sábado, 3 de outubro de 2009

Brasão da Família Freitas

O sobrenome Freitas de origem portuguesa, provavelmente vem da palavra latina fracta ou de seus derivados, essa palavra significa quebrado, alguns crêem que o nome surgiu devido a algum lugar de pedras quebradas, talvez uma pedreira ou algum terreno muito acidentado. O fato que o nome foi adotado por algumas famílias no século XII em diante, considerado um apelido toponímico.
Quanto ao brasão, segundo documentos antigos portugueses, foi dado pelo rei D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, ao vassalo Diogo Gonçalves que ajudou o rei nas guerras que fundaram o reino Portugal e livrou o rei da morte em uma batalha, grato pelo ato heróico, D. Afonso I, deu a Diogo Gonçalves boas terras e o brasão, que tem cinco estrelas com seis pontas de ouro sobre um campo vermelho, Diogo tinha o apelido Freitas, como se ele viesse de uma terra chamada Freitas, o apelido foi passado aos seus filhos.
Outra família a usar o nome Freitas foi uma família de origem alemã chamada Freitag, em alemão Frei, significa livre, e tag, que significa dia, sendo assim dia da liberdade, Freitag ganhou varias alterações de acordo com o país na qual esta família imigrou, como, Freiday na Inglaterra, no Brasil alguns imigrantes alemães e austríacos com este sobrenome passaram a usar Freitas, mas é importante lembrar que a variação Freitas já existia na Alemanha desde antes da imigração.

35 comentários:

  1. Eu sou desta família, meu nome é Alessandro G. de Freitas, nós somos descendentes de D. Gonçalos de Ouveques, fundador de mosteiro do Cete, pai de Diogo Gonçalos de Urró que esteve na batalha do campo de Ourique, com D. Afonso Henriques. Tenho orgulho de ser desta família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero seu comentário sobre minha família!

      Excluir
    2. Na verdade Alessandro gomes de Freitas,nós somos previlégiado por estar nessa familia.pra min é uma honra.Boa tarde.Alessandro.Eu mim chamo de José Eduardo de Freitas Barbosa.

      Excluir
    3. Eu me chamo Ínivers Freitas Fortes, então quer dizer que o Freitas é de origem alemã... legal..

      Excluir
    4. Havia dado uma pesquisada também no Fortes, e vem de linhagem Nobre italiana, tem passagem por Portugal e França também.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Eu sou Luana Gonçalves de Freitas..kkk

      Excluir
    7. Meu nome é Sandra Simone de Freitas... Muito prazer

      Excluir
    8. Olá meu nome é Jéssica Freitas Veríssimo, gostei de saber a origem do meu nome.

      Excluir
  2. Ps: Muito obrigado por divulgar o nome de minha família, fico muito grato, a propósito, adorei seu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. elaine rodrigues de freitas fico muito feliz por meu sobre nome esta ai

    ResponderExcluir
  4. Exmos Senhores, uma retificação histórica ao acima publicado: D. João Dias de Freitas foi o 1º a usar o apelido "de Freitas" por senhorio da terra de Freitas, onde teve seu solar, a Casa do Paço de Freitas e a Quinta do Corvo, no século XII e ainda hoje existentes. Era filho de D. Diogo Gonçalves de Cête-Urrô, fidalgo cavaleiro de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal, e que morreu na batalha de Campo de Ourique, no Alentejo, contra os mouros, no ano de 1139. D. Diogo Gonçalves de Urrô, era filho de D. Gonçalo Ouveques, patrono e "restaurador e defensor do mosteiro de Cête”, antigo mosteiro-fortaleza que remonta ao século VIII (Paredes). D. Gonçalo Ouveques foi Maiorino do Rei Afonso IV de Leão, e companheiro de armas do Conde D. Henrique de Borgonha, casado com D. Teresa, infanta de Leão e condessa-rainha de Portugal, pais de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal. D. Diogo Gonçalves de Cête-Urrô foi senhor de Urrô (Penafiel), onde tinha a sua torre paçã, senhor de Cête, Mouriz e Castelões de Cepeda (provincia de Entre Douro e Minho). Foi também governador de Lafões, na província das Beiras. Casou com D. Urraca Mendes de Bragança, filha de uma das principais famílias nobres de Portugal. Andam os Freitas ligados à Casa Real Portuguesa desde os primórdios da fundação da Nação. O brasão dos Freitas foi atribuído a D. João Dias de Freitas por serviços prestados à causa real na reconquista de Portugal aos mouros e não é alheia a circunstância de D. Diogo Gonçalves de Cête-Urrô, pai daquele, ter morrido em Ourique para salvar o rei da morte, já que este estava cercado pela mourama. Os meus cumprimentos. João Carlos da Silva e Freitas. Casa da Torre de Urrô, Penafiel - Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Um acrescento ainda: D. Gonçalo Ouveques de Cête foi casado com D. Brites e estão ambos sepultados em túmulo granitico monumental na Igreja do Mosteiro de São Pedro de Cête.

    ResponderExcluir
  6. Maria Eduarda Freitas Godinho *-------------*

    ResponderExcluir
  7. ALES DOS REIS FREITAS AUSHAUHSAUHSS

    ResponderExcluir
  8. Helaine Alves de Freitas
    Nossa família ainda carrega o "de Freitas"
    :D orgulhosa!

    ResponderExcluir
  9. Priscila Silva de Freitas (nome de Solteira).
    Minha família é muito parecida com a descrição relacionada ao alemão, pois meus avós maternos e paternos tem descendência alemã.
    Freitas Sim com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  10. Olá gostei muito de saber sobre nossa origem, meu nome é Marcelo Lopes de Freitas.

    ResponderExcluir
  11. Que legal, o meu é Fabrício Simplício de Freitas.

    ResponderExcluir
  12. Estou pesquisando a linhagem de minha família em Três Rios, Rio de Janeiro. Meu avô nasceu em Três Rios em 1912. Seus pais são José Octávio de Freitas e Orminda da Silva Mendes.

    Quem puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  13. ola sou da família Freitas Guimarães e Freitas genuíno ...vcs sabem se é da mesma família que veio para o brasil em meados de 1880 ou tem outras......
    se puderem me ajudar eu agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irama. Eu também sou Freitas Guimarães. Sim, é essa família mesmo. Nossos antepassados vieram pra cá em meados dos anos 1880 e se fixaram no estado de SP. Um abraço, Rodrigo de Freitas Guimarães

      Excluir
    2. Nossa meu bisa é do interior de são paulo também não conheci ele mais seu nome José FREITAS, CASADO COM OELINDA GALANI, PAI DE JOÃO DE FREITAS, ODILA DE FREITAS, DARCI DE FREITAS, TEREZINHA DE FREITAS FERNANDES E DE MOACIR DE FREITAS.

      Excluir
  14. Estavamos eu e minha mana sem fazer nada...daí resolvemos pesquisar nossa linhagem!!!Sou Glycia Mesquita Freitas e minha irmã é Rebeca Mesquita Freitas...mas minha familia paterna eh em grande parte composta de Freitas!!!vou continuar pesquisando...
    ^.^

    ResponderExcluir
  15. tbm sou um freitas Vanessa Freitas e é uma honra carregar este sobrenome

    ResponderExcluir
  16. Gostaria que me ajudassem a descobrir de qual das ramificações dos ''de Freitas'' originaram os descendentes em Pernambuco, meu bisavô se chamava Antônio Gonçalves de Freitas.

    ResponderExcluir
  17. vandir dionizio de freitas gosto muito do sobre nome.

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal meu nome é Michel Freitas ,e fiquei feliz em saber sobre a historia,da minha família.

    ResponderExcluir
  19. Sou Alex Teixeira de Freitas, mas tenho origem de Freitas tanto por parte paterna como materna. Meus pais são de Rio Pardo De Minas. Gostaria de saber como os Freitas foram parar la?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. adorei saber de tudo isso, meu nome é Marlene de Freitas filha de José de Freitas e Maria José Castro de Freitas sempre tive orgulho do meu sobrenome de Freitas.

    ResponderExcluir
  21. Sou Leandra dos Santos Freitas, meu pai Eraldo Januário de Freitas. Tenho muito orgulho da minha origem!

    ResponderExcluir