quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Brasão Da Familia Conceição

O sobrenome Conceição, de origem Portuguesa e Espanhola (Conception), era usado como um nome batismal, proveniente do latim CONCEPTIO fazendo referência a concepção da Virgem Maria, era muito comum na Península Ibérica os pais batizarem os filhos nascidos nos dias em que era celebrada a Virgem Maria com o nome Conceição, na verdade grande parte dos sobrenomes de classe religiosa tem sua origem nesse costume, no qual os filhos recebiam o nome de acordo com o festival religioso celebrado no dia de seu nascimento ou devido a alguma graça concedida por algum santo, com o passar do tempo o nome se tornou sobrenome, que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, mas muitos descendentes de escravizados ou indígenas tem este sobrenome devido aos padres que os batizavam com ele. 
O brasão ao lado pertence ao armorial espanhol e português, nele vemos um unicórnio de ouro sobre um esmalte azul, o unicórnio, figura mítica, significa a pureza, geralmente associado à virgindade, neste caso ele representa a Virgem, a cor azul do escudo, é a cor que na Era Medieval foi associada à Virgem Maria, o azul juntamente com dourado simboliza também a nobreza.

21 comentários:

  1. Em virtude da minha mãe ser de origem espanhola e chamar-se Maria da Conceição, adorei a explicação e mais ainda a homenagem feita a ela pelos meus avós.

    ResponderExcluir
  2. olá sou a Nadine. estou a procura de Maria do Carmo da Conceição, ela é irmã de minha avó que não se veem a mais de 50 anos. quem conheçer por favor entre em contato comigo pelo meu email. nadine.de.carvalho@hotmail.com Obrigada (:

    ResponderExcluir
  3. procuro alguem em Espanha que me de alguma indicaçao de um cidadao espanhol de nome Benigno (penso que seja assim) e que viveu na cidade de ALMADA anos 20 a 30, minha avo Rosa Dias da Silva. o meu contato jcdiasc@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Qual a origem desse nome na região norte de Alagoas?

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA .
    GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DO SOBRENOME JASTER E SUA ORIGEM.
    Resposta pelo e-mail: kildrejaster41@gmail.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA .
    GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DO SOBRENOME JASTER E SUA ORIGEM.
    Resposta pelo e-mail: kildrejaster41@gmail.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponível em:

      http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/08/brasao-da-familia-jaster-wettermann.html

      Excluir
  7. Ola sou flavio freire neto de maria sebastiana da conseiçao filha de antonio conseiçao portegues ligitimo ela esta a procura de parentes em portugal

    ResponderExcluir
  8. Gostava de ter informação sobre o apelido Carmona!! Mto obrigada. Cristina

    ResponderExcluir
  9. Estou a procura de minha mãe TÂNIA APARECIDA SILVA DA CONCEIÇÃO, pois não conheço ela foi criada num orfanato. Desde já Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó e Silva Conceição que saber ela possa te ajudar

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. meu nome é marcos andre da conceiçao qual é a minha origem

    ResponderExcluir
  12. Minha bisavó e irmãs dela tinham esse sobrenome Conceição década de 1800 no estado da Paraiba região nordeste do Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a origem do meu sobrenome Conceição e adorei saber, bem interessante!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a origem do meu sobrenome Conceição e adorei saber, bem interessante!

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Batista do Nascimento Conceição Soares, sou bisneto de Tereza Maria da Conceição que nasceu na cidade de Juazeirinho na Paraiba no ano de 1876 ele viveu por 120 anos era irmã de Dores Maria da Conceição e tinha mais três irmãs os pais dela meus tetravos nasceram no ano de 1850 e meus tataravos nasceram no ano de 1829 e os tataravos de minha bisavó Tereza Maria da Conceição nasceram no ano de 1810 também no estado da Paraiba.

    ResponderExcluir