sábado, 3 de outubro de 2009

Brasão da Família França, Franca e Francisco, Brasão da Família Franco e Brasão da Família Franqui

Os sobrenomes Francisco, Franco, França e Franca, têm consigo praticamente a mesma origem, o povo franco.
Os francos era uma das tribos germânicas que invadiram o Império Romano e fundaram um reino onde, grande parte, hoje fica a França. Na língua franca a palavra franco era sinônimo de “livre”. Durante a Idade Média era costume chamar toda a pessoa que era originária destas terras de Franco ou Francisco, já que Francisco significa filho do franco ou aquele que nasceu na terra franca, em um sentido mais amplo "homem livre" ou "filho da liberdade", esse costume passou a ser adotado em toda Europa, e em toda ela o nome Francisco é bem popular.
Com a morte do imperador franco Luís o Pio, o reino franco foi dividido em três e um deles formou a França moderna, o próprio nome França significa ‘terra dos francos’, com isso os antigos imigrantes originários da França adotaram o nome de seu país de origem como sobrenome.
Quanto ao sobrenome Francisco, ele recebeu um grande impulso por causa de santos católicos com o mesmo nome e que são populares nos países latinos europeus, principalmente São Francisco de Assis, por isso temos uma família Francisco, na Itália, na Espanha e em Portugal. Devotos destes santos, entre eles os nascidos nos dias em que eram celebrados os Santos chamados Francisco, assumiram para si este nome como sobrenome.
A nobre família França de Portugal descende de João de França, filho bastardo de João II, Duque de Alençon. João de França teria chegado a Portugal no reinado de Afonso V.
O brasão da família França portuguesa também é associado às famílias Franca e Francisco e é semelhante às armas dos condes e duques d'Alençon da casa de Valois. O Brasão dos França é em azul, semeado de flores-de-lis de ouro e uma banda de prata, como uma bordadura em vermelho, carregada de oito besantes de prata.
O brasão da família Franco foi dado a Bartolomeu Franco no século XVII, seu brasão é em verde com um castelo de prata sobre um penhasco, ondado no contrachefe.
A família Franqui é de origem italiana que se estabeleceu no Algarve, tal família passou a Portugal no reinado de D. João I, possivelmente é uma variação do sobrenome genovês Franchi. O brasão dos Franqui é em vermelho, com três coroas de oito florões de ouro, com o chefe de prata carregado com uma cruz em vermelho.

95 comentários:

  1. Oi, meu nome é Fernando dos Santos Franca e eu sempre quis saber a verdadeira origem da minha família. Muito obrigado pela informação detalhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O meu é Celso dos Santos França.

      Excluir
    3. Meu nome e parecido com o seu
      Cirlaine Santos França
      Do meu pai
      Cícero Dos Santos frança

      Excluir
    4. meu nome é Noelson França Silva - Maranhão, Muito
      bom esse texto, me esclareceu muita coisa

      Excluir
    5. Meus familiares também são do Maranhão.

      Excluir
    6. Meu nessa época era muito respeitado
      Por fazer parte da cavaleria do rei

      Excluir
    7. o meu é José iuri silva barrence da Franca

      Excluir
    8. pertenço a família Antunes de França e Ferreira Lopes

      Excluir
  2. eu não acho a origem do meu nome em lugar nenhum saré que vcs podem me ajudar ???
    o que eu sei é q é francês (FLOQUET) mas eu queria mais detalhes , com vcs fizeram acima por favor
    rodrigo_floquet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. we minha mãe tem o sobrenome FRANÇA e a vô dela falava que eles vieram da italia se não for encomodo mim ajudem nessa
    e-mail:
    dionatan2003@gmail.com

    brigadão

    ResponderExcluir
  4. Sou Marcelo França e muito obrigada por mostrar a historia dos meus descendentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou França fico feliz de ter mais pessoas com meu sobre nome 🥰🥰🥰🥰🥰

      Excluir
  5. Oi, meu nome é Genilson Jorge França, filho de Adilson França, natural de Castelo, E.S, contato genilsonjorge@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog! Tantos anos procurando por esta informação e agora com os avanços tecnológicos ultrapassamos barreiras! Sou Adriana França Pertel Borges!

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é jocelino josé francisco junior filho de jocelino josé francisco e néto de jovelino josé francisco
    gostei muito de saber a história da minha familia.
    obg.

    ResponderExcluir
  8. meu sobrenome tmb é França,gostaria de saber mais detalhes sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  9. meu sobrenome também é françes gostoria de saber a historia do meu sobrenome

    ResponderExcluir
  10. MEU NOME É : JOSÉ ANTÔNIO DE FRANÇA.

    GOSTO MUITO DE MEU NOME E DO BRASÃO.

    UM GRANDE ABRAÇO A TODO(A)S OS FRANÇAS

    ResponderExcluir
  11. o meu nome é rebeca leandro de frança sempre Quiz saber a origem do meu nome estou muito satisfeita pela pesquisa

    ResponderExcluir
  12. meu nome claudia frança filha de, antonio frança fihlo,neta de antonio frança, bisneta de manoel antonio frança , que dizia pros filhos que veio de navio da calabria na frança ,chegou no brasil entre 1890 e1900, tenho o maior orgulho de ser frança , beijos a todos os franças

    ResponderExcluir
  13. Priscila Beatriz França ^^ filha de Lucimar França e neta de Altamira França.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Guilherme da Silva França e gostei do post rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá
      Guilherme também gostei. e temos o mesmo sobrenome. rsr

      Excluir
  15. oi me chamo george oliveira franco...gostaria de saber se poço tirar um passaporte portugues com o sobre nome franco? sou de fortaleza no ceara....e-mail georgefoxplay@hotmail.com face george oliveira franco

    ResponderExcluir
  16. Olá, achei este site muito interessante e gostaria de saber se a minha família também pertence a estes citados, sou da Bahia, região centro sul, meus avos e bisavós moravam na zona rural a uns 80 km de vitoria da conquista, nunca ouvi historias mais antigas, mas gostaria muito de saber a origem de meu sobrenome. por favor me mandem algo sobre, sei la alguém da mesma região com o sobrenome, alguma historia, meu Email é: kcau100@hotmail.com .... Meu nome Cláudia frança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia
      meu nome também é França,e meus pais também moravam nessa região. qual o nome do local onde sua familia morava?

      Excluir
    2. Minha avó é da Bahia se Chamava Maria França Barbosa antes de casar depois passou a se chamar Maria Barbosa Ramos, esse sobrenome é dos pais legitimos, mas foi criada por família adotiva, ela tinha um irmão de sangue que era criado por outra família, só sei que o nome dele é Tarcílio (deve ter frança também) e que ele foi embora pra São Paulo) Se alguém conheceu esse senhor, entra em contato comigo.

      Excluir
  17. Olá meu chamo Ana Paula de França,filha de Manoel Mauro de França,bacana saber a origem do meu sobrenome,amo ser França

    ResponderExcluir
  18. Minha mãe tem o sobrenome França por parte de minha mãe, mas depois de casada o nome mudou e não carrego este sobrenome. Contudo, o mesmo é importante para saber minha origem, pois estou pesquisando minha árvore familiar. Minha trisavó chamava-se Maria Francisca de França e o resto da minha família tem este nome. Ouvi dizer de minha mãe que a avó dela, filha de Maria Francisca de França, era bisneta de um francês. Minha família é nordestina e no município de Mari, antiga Araçá há ruas com o sobrenome França. Como a rua Francisca Pereira França onde tem o cartório França.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó materna tb era França, no nordeste tem muito mesmo, devido a influência portuguesa, francesa, minha avó parecia germânica. Legal, minha família tanto do lado de pai e mãe, tem sobrenomes bacanas, abraço.

      Excluir
  19. Bom dia! Gostaria de saber se a Família França é uma só, por exemplo, eu vi que os "Dias" não existe só uma família, por causa de Diego e Diogo. Sempre tive curiosidade em saber a descendêcia da minha família, fico feliz se puder me responder!
    Obrigado, amei o blog!
    Rubiana Bento França.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou da Paraíba e sou França se tiver alguma Lurdes França do Matogrosso, por favor se apresente! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó materna o nome dela é Lurdes França mas ela é da paraiba

      Excluir
  21. Show de bola, fazia muito tempo q eu estava procurando saber qual o brasão e um pouco da história da família França. Muito legal mesmo

    ResponderExcluir
  22. Oh muito obrigada! Chamo-me Magda França Afonso e sempre tive curiosidade em saber a origem da família da minha mãe.
    Sou angolana,e sei que tenho descendência portuguesa.Ouvi historias na família que somos descendentes de um filho bastardo de um conde de França com uma portuguesa pobre, que se fixou em Portugal. Um abraço a todos os franças do brasil, saibam que também têm familiares em Angola. =)

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde a todos, me chamo Elias França, sou do rio de janeiro e herdei o sobrenome de meu avô Sebastião marinho frança, mineiro. Gostei muito de saber um pouco mais sobre minhas origens. Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  24. Que legal, meu nome é Walisson Pereira França, fiquei feliz de saber das origens do meu nome, meu avô se chamava sebastião frança...meu pai moises luiz frança...

    ResponderExcluir
  25. Descobr no registro de imigrantes italianos para mg, existe um registro da família Franca de Andona.

    http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/imigrantes/brtacervo.php?cid=3742

    ResponderExcluir
  26. Adorei saber sobre as minhas origens... agradeço desde já ai blog. E deixo um abraço e um beijo a todos os meus parentes... meu nome é Jilson Pereira de França, natural de Sr.do Bonfim, Região Norte da Bahia. Agora sim descobri que os Franças estão em quase todo o planeta... yeha primarada...

    ResponderExcluir
  27. nossa quer legal saber nossos decedente da familia frança

    ResponderExcluir
  28. oi meu nome é Bruno frança é muito bom saber de onde surgio meu sobrenome

    ResponderExcluir
  29. oi meu nome é Bruno frança é muito bom saber de onde surgio meu sobrenome

    ResponderExcluir
  30. Adorei conhecer a origem de meu sobrenome!
    Meu nome é Lucélia Muniz da França! Um grande abraço! Seguindo aqui no Blog!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente

    AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL

    QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES

    EM ANEXO A CERTIDAO DE OBITO DO MEU AVO FILHO DELES

    QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE

    POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SE ELES TEM FILHOS

    OBRIGADA

    DAYANA

    ResponderExcluir
  32. oi meu nome e Ana França obrigado pela informaçao

    ResponderExcluir
  33. Olá! Meu nome é Hyago Pablo Souza de França, Recife/PE. Sou filho de Luiz Carlos de França, e Neto de Júlio Patrício de França, Goiana/PE ( Litoral Norte de Pernambuco).
    Ao perguntar ao meu pai sobre o nosso sobrenome "de França", ele me deu a seguinte informação que: a nossa família não tinha apenas por sobrenome o de França, mas sim o "Patrício de França", sobrenome do meu avô, biso e tios, todos eles tem esse sobrenome.
    Os diferentes são eu e meu pai, porque meu avô não quis esse nome no meu pai, mas todos os meus tios são Patrício de França.

    O questiono é que meu avô, hoje falecido, mas na época não contava nenhuma relação com a França.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite!
      meu bisavo era Francisco Luiz de frança Nasceu em recife/pe e veio para Manaus AM

      nahim.said@gmail.com

      Excluir
    2. boa noite!
      meu bisavo era Francisco Luiz de frança Nasceu em recife/pe e veio para Manaus AM

      nahim.said@gmail.com

      Excluir
    3. Boa noite!
      Chamo-me Michael Costa de França. Sou nascido em Manaus, juntamente com mais 7 irmãos, todos manauaras, com sobrenome França. Segundo o meu pai de 80 anos, quase analfabeto, disse-nos que o pai dele (Luiz) era gaúcho, branco e de olhos azuis, mas que não sabia qual era a cidade do Rio Grande do Sul que o pai dele era. O meu avô (Luiz) deixou toda sua família no Rio Grande do Sul e foi parar no Amazonas, chegando lá, apaixonou-se por uma índia nativa (Corina Elói), da cidade de Borba. Tiveram 9 filhos, um deles, o meu pai, o mais novo. Meu avô (luiz), depois que conheceu a sua esposa (Corina Elói), nunca mais voltou para o sul , nem mesmo para rever seus parentes. Definitivamente, "criou raízes" no Amazonas, onde viera a falecer. Como é o destino: Por motivos profissionais, eis que fixo residência na "terra" de meu avô. Será se cai, não somente no estado, mas também na cidade natal de meu avô? ou será uma coincidência, destino? Beijos a todos de Manaus e de Caxias do Sul.
      michael.bdsf@gmail.com

      Excluir
  34. OK, a minha avô pertence a família de França .

    ResponderExcluir
  35. Ola a minha mae e francisco leandro pereira, da regiao de santana do cariri boa vista e gostaria de saber se tem alguem tab com esse sobrenome por parte de meu avô materno, e a avó materna ana maria da conceiçao nao me lembro o sobrenome dela se tiver alguem

    ResponderExcluir
  36. olá, meu esposo também é frança.o nome dele é decival ferreira de frança de juazeiro do norte ceará,e procura por familiares que já não vê a quase 30 anos que residiam no bairro salessiano. qualquer informação entre em contato pelo e-mail:patysantos1190@gmail.com.aguardo

    ResponderExcluir
  37. Sou Mateus José de Melo França, de Estância - SE, Sou filho de José de França e neto de Antônio José de França ambos do estado de Alagoas, moraram em na cidade Girau do Ponciano - Al, atualmente próximo a Arapiraca - AL estou fazendo a história da família e preciso de mais informações
    mateusmelo1997@gmail.com

    um abraço a todos os Franças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal.. O meu nome é Alany Melo de França e tbm sou de Sergipe

      Excluir
    2. Legal.. O meu nome é Alany Melo de França e tbm sou de Sergipe

      Excluir
    3. Mateus, sou Rita de Kassia de França, acabo de descobrir que minha bisavó era de Alagoas: Balbina Lopes de França - Rio Largo/AL. Você disse estar realizando a história da família frança aí em Alagoas, gostaria de saber se tem conhecimento de alguém com esse nome. Obrigada!

      Excluir
    4. Ola meu nome José de França

      Excluir
  38. Meu sobrenome é Soares de França... Minha família é toda de Belém no Pará... Gostaria de saber mais..e todos da família também são Soares de França...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu avô, ja falecido, se chamava antônio soares mendonça, porem ele mudou o nome quando era muito novo, o nome dele provavelmente era antônio soares frança e era filho de wenceslau frança, neto de Francislino França.

      Excluir
    2. Meu pai é Laurindo de franca

      Excluir
  39. Meu nome é Renata frança da silva, adorei a matéria.

    ResponderExcluir
  40. meu nome e luiz de frança nascimento gostei de saber a origem do meu sobre nome

    ResponderExcluir
  41. Meu nome é Dayanna Pereira França de Lucena neta de Lurdes França e Bisneta de João rufino de França e maria das dores de jesus,gostei de saber a origem de um dos meus sobrenomes.

    ResponderExcluir
  42. muito bom poder saber aorigem do meu nome o meu nome lazaro maximiano frança

    ResponderExcluir
  43. Olá, meu nome e Edson de França Ribeiro, ainda quando pequeno soube que meus bisavós eram de Porto em Portugal.
    E muito bom saber de onde vinhemos, pois esta e umas das perguntas que nem sempre temos a resposta.

    ResponderExcluir
  44. Me chamo Marcos Paulo Pinho de França. Meu pai é de Recife (PE) morro da Conceição, seu nome José Mário de França e meus avós eram Josefa Rodrigues e João Januário de França, Um abraço a todos. meu e-mail é marcospaulopf@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  45. Meu nome é Yohanna Kathleen Dos Santos França, fiquei feliz em saber a origem e descrição

    ResponderExcluir
  46. Meu nome é Orlando Luis de França, gostei muito desse tema, e se possível tem como me enviar mais sobre meu nome.
    Se possível manda no meu email.
    orlandofranca40@gmail.com
    Atenciosamente Orlando.

    ResponderExcluir
  47. Sou. Sandra, filha de Heber França Trinta e neta de Astrogilda França Trinta.Fiquei feliz de saber a origem do meu sobre nome

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de saber mais sobre o meu sobre nome queiroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2017/04/brasao-da-familia-queiroz.html

      Excluir
  49. Sou Neto de Francisco Pereira de França e de Cândida Maria dos Santos, de campina grande -PB.
    Gostaria ter notícia.

    ResponderExcluir
  50. Meu nome é Nahim Said França o nome do meu bisavô é Francisco Luiz de França veio de Pernambuco para Manaus em antes de 1924 ..... gostaria de saber se tem alguém de Pernambuco 92 994607851

    ResponderExcluir
  51. Qual a origem do sobrenome IZIDÓRIO?
    Existe um brasão para esta família?

    ResponderExcluir
  52. Meu nome Felipe de França legal saber a origem do meu sobre nome

    ResponderExcluir
  53. Meu nome é Joanderson Franca, tenho primos que também a variação França, sou de João pessoas Paraíba, sempre soube que minha família descende de portugueses do porto esses portugueses faziam parte do povo germânicos que fundaram a atual França, principalmente de condes e da nogreza gaulêsa. Sou Paraibano e familía também se estendeu pelo interior do Estado, bananeiras, duas estradas e campina grande, também tenho família no Rio grande do Sul.

    ResponderExcluir
  54. Olá, John. Sou de João Pessoa também. Você é de que bairro?

    ResponderExcluir
  55. Meu nome é Silvana Gomes de França sou de Cuiabá MT.Minha família e do Pernambuco meus avós e bisavós minha bisa chama se Tomazia Gomes de França.Agora parte da família mora em São Paulo no interior próximo de Promissão.Lins,meu e-mail silvanafranca038@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Meu nome é Fernanda Ferreira Franco como gostaria de saber a minha origem. Meu avô se chamava Joaquim de Sousa Franco

    ResponderExcluir
  57. gostaria de saber a origem de meus familares meu bisa se hamava Almicar Franqui eo pai dele Augusto franqui

    ResponderExcluir
  58. Meu nome é Cledia França Lima, minha mãe tinha o sobrenome França e meu pai Franco

    ResponderExcluir
  59. Me chamo Renato França Filho,ache a muito legal,em saber que os França estão em todos os lugares, os pais de meu são de Bagé RS, metro avó
    Donato Franca e Isolina Texeira Franca. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  60. Me
    chamo Renato França Filho,meus avós Donato França e Isolina Teixeira França, eram de Bagé rs , muito legal saber a origem de meus ancestrais, pois meu pai Renato França, não conheceu ninguém dos seus familiares, pois seus pais faleceram quando ele ainda era criança, desejaria conhecer alguém da sua família.

    ResponderExcluir
  61. Olá pessoal também sou da Família França me chamo Claudio dos Santos França

    ResponderExcluir
  62. Ola pessoal meu nome e Fatima procuro informação sobre meu Tataravô PAULINO MARQUES FRANCISCO, seu filho morou em Patrocínio- Minas Gerais,mas não levou seu sobrenome que era JOSE ANTONIO DE FREITAS.Se alguem tiver alguma informação,meu email fatimmarques@uol.com.br

    ResponderExcluir