segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Brasão da Família Ferreira

O sobrenome Ferreira é de origem ibérica, mas existem os sobrenomes Ferrara ou Ferrari na Itália que surgiram pela mesma força ideológica que criou o nome Ferreira, provavelmente uma referência à profissão de ferreiro, muito importante na Idade Média, já que o desenvolvimento de um país durante a Baixa Idade Média até a Idade Moderna era ditado pela capacidade de produzir os mais diversos tipos de ferramentas agrícolas, o que poderia facilitar e aumentar a produção nacional, também cabia aos ferreiros a produção de armamentos e quase todos os derivados da matéria prima metálica.
O nome Ferreira pode ter sido usado como sobrenome primeiramente na Espanha, na forma de Herrera ou Herreira, onde havia regiões com o mesmo nome, o que determinava que ali houvesse ou houve uma família ferreira, ou seja, que trabalhava ou estava ligada ao ofício de ferreiro. O sobrenome pode ter chegado a Portugal por meio de imigrantes espanhóis.
D. Fernando Alvares Ferreira seria o patriarca da família Ferreira portuguesa, este teria chegado a Portugal no reinado de D. Sancho I, vindo de Castela e era descendente dos condes de Astúrias de Santilhana, o apelido teria sido tomado de uma vila chamada Herrera em Leão.

65 comentários:

  1. esses desenhos sao todos brasoes diferentes?

    ResponderExcluir
  2. sou ferreira do estado da paraiba e fico encantada com os brasoes e a origen meu sangue é vemelho da cor do mmeu brasaooo

    ResponderExcluir
  3. SOU GILMAR FERREIRA E GOSTO MIUTO DE MEU SOBRENOME, SOU DE SP É LEGAL SABER DA ORIGEM NOBRE DO MEU SOBRENOME

    ResponderExcluir
  4. A origem do nome me fascina, pois mostra a honra e a garra de um povo trabalhador e com seu crescimento em sua produtividade foi reconhecido e lembrado nos sobre nomes de muitos no mundo inteiro.Patrícia Fereira.

    ResponderExcluir
  5. somos uma família paranaense dos ferreira e ferreira de melo com muito orgulho de ter uma grande historia.

    ResponderExcluir
  6. Sou Wilkanne Ferreira da Silva. Sou de João Pessoa (PB) =D @kiannesilva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O.O
      Somos Parentes =) Meu nome é Aline Ferreira da Silva

      Excluir
    2. Tb Admilson Ferreira da Silva..RJ

      Excluir
    3. tbm sou Ferreira da Silva, alguem pode mandar o nomes dos avós, queria muito encontrar parentes obrigado
      sou de SP Marisa Ferreira da Silva

      Excluir
  7. Fato:
    Só por ter o sobrenome 'ferreira' não significa pertencer a família originária. Os sobrenomes estrangeiros chegaram ao Brasil por intermédio dos imigrantes, logo, poderíamos ter qualquer outro que não faria diferença.

    Opinião:

    Não sinto orgulho por algo que eu não não ajudei a conquistar. Com relação a história original que nem fizemos parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas você é ridículoooo! Estamos falando de "genealogia", históriaaa!!!

      Excluir
    2. Ele nem sabe o que significa"genealogia" "Zelmapena" nem perdi tempo!!

      Excluir
  8. eu sou Jonathan da Rocha Ferreira, do interior de SP de uma cidade chamada Indaiatuba.E até gostei das cores do brasao.

    ResponderExcluir
  9. Sou Ferreira com muito orgulho,faço parte da história,um abraço fraterno a todos o Ferreiras!!!!

    ResponderExcluir
  10. Sou Ferreira do RJ, mas a família veio toda do Espírito Santo!! Gosto muito do nome!!!! Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  11. A minha varonia é Ferreira, da zona de Odemira (Alentejo, Portugal) e as mais antigas referencias que possuo são do casamento a 19-12-1741 dos meus 8º Avós, Manuel Ferreira e Madalena Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ivaneis1978@live.com,sou Ferreira dos Santos,tenho muitos parentes em São Paulo,Minas,Paraná e outros Estados do Brasil,meu bizavó se chamava Clemente Ferreira Dos Santos meu avó se chama Francisco Ferreira Dos Santos,meu Pai Clemente Ferreira dos Santos Neto saiu de Minas Gerais pequeno com minha avô Flausina de Paula da Silva para o Estado do Paraná onde se fiquiçou e muitos da familia se espalhou,mas a pesar de tudo dessa Familia maravilhosa e trabalhadora sei que tenho muitos parentes espalhado por ai e sei a muito tempo que somos de origem Portuguesa....

      Excluir
  12. Muuuuuito Bom também sou Ferreira, da parte de meu velho Pai

    ResponderExcluir
  13. SOU FERREIRA DA SILVA COM MUITO ORGULHO, O MEU PAI FALAVA QUE ÉRAMOS PRIMOS DO FAMOSO VIRGULINO FERREIRA DA SILVA(O LAMPIÃO), MEU NOME É FRANCISCO FERREIRA DA SILVA SOBRINHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu falecido Pai dizia o mesmo que era primo de lampião e o nome dele, é Juvenal Ferreira Sobrinho.

      Excluir
  14. Sou agraciado com este famoso sobrenome, faço questão de dizer que sou um FERREIRA com muito orgulho. Herança da família do meu pai em memoria.

    ResponderExcluir
  15. que legal so naum gostei muito do brasao

    ResponderExcluir
  16. Grande sobrenome meu avo era Ferreira e com muito orgulho carrego esse sobrenome TAYLOR FERREIRA

    ResponderExcluir
  17. Oi tambem carrego o sobrenome Ferreira e moro em Venda Nova do Imigrante,ES.

    ResponderExcluir
  18. So Ferreira :) Meu vô veio de Minas, quando pequeno (eu acho) E lá tem muito minério de Ferro. Acho que isso deve fluenciar

    ResponderExcluir
  19. Gigantesco sobrenome meu tataravó era Ferreira e com orgulho carrego o sobrenome Maria Gabriela Ferreira

    ResponderExcluir
  20. Sou Wesley Oliveira Ferreira de souza
    sempre detestei o "Ferreira" e o "Souza." Já o Oliveira eu sempre gostei por pertencer a uma possivel acendencia Judaica...Depois de estudar o Ferreira nao o marginalizo mais rs sou descendente de uma familia de Judeos q cultivava Oliva e de Ferreiros possivelmente hespanicos ou Portugueses. AGORA me convem pesquisar q origem do Souza e assim resgatar minhas raizes.

    ResponderExcluir
  21. Importante tambem dizer que sendo nos todos ferreira temos uma grande ligação claro que tem duas linhagens distintas os ferreira de Portugal e os Ferreira(herrera) da espanha ainda assim os primeiros ferreira são como o caule de uma arvore e nos com nossas respectivas descendencias somos os inumeros galhos de uma copa gigantesca

    ResponderExcluir
  22. Tamben sou um ferreira.Do Espirito Santo .meu pai e minha vó nasceram em Minas Gerais e mudou para aqui com minha Vó e meus tios

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal, também faço parte do "Clã Ferreira", tenho muito carinho por este sobrenome, meus bisavós e avós paternos eram espanhóis e portugueses, porém, meu papai nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes(RJ), maneiro, né? Maior mistureba! Sou tão "Ferreira", posso dizer, legítima, que o único sobrenome que temos ( eu e meus irmãos) é o próprio Ferreira, só adquirindo outro com o casamento. Sejam felizes!!!

    ResponderExcluir
  24. Sou Santos Ferreira,e realmente Ferreira tem origem italiana

    ResponderExcluir
  25. O que gosto dos meus sobrenomes é que eles remetem aos meus pais e avós - todos brasileiros - sem parentes nobres, sem bases em qualquer nobreza. O que importa são os nossos laços de amor. O resto é resto. Além do mais, no túmulo, sobrenome é nada, como todo o restante da hipocrisia social. Sou David Martins Ferreira

    ResponderExcluir
  26. SOU ORGULHOSO DE SER FERREIRA , PARABÉNS A TODOS QUE SE ORGULHA DO SEU NOME E DE SUA PARENTELA .

    ResponderExcluir
  27. Adoro isso, sou.Ferreira da Costa... sou.de Pernambuco Recife.... meus parabéns a toda família Ferreira brasileira e espanhol.. e de todos os cantos do mundo

    ResponderExcluir
  28. Alguém sabe a simbologia do avestruz para o brasão?

    ResponderExcluir
  29. Eu sou de Belém pa.valdo ferreira da silva.

    ResponderExcluir
  30. Sou Silma Ferreira de Medeiros, meus pais assim como eu nasceram na região de Salinas MG....hj eles moram em Araguari no Triângulo Mineiro ...e eu em Belo Horizonte MG !!!! Orgulho d+ dos Ferreiras...

    ResponderExcluir
  31. sou francisco ferreira da silva
    neto de antonio ferreira
    e josefa paulina de jesus ferreira

    ResponderExcluir
  32. nossa achei muito interessante saber a origem e conhecer os brasões dos FERREIRA sou muito grata por ter este sobrenome!

    ResponderExcluir
  33. ESTOU SUPER CONTENTE EM SABER A ORIGEM DE MEU NOME, JA SABIA ALGO POR SER FILHO DE ESPANHOL E NÃO ENTENDIA PORQUE ESTE MESMO SOBRENOME TINHA EM PORTUGAL E ERA TÃO POPULAR NO BRASIL. AGORA ESTOU POR DENTRO, BJOS A TODOS (AS)

    ResponderExcluir
  34. Eu sou a Sidineis Ferreira Alves. O meu sobrenome "Ferreira" vem da Bahia, do meu Pai Augusto Ferreira Amaral que nasceu em Castro Alves - Salvador - Bahia. Quem sabe por aqui encontro os parentes de meu Pai e meus também, pois não os conheço pessoalmente, nem tenho contato com eles. Já tive, mas, perdi os contatos. Um abbraço!

    ResponderExcluir
  35. Meu pai era Ferreira e Lima. Minha mãe era Sacramento. Foi bom saber as origens desses nomes. Conceição Lima Gomes

    ResponderExcluir
  36. "O sobrenome Ferreira é de origem ibérica", será sobrenome mesmo ? ou não será uma casa ? Casa na monarquia não é o mesmo que sobrenome, é passo a citar: Dote, Foro, Foral de Rei e ou Património, nunca nunca nunca nesta vida apelido.

    Balthazar ígnacio Ferreira De Moura ,
    natural da Cidade da Bahia, filho do Desembargador Francisco de Santa Barbara e Moura, Fidalgo da Casa, e do Conselho de Sua Magestade, e neta do Desembargador Ignacio Lopes lie Moura.
    Fidalgo Cavalleiro, por Alvará de 13 de Junho de 17Ò3.' iií..•: ..'
    Livro 6 das Mercês d'EIRei D. José, folhas 314.

    BALTHAZAR MANOEL CURVO SEMEDO TORRES DE SEQUEIRA SANTA BARBARA E MOURA, natural desta Cidade, filho de Belchior Manoel Curvo Semedo Torres de Sequeira, Fidalgo da minha Casa.
    -.•i• • ''Fidalgo Cavalleiro., por Alvará de 5 de Novembrs
    •.•:••~.1821. •:i oilu , h.. .:'i ..•i .• . ••. o• . L . '.
    • ... . Livro 15 das Mercês d'ElRei D. João VI, folhas 174 verso. .•li
    BALTHAZAR MANOEL PEREIRA DO LAGO., natural desta Cidade, filho de Gaspar Pereira do Lago, Fidalgo da Casa, e neto de Balthazar Pereira do Lago.
    Fidalgo Cavalleiro, por Alvará de 18 de Junho de 1746.
    Livro 36 das Mercês d'ElRei D. João V, folhas 360.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa é o mesmo que Família ou Apelido Sr. João Faudoas. Fidalgo da MINHA CASA, ou seja, Fidalgo da minha FAMÍLIA.

      (...) Quando uma família nobre é a soberana de um território, passa a ser denominada de Casa. Exemplo: Rei - Reino - Casa Real + (nome da família), Conde - Condado - Casa Comital + (nome da família), Duque - Ducado - Casa Ducal + (nome da família). Em alguns países, quando uma família membro da nobiliárquica era muito poderosa e importante dentro de um país, mesmo não sendo a soberana, ela também era denominada de Casa. Pois por causa dessa importância, com o tempo ela poderia ascender a chefia, seja por casamentos ou por batalhas. Aos nobres associam-se os títulos nobiliárquicos segundo a importância, prestígio ou ascendência do indivíduo e também os brasões de armas de suas famílias.

      É impressionante o que a ignorância faz. Só porque não compreende o que lê,resolveu INVENTAR.

      Excluir
    2. Casa é o mesmo que Família ou Apelido Sr. João Faudoas. Fidalgo da MINHA CASA, ou seja, Fidalgo da minha FAMÍLIA.

      (...) Quando uma família nobre é a soberana de um território, passa a ser denominada de Casa. Exemplo: Rei - Reino - Casa Real + (nome da família), Conde - Condado - Casa Comital + (nome da família), Duque - Ducado - Casa Ducal + (nome da família). Em alguns países, quando uma família membro da nobiliárquica era muito poderosa e importante dentro de um país, mesmo não sendo a soberana, ela também era denominada de Casa. Pois por causa dessa importância, com o tempo ela poderia ascender a chefia, seja por casamentos ou por batalhas. Aos nobres associam-se os títulos nobiliárquicos segundo a importância, prestígio ou ascendência do indivíduo e também os brasões de armas de suas famílias.

      É impressionante o que a ignorância faz. Só porque não compreende o que lê,resolveu INVENTAR.

      Excluir
  37. ALEXANDRE FERREIRA~*PINTO BASTO, natural da Cidade do Porto, filho de Antonio Ferreira Pinto Basto, Fidalgo da Minha Casa.
    Fidalgo Çavalleiro, por Alvará de 12• de Março de 1828.
    Livra 1 das Mercês da Infanta Regente, folhas 157.


    ANTONIO FRANCISCO DO REGO BOTELHO DE FARIA, natural da Cidade de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, filho de João do Rego Botelho, e neto de Antonio do Rego de Faria, Fidalgo que foi da Casa, e bisneto de Francisco do Rego e Sá.
    Fidalgo Cavalleiro, por Alvará de 28 de Junho de 1783.
    Livro 15 das Mercês da Rainha D. Maria I, folhas 17.

    Casas, fidago de minha casa, portanto, isto são livros da monarquia, com registos de impressão de 1840, com dados mais que credíveis. Eu não entendo porquê se inventa sobrenomes, inventam coisas, quando a verdade é outra

    O brasão da casa de Lara, em Espanha é o mesmo dos Ferreira ? Fica a pergunta aos senhores.... a casa de Lara, foi criada, pelas casas de Leão, Manrinque, Narbona, Fougeres, Foix, Tolosa e outras casas, como os ducados da Gasconha (Faudoas) e o Condado de Aragão

    ResponderExcluir
  38. A casa de Lara, deu acesso, às casas de Villalobos, Medina, Molina, Albuquerque, Francvilla, Infantado, casas estas, que eram ducados, que criaram a nobreza em Portugal e Espanha. Os Sousa vieram de Bragança, os Faria vieram de Felgar ou Felgueiras, registos da Etymologia Portuguesa de 1892, eu não percebo, por carga de água, se inventa coisas, não entendo !!! para quê, meus senhores e senhoras ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó João, você nem sabe o que diz, nem diz o que sabe!!! Mas QUEM é que criou a Nobreza de portugal e de Espanha homem??? O que é que os Nobres de Espanha, têm a ver com os de Portugal??? No que refere à sua criação, claro está!?

      Excluir
    2. Ó João, você nem sabe o que diz, nem diz o que sabe!!! Mas QUEM é que criou a Nobreza de portugal e de Espanha homem??? O que é que os Nobres de Espanha, têm a ver com os de Portugal??? No que refere à sua criação, claro está!?

      Excluir
  39. http://books.google.pt/books?id=NSPZxtir9csC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&output=text

    DE LA CASA DE LARA, SACADAS
    DE LOS INSTRUMENTOS DE DIVERSAS
    Iglesias, y Monasterios, de los Archivos de fus miímos de A
    cendientes, de diferentes pleytosque entre slhan
    feguido,y de los Escritores de mayor
    credito,y puntualidad.

    ÍORDONLVIS DE SALAZ ART G ASTRO)
    Comendador de Zurita en la Orden de Ca/atrava, de la
    , Cámara de S. M .ysu Chronìjh mayor.

    PRUEBASDEL LlBRiO IL
    DE LA HISTORIA
    DE LA CASA DE LARA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hás-de ser burro até morrer tu!!! É que nem sabes, NEM QUERES APRENDER!!! Que é o mais grave!!!

      Excluir
    2. Hás-de ser burro até morrer tu!!! É que nem sabes, NEM QUERES APRENDER!!! Que é o mais grave!!!

      Excluir
  40. e como ficaria a minha familia? Ferreira de Freitas, seriamos Ferreira ou Freitas ou ambas?

    ResponderExcluir
  41. Estou procurando parentes de meu avô, José Júlio Ferreira, de Paudalho, Pernambuco. Ele era filho de José Vicente Ferreira e Ana da Conceição Ferreira. Se alguém tiver alguma informação, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. meu nome Leonardo de Melo Ferreira, será q temos algum parentesco. (minha mãe é Melo e nasceu em Paudalho).

      Excluir
  42. Meu avô era Miguel Ferreira do Paraná, alguem de la?

    ResponderExcluir
  43. sou Leonardo de Melo FERREIRA, e gostei muito da origem. Recife/PE

    ResponderExcluir
  44. Alguém da família Gerson Vieira Ferreira, filho de, Armando Urbano Ferreira.
    Sou neta do Armando, e filha de Gerson....

    ResponderExcluir
  45. O meu Ferreira vem de Portugal...
    Mas sou do Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir