sábado, 3 de outubro de 2009

Brasão da Família Freitas

O sobrenome Freitas de origem portuguesa, provavelmente vem da palavra latina fracta ou de seus derivados, essa palavra significa "quebrado", alguns creem que o nome surgiu devido a algum lugar de pedras quebradas, talvez uma pedreira ou algum terreno muito acidentado. O fato que o nome foi adotado por algumas famílias no século XII em diante e é considerado um apelido toponímico.
Os nobres Freitas descendem do cavaleiro D. Gonçalo Ouveques e de seu filho de D. Diogo Gonçalves de Urrô, este ultimo participou da Batalha de Ourique junto ao primeiro rei português, D. Afonso Henriques, nesta batalha as tropas portuguesas venceram um exército mouro muito maior, após a batalha D. Afonso Henriques se autoproclamou rei de Portugal.
João Dias de Freitas, filho de D. Diogo Gonçalves de Urrô, recebeu ainda no reinado de D. Afonso Henriques, o Paço de Freitas, no concelho de Fafe, desde fidalgo descendem os Freitas.

93 comentários:

  1. Eu sou desta família, meu nome é Alessandro G. de Freitas, nós somos descendentes de D. Gonçalos de Ouveques, fundador de mosteiro do Cete, pai de Diogo Gonçalos de Urró que esteve na batalha do campo de Ourique, com D. Afonso Henriques. Tenho orgulho de ser desta família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero seu comentário sobre minha família!

      Excluir
    2. Na verdade Alessandro gomes de Freitas,nós somos previlégiado por estar nessa familia.pra min é uma honra.Boa tarde.Alessandro.Eu mim chamo de José Eduardo de Freitas Barbosa.

      Excluir
    3. Eu me chamo Ínivers Freitas Fortes, então quer dizer que o Freitas é de origem alemã... legal..

      Excluir
    4. Havia dado uma pesquisada também no Fortes, e vem de linhagem Nobre italiana, tem passagem por Portugal e França também.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Eu sou Luana Gonçalves de Freitas..kkk

      Excluir
    7. Meu nome é Sandra Simone de Freitas... Muito prazer

      Excluir
    8. Olá meu nome é Jéssica Freitas Veríssimo, gostei de saber a origem do meu nome.

      Excluir
    9. Eu sou Jhonatan Freitas da silva

      Excluir
    10. E como ficaria uma família com sobrenome FERREIRA DE FREITAS???

      Excluir
    11. Leo Freitas Fractus tenho orgulho pela familia Freitas

      Excluir
    12. MEU BISAVÔ ERA CARIOCA ,E SE CHAMAVA JOSÉ DE FREITAS .DE ONDE VEIO NÃO SEI

      Excluir
    13. MEU NOME É LIENAI FREITAS DE CARVALHO

      Excluir
    14. Achei super. Orgulho. Meu nome é Máira de Freitas Silva

      Excluir
    15. eu gostaria de saber se todos de Freitas são aparentados...meu pai diz que Freitas e de Freitas são sobrenomes diferentes...alguém pode falar alguma coisa a respeito?

      Excluir
    16. desculpe, mas meu nome é yewa lintz de Freitas...joana é nome de face...tenho um perfil pra família e amigos mais chegados com yewa lintz de Freitas que é meu nome mesmo

      Excluir
    17. Meu nome é Clodoaldo Dias de Freitas e meu pai se chama João Batista Dias de Freitas, somos dos Freitas que vieram da europa para minas gerais e de minas gerais para São Paulo.

      Excluir
    18. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    19. BOM DIA

      MEU NOME É MAICON DO NASCIMENTO DE FREITAS
      SOU UM DOS POUCOS DA MINHA FAMILIA QUE
      MANTEM O SOBRENOME
      MEU PAI É DE SÃO PAULO CAPITAL
      IVAIR DONIZETE FREITAS
      MEUS AVOS VIERAM DO ESTADO DE MINAS GERAIS
      E DA EUROPA ETC...
      ESTOU EM BUSCA DA MINHA CIDADANIA PORTUGUESA SEM NEM POR ONDE COMEÇAR KKKKK

      MEU FACEBOOK
      https://www.facebook.com/maicon.cba

      Excluir
  2. Ps: Muito obrigado por divulgar o nome de minha família, fico muito grato, a propósito, adorei seu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. elaine rodrigues de freitas fico muito feliz por meu sobre nome esta ai

    ResponderExcluir
  4. Exmos Senhores, uma retificação histórica ao acima publicado: D. João Dias de Freitas foi o 1º a usar o apelido "de Freitas" por senhorio da terra de Freitas, onde teve seu solar, a Casa do Paço de Freitas e a Quinta do Corvo, no século XII e ainda hoje existentes. Era filho de D. Diogo Gonçalves de Cête-Urrô, fidalgo cavaleiro de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal, e que morreu na batalha de Campo de Ourique, no Alentejo, contra os mouros, no ano de 1139. D. Diogo Gonçalves de Urrô, era filho de D. Gonçalo Ouveques, patrono e "restaurador e defensor do mosteiro de Cête”, antigo mosteiro-fortaleza que remonta ao século VIII (Paredes). D. Gonçalo Ouveques foi Maiorino do Rei Afonso IV de Leão, e companheiro de armas do Conde D. Henrique de Borgonha, casado com D. Teresa, infanta de Leão e condessa-rainha de Portugal, pais de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal. D. Diogo Gonçalves de Cête-Urrô foi senhor de Urrô (Penafiel), onde tinha a sua torre paçã, senhor de Cête, Mouriz e Castelões de Cepeda (provincia de Entre Douro e Minho). Foi também governador de Lafões, na província das Beiras. Casou com D. Urraca Mendes de Bragança, filha de uma das principais famílias nobres de Portugal. Andam os Freitas ligados à Casa Real Portuguesa desde os primórdios da fundação da Nação. O brasão dos Freitas foi atribuído a D. João Dias de Freitas por serviços prestados à causa real na reconquista de Portugal aos mouros e não é alheia a circunstância de D. Diogo Gonçalves de Cête-Urrô, pai daquele, ter morrido em Ourique para salvar o rei da morte, já que este estava cercado pela mourama. Os meus cumprimentos. João Carlos da Silva e Freitas. Casa da Torre de Urrô, Penafiel - Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Um acrescento ainda: D. Gonçalo Ouveques de Cête foi casado com D. Brites e estão ambos sepultados em túmulo granitico monumental na Igreja do Mosteiro de São Pedro de Cête.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em minhas pesquisas cheguei a essas informações também. Alã Roberto de Freitas - natural do Paraná , atualmente residindo em São Paulo capital.

      Excluir
  6. Maria Eduarda Freitas Godinho *-------------*

    ResponderExcluir
  7. ALES DOS REIS FREITAS AUSHAUHSAUHSS

    ResponderExcluir
  8. Helaine Alves de Freitas
    Nossa família ainda carrega o "de Freitas"
    :D orgulhosa!

    ResponderExcluir
  9. Priscila Silva de Freitas (nome de Solteira).
    Minha família é muito parecida com a descrição relacionada ao alemão, pois meus avós maternos e paternos tem descendência alemã.
    Freitas Sim com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  10. Olá gostei muito de saber sobre nossa origem, meu nome é Marcelo Lopes de Freitas.

    ResponderExcluir
  11. Que legal, o meu é Fabrício Simplício de Freitas.

    ResponderExcluir
  12. Estou pesquisando a linhagem de minha família em Três Rios, Rio de Janeiro. Meu avô nasceu em Três Rios em 1912. Seus pais são José Octávio de Freitas e Orminda da Silva Mendes.

    Quem puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  13. ola sou da família Freitas Guimarães e Freitas genuíno ...vcs sabem se é da mesma família que veio para o brasil em meados de 1880 ou tem outras......
    se puderem me ajudar eu agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irama. Eu também sou Freitas Guimarães. Sim, é essa família mesmo. Nossos antepassados vieram pra cá em meados dos anos 1880 e se fixaram no estado de SP. Um abraço, Rodrigo de Freitas Guimarães

      Excluir
    2. Nossa meu bisa é do interior de são paulo também não conheci ele mais seu nome José FREITAS, CASADO COM OELINDA GALANI, PAI DE JOÃO DE FREITAS, ODILA DE FREITAS, DARCI DE FREITAS, TEREZINHA DE FREITAS FERNANDES E DE MOACIR DE FREITAS.

      Excluir
  14. Estavamos eu e minha mana sem fazer nada...daí resolvemos pesquisar nossa linhagem!!!Sou Glycia Mesquita Freitas e minha irmã é Rebeca Mesquita Freitas...mas minha familia paterna eh em grande parte composta de Freitas!!!vou continuar pesquisando...
    ^.^

    ResponderExcluir
  15. tbm sou um freitas Vanessa Freitas e é uma honra carregar este sobrenome

    ResponderExcluir
  16. Gostaria que me ajudassem a descobrir de qual das ramificações dos ''de Freitas'' originaram os descendentes em Pernambuco, meu bisavô se chamava Antônio Gonçalves de Freitas.

    ResponderExcluir
  17. vandir dionizio de freitas gosto muito do sobre nome.

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal meu nome é Michel Freitas ,e fiquei feliz em saber sobre a historia,da minha família.

    ResponderExcluir
  19. Sou Alex Teixeira de Freitas, mas tenho origem de Freitas tanto por parte paterna como materna. Meus pais são de Rio Pardo De Minas. Gostaria de saber como os Freitas foram parar la?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. adorei saber de tudo isso, meu nome é Marlene de Freitas filha de José de Freitas e Maria José Castro de Freitas sempre tive orgulho do meu sobrenome de Freitas.

    ResponderExcluir
  21. Eu sou Allan Luiz Ramos de Freitas.

    ResponderExcluir
  22. Sou Leandra dos Santos Freitas, meu pai Eraldo Januário de Freitas. Tenho muito orgulho da minha origem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite a todos e um feliz natal, me chamo João Batista de Freitas Pereira, sou descendente dos Freitas da linha dos espanhóis, vindos de nas esquadras junto ao rei de Portugal, me orgulho deste sobre nome, que nosso passado e antepassados nos orgulhem!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  23. Alguém sabe a origem dos Freitas que vieram para Quatá SP?

    ResponderExcluir
  24. Ola, sou Lorena Freitas...orgulho da origem....será alguns de nos somos parentes verdadeiros?

    ResponderExcluir
  25. Olá, me chamo Douglas Freitas. Alguém sabe informar onde se encontra o brasão da afamilia?

    ResponderExcluir
  26. Olá boa tarde!

    Minha familia é Pernambucana e meu Avô é um Freitas. Tenho suspeitas que ele seja de origem alemã pois estudando sobre a história do Nordeste muitas familias alemãs imigraram durante décadas. Hoje estou pesquisando isso pois quero ter um histório de familia before meu Avô e se descobrir a origem familiar solicitar uma dupla nacionalidade. Se alguém quiser contribuir com minha pesquisa agradeço.
    O nome do meu avô paterno é JOSÉ BATISTA DE FREITAS SOBRINHO - Sua familia é toda pernambucana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batista é Italiano é mais fácil conseguir que o Alemão

      Excluir
  27. Acessem familysearch.org e divirtam-se. é possivel buscar informações e construir a arvore genealogica. Sou descendente de Freitas Jesus e Freitas Caetano vindos do Faial, Ilha da Madeira, para Araraquara/SP e posteriormente São José do Rio Preto/SP, fundando Borboleta hoje Bady Bassitt. Temos o grupo Freitas Jesus (Faial/Araraquara) no facebook. buscamos informações sobre nossa origem e sobre destinos de descendentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, também tenho a descendência caetano de Freitas do estado de são paulo , minha bisa chamava CLARISMUNDA CAETANO DE FREITAS , FILHA DE JOÃO CAETANO FILHO E SEBASTIANA DE FREITAS JESUS, gostaria saber mais sobre essa descendencia italiana.

      Excluir
    2. ola, também tenho a descendência caetano de Freitas do estado de são paulo , minha bisa chamava CLARISMUNDA CAETANO DE FREITAS , FILHA DE JOÃO CAETANO FILHO E SEBASTIANA DE FREITAS JESUS, gostaria saber mais sobre essa descendencia italiana.

      Excluir
  28. Sou Simone de Freitas Fernandes(nome de solteira). Meus avós maternos se chamavam Alencar José de Freitas e Raimunda Marcelina de Freitas. Conheceram-se e uniram-se pela segunda vez(os dois eram viúvos). Moraram em Ponte Nova-MG. Valença-RJ e Rio de Janeiro(onde faleceram). Minha família é muito grande e espalhada, que eu saiba, por MG, RJ, SP.

    ResponderExcluir
  29. Olá me chamo Stefanny Rafaelly Freitas Garcia meu bisavô se chamava Joaquim Afonso de Freitas o mesmo veio de Portugal para o estado do Pará e se instalou no Maranhão queria saber se ainda permanece algum membro da família em Portugal. Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Olá me chamo Stefanny Rafaelly Freitas Garcia meu bisavô se chamava Joaquim Afonso de Freitas o mesmo veio de Portugal para o estado do Pará e se instalou no Maranhão queria saber se ainda permanece algum membro da família em Portugal. Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Paulo de Freitas Mariano,meu sobrenome veio lado do lado materno,Rio janeiro,mas sou nascido em são paulo,familiares do rio é muito grande é não conheço praticamente ninguém.meus bisavós eram imigrantes italiano e português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Davi Pereira de Freitas, minha família é de Nova Friburgo/RJ e minha mãe falava que tinha parentes em São Paulo

      Excluir
  32. meu sobrenome de solteira é Dias de Freitas, igual do meu pai.
    somos de são jõao da boa vista-sp....

    ResponderExcluir
  33. ola aqui Filipe Salvador de Freitas,

    ResponderExcluir
  34. ola aqui Filipe Salvador de Freitas,

    ResponderExcluir
  35. Minha Família é de Osório Rio Grande do Sul eu sou Roger Machado De Freitas

    ResponderExcluir
  36. Muito bom, mais uma ilustre família.
    Há quem afirme existir duas origens do sobrenome, tendo eu
    lido um artigo em que se diz uma variante com o sobrenome "Freitag" de uma família de origem alemã (emigrantes), mais tarde adaptado para "Freitas", alguém me poderia confirmar tal possibilidade.

    José Pedro Bandeira da Silva Freitas

    ResponderExcluir
  37. Meu sobrenome tem tanta história kkk

    ResponderExcluir
  38. Meu sobrenome tem tanta história kkk

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é Vicente de Araujo Freitas, filho de Vicente Gomes de Freitas, sou natural de Limoeiro Pernambuco. Alguem pode me ajudar de onde pode ser as ramificações de minha família?

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Ola, Sou Elizabete de Freitas, filha de Ricarte Rodrigues de Freitas e neta de Joao Rodrigues de Freitas. Onde posso localizar maiores informaçoes sobre meus antepassados, haja visto que meu pai e meu avo sao falecidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU SOU JOSIANE RODRIGUES DE FREITAS, A ORIGEM É DE PORTUGAL MAS MEUS AVÓS E MEU PAI VIERAM DE PONTE NOVA - MG E EU RESIDO EM JUIZ DE FORA - MG

      Excluir
  42. sou Emerson de freitas , filho de joao de freitas que e natural da ilha da madeira, descendente de Diogo comandante do rei !! faleceu aqui no brasil 08/08/2015 ....homem lutador e horrado deixa dois filhos e esposa!

    ResponderExcluir
  43. sou Emerson de freitas , filho de joao de freitas que e natural da ilha da madeira, descendente de Diogo comandante do rei !! faleceu aqui no brasil 08/08/2015 ....homem lutador e horrado deixa dois filhos e esposa!

    ResponderExcluir
  44. Somos todos parentes também sou dos Freitas..

    ResponderExcluir
  45. Somos todos parentes também sou dos Freitas..

    ResponderExcluir
  46. Meu nome é peculiar Jessica Freitas Brasil ����

    ResponderExcluir
  47. Pessoal, o meu nome Fernando Paulo Novais de Freitas, resido em Fafe cidade, mas o facto de em Fafe existir uma aldeia com o nome de Freitas, quer dizer algo!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Me chamo Filipe Oliveira de Freitas...gostei do que li.

    ResponderExcluir
  49. Me chamo Filipe Oliveira de Freitas...gostei do que li.

    ResponderExcluir
  50. Eu me chamo Mário Luiz Aires de Freitas, quero saber a origem desse meu Freitas que era do meu avo Português que casou com minha avó aqui no Brasil, ele era caixeiro viajante e faleceu quando meu pai tinha 5 anos, é só o que eu sei.

    ResponderExcluir
  51. Como faço para ter a imagem do brasão dessa família tão linda?

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde aos demais. estou tendo dificuldades de montar a linha do tempo da família Freitas. talvez possamos nos ajudar não sei se já existem sites e grupos no face ou blogs. caso não tenha podemos criar em conjunto para montar esse grande quebra cabeça. acho que tanto toda ajuda é bem vinda mesmo as dos Freitag que em determinada época assumiram Freitas como apelido.

    ResponderExcluir
  53. JAH SABIA DA DESCENCIA DA FAMILIA FREITAS DE PORTUGUAL E QUE COM CASAMENTO E UNIAO COM A FAMILIA NEGREIROS PARTE DOS ANCESTRAIS DE MINHA AVO MATERNA BENEDITA ENGRACIA NEGREIROS DESCENTES DE ALEMAO COM AFRICANOS FORMOU-SE P CLA DE LA BUESTA NEGREIROS DE FREITAS TDS SANGUE AZUL E BAROES E BARONESAS RESIDENTES EM FORTALEZA, TERESINA E SAO LUIS-MA, ONDE A PARTIR DE 2016 COMEÇOU CHEGAR UMA NOVA GERAÇÃO.SALVE OS NEGREIROS DE FREITAS DESSES TRES ESTADOS BRASILEIROS.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia, gostaria que me pudessem enviar o ficheiro em pdf ou png ou jpeg do Brasão Freitas. Pois é como muita honra que faço também parte dela. Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Adoro este Brazão, sou Freitas origem na Madeira. Obrigada. beijinhos <3

    ResponderExcluir
  56. O nome do meu avô era Romalino de Freitas Pereira.
    Meu sobrenome é Bastos Pereira

    ResponderExcluir