terça-feira, 6 de outubro de 2009

Brasão da Família Lima

A origem do sobrenome Lima nos leva ate a Grécia antiga, em que na mitologia, havia no Hades um rio chamado Lete, no qual aquele que bebesse das suas águas esqueceria tudo, o nome Lete ou Lethe, significa esquecimento, mas o seu contrario é verdade, o que torna o sentido de Lete mais próximo de ilusão do que de esquecimento.
Para os romanos este rio ficava na península ibérica e era chamado de Lima ou Limia, mito criado pelo filosofo, geógrafo e historiador grego Estrabão, segundo a mitologia, quem atravessasse o rio esqueceria de todas as suas lembranças, mas o mito foi quebrado, quando o general romano Decimus Junius Brutus atravessou o rio e chamou na outra margem os seus soldados pelo nome.
O rio Lima nasce no norte da Espanha e segue ate Portugal onde desagua no oceano, e foi na região deste rio que surgiu o sobrenome Lima, o sobrenome Lima foi assimilado pelos senhores desta região e por volta do século XV ganhou seu brasão.

25 comentários:

  1. Pow meu nome é Lydson Phellippe Lima da Silva,gostei muito de saber a origem do meu nome,parabens pelo cite muito bom mesmoo...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. eu sou mais uma LIMA é sempre bom saber as origens além do mais quando se tem uma linhagem direta dos LIMA.
    o significado é chefe...kkkkkk...esquecimento...esse site é massa...meu nome é CINTHIA HELENA DA COSTA LIMA...os brasões são lindos...não é toda família que fabricava armas antigamente...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. massa saber sob o atepassado meu nome é Rita de Cassia Lima e o brasão e lindo

    ResponderExcluir
  5. Isso enriquece ainda mais meu conhecimento sobre a nossa família LIMA.Poucos são as famílias, q tem um Brasão bonito como este e cheio de histórias.
    Site está de parabéns...

    ResponderExcluir
  6. Tenho orgulho do meu sobrenome Lima,e o brasao e lindo.Obrigado e parabens pelo site.

    ResponderExcluir
  7. Massa mesmo, também gostei de saber da origem do meu sobrenome. Meu nome é Elcio João de Lima.
    Vou fazer uma camiseta com este Brasão.

    ResponderExcluir
  8. Legal mesmo, gostei de saber da origem do meu sobrenome. Meu nome : Netto Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao tem assim um historico de guerra mais e bom

      Excluir
  9. Parabéns pelo blog e pesquisa. A história dos sobrenomes e brasões familiares são sempre interessantes.
    Ivan P.L.de Lima

    ResponderExcluir
  10. seus viados cala boca tambem sou lima kk bicha

    ResponderExcluir
  11. Gostei de saber da origem do meu nome.. Parabéns =)

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Igor Henrique Reis Lima e estou pesquisando a origem e significado de cada um dos meus nomes e fiquei impressionado com o que descobri. O brasão da minha família é muito lindo, show!!!

    ResponderExcluir
  13. Ha diferença se houver o (De Lima)
    abraço

    ResponderExcluir
  14. Nossa que legal! Tenho muito orgulho deste sobrenome! Sou uma Lima legítima ! meu nome é: Alzira Maria de Lima Moura .

    ResponderExcluir
  15. Poxa! Legal. O brasão na nossa família "Lima" é lindo. O meu nome é EDVALDO DA SILVA LIMA
    Parabéns pelo site.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. Ao encontrar este site em que o sobrenome LIMA tem sua origem em um nobre de Portugal e com o brasão da família, alegrei-me muito por conhecer as minhas origens. Paulo Cézar de Lima.

    ResponderExcluir
  17. Tb sou Lima, adorei saber da origem. meu nome é Mary Lucia Valle de Lima

    ResponderExcluir
  18. muito legal meu nome tambem tem lima gosteii mtmmt

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se a diferença entre o sobrenome lima, e de lima?

    ResponderExcluir