pinto pintado ai conbinou nao

    ResponderExcluir
  4. sou pinto por parte de minha avó paterna pois minha certidão de nascimento consta que meu avõ paterno tinha o sobrenome da silva , por isso tenho o sobrenome pinto pois meu pai foi assentado como pinto e consequentemente tambemo recebi. Gostaria de mais informações sobre arvore genealogica da familia se alguem tiver qualquer informação . agradeço. Marcos lemos pinto é o meu nome e podem encontrar no face.

    ResponderExcluir
  5. O mais famoso membro dessa família é Jacinto Pinto Aquino Rego.

    ResponderExcluir
  6. Sou Odete Pereira Pinto por parte.do meu pai e Silva sobrenome do meu esposo

    ResponderExcluir