quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Brasão da Família Sousa

O sobrenome Sousa, ou a comum variação Souza, de origem portuguesa, não se sabe ao certo de qual palavra ele se originou, uns acreditam que provem do latim saucia, que significa pedra, já outros dizem que provem de saza, que por sua vez significa seixo, coincidentemente ou não Sousa também é nome de regiões de Portugal, em que estão um rio chamado Sousa, cuja origem é a palavra latina saza, e próximo ao rio há uma povoação chamada Souza, na qual tem sua origem na palavra latina saucia.

As referências mais antigas sobre esta família citam a região próxima ao rio Souza na qual, entre século VIII e XI, os seus donos passaram assimilar para si o nome do rio, desta linhagem gerou-se o ramo nobre da família, que tinha uma parentela com os reis de Castela, Leão e com antigos reis visigodos, por isso em alguns brasões da família Souza se vê alusões as armas de Castela e Leão.

Acima os dois mais comuns brasões da família Sousa de Portugal, sendo o primeiro, em prata, mais usado pela família Souza e o segundo, em vermelho, assimilado a família Sousa.




29 comentários:

  1. cara meu nome e bruno(brunomanagernet@hotmail.com),sou da família Souza,da geração direta da antiga familha da parte do meu pai.
    gostei do terceiro modelo, rs r sr sr sr
    bom um abraço meu caro até mais.

    ResponderExcluir
  2. cara sou o primogênito da minha geração, sou tembem de sobrenome Sousa, e tenho Lima tambem mas eu gostaria de Ver como seria o Brasão Sousa Lima. se vc tiver post ai, valeu!

    ResponderExcluir
  3. Qual a diferença entre "de Sousa" e "de Souza"?
    Abs a tds...
    vasq@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sobrenome Sousa, ou a comum variação Souza, de origem portuguesa, não se sabe ao certo de qual palavra ele se originou, uns acreditam que provem do latim saucia, que significa pedra, já outros dizem que provem de saza, que por sua vez significa seixo, coincidentemente ou não Sousa também é nome de regiões de Portugal, em que estão um rio chamado Sousa, cuja origem é a palavra latina saza, e próximo ao rio há uma povoação chamada Souza, na qual tem sua origem na palavra latina saucia.

      Excluir
    2. Moro em Portugal. Os poucos Souzas, com Z, existente por aqui são de origem brasileira.
      Aqui em Portugal, Sousa é com S.
      Reparem que ao contrário no Brasil é raríssimo encontrar família Sousa com S.

      Excluir
    3. Minha família é raríssima :)

      Excluir
    4. Meu sobrenome Sousa e com S ;)Ai e bom saber essas coisas de antepassado creio que devo ter muitos parentes desconhecido tenho vontade de descobrir isso Nome: Paloma de Sousa Reis. Queria saber mais =/

      Excluir
    5. Minha família é raríssima²
      haha

      Excluir
  4. Jonsu Vasq disse...
    Qual a diferença entre "de Sousa" e "de Souza"?
    Abs a tds...


    ....é apenas uma variação do sobrenome .-.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou da familia sousa Gago do Algarve, minha avó era Sousa e meu avô era Gago, portanto meu Pai era Sousa Gago e eu Sousa Gago sou. meu Pai era de 1920 portanto meus sobrenome Sousa Gago já vem de longa data. Gostaria de saber mais sobre...

    ResponderExcluir
  6. o "de" no sobrenome é um significado de nobreza. Antigamente as pessoas eram conhecidas tipo assim: "Alice de Belo Horizonte" (se belo horizonte fosse uma família e alice pertencesse a essa família). Assim ficava o sobrenome.. geralmente.. quem tem "de" é de descendência de famílias mais nobres... mais ricas... é algo assim.. aprendi na aula de história..

    ResponderExcluir
  7. Sou De Sousa. O que significa as quatro luas e os cincos besantes dentro dos pequenos escudos?
    Se tiver informações sobre o brasão da família Mazzini, eu agradeço, nele contém uma mão segurando uma maça (arma medieval), alguns com três rosas ou estrelas.

    https://twitter.com/#!/JonathanMazzini

    ResponderExcluir
  8. Eu sou descendente de um nobre espanhol chamado José Firmino de Sousa/Souza que era da região norte da Espanha, Galícia. Ele foi o bisavô de meu bisavô João Firmino de Sousa/Souza. Eu sei disso por causa de minha tia Manuela que descobriu isso nos papéis da Igreja da Cidade de Cícero Dantas_ interior norte da Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu sobrenome e souza e sou originario da Galicia mas quando saimos de la a Galicia era de Portugal e não da Espanha quem sabe somos parentes não?

      Excluir
  9. Amigo, meu nome é: Sérgio de Souza do Ó, sabe algo sobre o brasão da falia Souza do ó?

    ResponderExcluir
  10. o meu nome é Luana de Souza Franco e já vi o brasão das duas famílias ,o Souza é da minha mãe e o Franco por parte do meu pai.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou William da silva e souza soares , não da para crer que sou espanhol com português ,e meus antepassados foram da realeza o nobres ...quero voltar no tempo para conserta coisas no presente....rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. qual a diferença do posicionamento das luas nos escudo??? em um tipo de escudo as luas estão em pé formando um trevo em cruz e em outro as luas formas um trevo em "x" qual a diferença?

    ResponderExcluir
  13. sou familia sousa mas o meu e com z souza

    ResponderExcluir
  14. este nome e lindo de mais eu sou sousa com muita alegria esta falinha que DEUS ama














    ha

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Isso porque o sobre nome Souza ou Sousa são de origem da união espanhola com a portuguesa. o sobrenome souza é Brasileiro porque é foi feita uma correção para o português de pronuncia da palavra sousa que é europeia, isso poe ser visto na variante entre os próprios brasões o vermelho com 4 luas é brasileiro e o com leões espanhóis e insígnias ambos azuis é europeu.
    agora Sr. Paulo Jose, vai de você ir mais afundo na sua pesquisa familiar para saber de suas origens.
    atenciosamente.
    Johnny Henrique Souza

    ResponderExcluir
  17. Muito legal eu amo meu sobrenome Sousa principalmente porque é com "S"

    ResponderExcluir
  18. Legal.. Meu nome é Thalia Cristina de sousa, legal saber que algo me compete... MAs afinal, o S muda c o Z???

    ResponderExcluir
  19. eu sou souza e meu bizavo ere portugues. ele veio de escondido no navio; e se deu bem.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou Sousa, com "s" e toda minha família também.

    ResponderExcluir