sábado, 3 de outubro de 2009

Brasões das famílias Franca, França, Franco e Francisco

Os sobrenomes Francisco, Franco, França e Franca, têm consigo praticamente a mesma origem, o povo franco.
Os francos era uma das tribos germânicas que invadiram o império romano e fundaram um reino onde, grande parte, hoje fica a França, na língua franca a palavra franco era sinônimo de “livre. Durante a idade media era costume chamar toda a pessoa que era originaria destas terras de Franco ou Francisco, já que Francisco significa filho do franco ou aquele que nasceu na terra franca, em um sentido mais amplo homem livre ou filho da liberdade, esse costume passou a ser adotado em toda a Europa, e em toda ela o nome Francisco é bem popular, com a morte do imperador franco Luís o Pio, o reino franco foi dividido em três e um deles formou a França moderna, o próprio nome França significa ‘terra dos francos’, com isso os antigos imigrantes originários da França adotaram o nome de seu país de origem como sobrenome.
Quanto ao sobrenome Francisco, ele recebeu um grande impulso por causa de quatro santos católicos com o mesmo nome e populares nos paises latinos europeus, principalmente São Frâncico de Assis, por isso temos uma família Francisco ,da Itália, da Espanha e de Portugal. Devotos destes santos, entre eles os nascidos no dias em que eram celebrados os Santos chamados Francisco, assumiram para si este nome como sobrenome.

Ao sobrenome Franca podemos considerá-lo uma variação do nome Franco ou França. Abaixo o brasão da família Franca do armorial português, acima o brasão da família Francisco do armorial espanhol e ao lado o da familia França do armorial portugues, e abaixo, tambem,os brasões da família Franco, em um deles, vemos no chefe do escudo, parte superior do escudo, a cruz de São Jorge, com o timbre de um cavalo de prata, talvez uma analogia ao cavalheirismo e a nobreza de atos, brasões originários do armorial portugues.

28 comentários:

  1. Oi, meu nome é Fernando dos Santos Franca e eu sempre quis saber a verdadeira origem da minha família. Muito obrigado pela informação detalhada!

    ResponderExcluir
  2. eu não acho a origem do meu nome em lugar nenhum saré que vcs podem me ajudar ???
    o que eu sei é q é francês (FLOQUET) mas eu queria mais detalhes , com vcs fizeram acima por favor
    rodrigo_floquet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. we minha mãe tem o sobrenome FRANÇA e a vô dela falava que eles vieram da italia se não for encomodo mim ajudem nessa
    e-mail:
    dionatan2003@gmail.com

    brigadão

    ResponderExcluir
  4. Sou Marcelo França e muito obrigada por mostrar a historia dos meus descendentes!

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu nome é Genilson Jorge França, filho de Adilson França, natural de Castelo, E.S, contato genilsonjorge@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog! Tantos anos procurando por esta informação e agora com os avanços tecnológicos ultrapassamos barreiras! Sou Adriana França Pertel Borges!

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é jocelino josé francisco junior filho de jocelino josé francisco e néto de jovelino josé francisco
    gostei muito de saber a história da minha familia.
    obg.

    ResponderExcluir
  8. meu sobrenome tmb é França,gostaria de saber mais detalhes sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  9. meu sobrenome também é françes gostoria de saber a historia do meu sobrenome

    ResponderExcluir
  10. MEU NOME É : JOSÉ ANTÔNIO DE FRANÇA.

    GOSTO MUITO DE MEU NOME E DO BRASÃO.

    UM GRANDE ABRAÇO A TODO(A)S OS FRANÇAS

    ResponderExcluir
  11. o meu nome é rebeca leandro de frança sempre Quiz saber a origem do meu nome estou muito satisfeita pela pesquisa

    ResponderExcluir
  12. meu nome claudia frança filha de, antonio frança fihlo,neta de antonio frança, bisneta de manoel antonio frança , que dizia pros filhos que veio de navio da calabria na frança ,chegou no brasil entre 1890 e1900, tenho o maior orgulho de ser frança , beijos a todos os franças

    ResponderExcluir
  13. Priscila Beatriz França ^^ filha de Lucimar França e neta de Altamira França.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Guilherme da Silva França e gostei do post rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá
      Guilherme também gostei. e temos o mesmo sobrenome. rsr

      Excluir
  15. oi me chamo george oliveira franco...gostaria de saber se poço tirar um passaporte portugues com o sobre nome franco? sou de fortaleza no ceara....e-mail georgefoxplay@hotmail.com face george oliveira franco

    ResponderExcluir
  16. Olá, achei este site muito interessante e gostaria de saber se a minha família também pertence a estes citados, sou da Bahia, região centro sul, meus avos e bisavós moravam na zona rural a uns 80 km de vitoria da conquista, nunca ouvi historias mais antigas, mas gostaria muito de saber a origem de meu sobrenome. por favor me mandem algo sobre, sei la alguém da mesma região com o sobrenome, alguma historia, meu Email é: kcau100@hotmail.com .... Meu nome Cláudia frança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia
      meu nome também é França,e meus pais também moravam nessa região. qual o nome do local onde sua familia morava?

      Excluir
  17. Olá meu chamo Ana Paula de França,filha de Manoel Mauro de França,bacana saber a origem do meu sobrenome,amo ser França

    ResponderExcluir
  18. Minha mãe tem o sobrenome França por parte de minha mãe, mas depois de casada o nome mudou e não carrego este sobrenome. Contudo, o mesmo é importante para saber minha origem, pois estou pesquisando minha árvore familiar. Minha trisavó chamava-se Maria Francisca de França e o resto da minha família tem este nome. Ouvi dizer de minha mãe que a avó dela, filha de Maria Francisca de França, era bisneta de um francês. Minha família é nordestina e no município de Mari, antiga Araçá há ruas com o sobrenome França. Como a rua Francisca Pereira França onde tem o cartório França.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Gostaria de saber se a Família França é uma só, por exemplo, eu vi que os "Dias" não existe só uma família, por causa de Diego e Diogo. Sempre tive curiosidade em saber a descendêcia da minha família, fico feliz se puder me responder!
    Obrigado, amei o blog!
    Rubiana Bento França.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou da Paraíba e sou França se tiver alguma Lurdes França do Matogrosso, por favor se apresente! ^^

    ResponderExcluir
  21. Show de bola, fazia muito tempo q eu estava procurando saber qual o brasão e um pouco da história da família França. Muito legal mesmo

    ResponderExcluir
  22. Oh muito obrigada! Chamo-me Magda França Afonso e sempre tive curiosidade em saber a origem da família da minha mãe.
    Sou angolana,e sei que tenho descendência portuguesa.Ouvi historias na família que somos descendentes de um filho bastardo de um conde de França com uma portuguesa pobre, que se fixou em Portugal. Um abraço a todos os franças do brasil, saibam que também têm familiares em Angola. =)

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde a todos, me chamo Elias França, sou do rio de janeiro e herdei o sobrenome de meu avô Sebastião marinho frança, mineiro. Gostei muito de saber um pouco mais sobre minhas origens. Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  24. Que legal, meu nome é Walisson Pereira França, fiquei feliz de saber das origens do meu nome, meu avô se chamava sebastião frança...meu pai moises luiz frança...

    ResponderExcluir
  25. Descobr no registro de imigrantes italianos para mg, existe um registro da família Franca de Andona.

    http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/imigrantes/brtacervo.php?cid=3742

    ResponderExcluir