terça-feira, 6 de outubro de 2009

Brasões da Família Ribeira e da Família Ribeiro


O sobrenome Ribeira e o sobrenome Ribeiro surgidos na Península Ibérica têm a origem na mesma palavra latina, ripariu, sendo ribeiro é o nome dado a um rio pequeno, e ribeira é nome dado à terra banhada por um rio, daí deve ter surgido os sobrenomes Ribeira e Ribeiro, adotado por pessoas que habitavam terras que já tinham o nome Ribeiro ou Ribeira, devido à existência de um rio na região. Há quem diga que as duas famílias são a mesma, havendo apenas uma variação na grafia.
Acima e abaixo os brasões das famílias Ribeiro e Ribeira de Portugal.

10 comentários:

  1. descrição no site genealogias.org:

    Esquartelado: o primeiro e o quarto de ouro, com quatro palas de vermelho (Aragão); o segundo e terceiro de negro, com três faixas veiradas de prata e vermelho (Vasconcelos).
    Timbre: um lírio de verde, com cinco flores de ouro.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, parabéns.
    José Carlos Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. Jakylam Ribeiro
    simplesmente iraaaaaaaaaaaaaaaado

    ResponderExcluir
  4. Conte a história desse brasão. A quem pertencia. Qual ano foi adotado o brasão. Que tipo de familia usava esse brasão. Essas histórias.

    ResponderExcluir
  5. E quais regiões de Portugal e/ou Espanha que existiam os Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Ribeiro são uma das maiores e mais antigas famílias portuguesas, desta forma parte de sua história se perdeu no tempo e se mistura pelos seus diversos ramos.
      Os Ribeiro receberam alcaidarias-mores e morgados em Portugal, como o de Castelo Melhor. A família teria se estabelecido na freguesia de São Paulo em Lisboa, além de também terem se estabelecido na Ilha de São Miguel nos Açores.
      O brasão dos Ribeiro é esquartelado com os brasoes da família Aragão ( em ouro com bastões vermelhos) o dos Vasconcelos (em preto com três faixas veiradas de vermelho e prata) uns dizem que eles usam tais armas por descenderem dos Aragão e dos Vasconcelos.
      O brasão pode ter sido entregue a Afonso Pires da Ribeira ou a seu filho Pedro Afonso da Ribeira no século XIII, já nos primeiros anos do reino português, e eles teriam vindo de Cabrera e Ribera no Reino de Leão.

      Excluir
    2. Onde poderia saber o grau de parentesco entre a minha família e Afonso Pires da Ribeira, se o brasão por direito, é dos Ribeiro? Poderia dar uma dica?

      Excluir
    3. Augusto Romano Sanches de Baena cita que as armas dos Ribeiro são uma referência aos condes de Cabrera, ele cita um conde chamado D. Osorio, quem eu acredito ser Monio Osórez de Cabrera, mordomo de D. Afonso Henriques o primeiro rei de Portugal.
      Outras fontes dizem ser D. Osório Garcia Conde de Cabreira pai de Monio Osórez de Cabrera, deles descenderia as famílias Vasconcelos e Ribeiro.
      Augusto Romano Sanches de Baena continua dizendo que o brasão foi entregue a família Ribeiro em memoria dos condes de Cabrera e Ribera, não especificando a quem ou a que ramo da família foi concedido tal brasão.
      Quanto a Pedro Afonso Ribeiro, que dizem ser quem recebeu o brasão dos Ribeiro, ele foi senhor de Canidelo no atual Distrito do Porto, isso é citado nas inquirições do rei Dinis I. Afonso Pires Ribeiro filho primogênito de Pedro Afonso Ribeiro e chefe dos Ribeiro passou para Galícia quando se tornou senhor de Lobeira, seu filho Pedro Afonso Ribeiro II também foi senhor de Lobeira, seu filho Gonçalo Ribeiro não teve filhos homens conhecidos, logo brasão retornaria a linhagem do homem mais próximo que seria Gonçalo Pires Ribeiro, este porém acredito ser ilegítimo Pedro Afonso Ribeiro, então o chefe seria o irmão de Pedro, chamado João Afonso Ribeiro, filho de Afonso Pires da Ribeira, ou a seu irmão Rodrigo Afonso Ribeiro.
      Os descendentes de Pedro Afonso Ribeiro e Afonso Pires da Ribeira são do Norte de Portugal, uma vez que foram senhores nestas regiões, para saber se você tem algum parentesco com eles você deve procurar sua genealogia buscando saber de onde são os Ribeiro de sua família, se tiverem vindo do Distrito de Braga ou do Distrito do Porto é bem provável que você descenda dos antigos Ribeiro.

      Excluir