segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Brasão da Família Santos

O sobrenome Santos vem do latim sanctorum, que significa santo, o sobrenome é uma referência ao dia de todos os santos, por isso existe uma variação do nome em todos os países europeus de predominância católica, segundo a tradição da época era costume levar o nome do santo que é celebrado no dia do nascimento, daí o surgimento do nome Santos, sendo um tipo de abreviação para todos os santos, existem variações do sobrenome em Portugal, dentre elas as mais comuns são: Santeiro, Santo, Santero entre outros.

O apelido Santos é mais antigo que o Reino de Portugal, e já era usado nos reinos medievais católicos da península ibérica, Alguns acreditam que as primeiras famílias a usar nome Santos como sobrenome em Portugal eram de imigrantes espanhóis vindos da Andaluzia, provavelmente fugindo das opressões mouras.


23 comentários:

  1. olá amigo! tenho sousa santo de sobre nome e tenho encontrado outros tipos de brasão.
    bom gostei muito d conhece a minha história e também sei que cada um de nois somos nobres.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Qual o timbre da versão de Cantuaria?

    ResponderExcluir
  3. me corrija se eu estiver errado, mas sanctorum significa "dos santos" e não santos. o santo é sanctus, os santos é sancti(plural), "dos santos" é sanctorum, ao menos foi assim que eu aprendi...

    ResponderExcluir
  4. da uma olhada sobre declinações do latim:
    http://la.wiktionary.org/wiki/sanctus

    ResponderExcluir
  5. Glaucio Santos, toda minha família tem descendência de portugueses, e o sobrenome Santos.
    Estou contente de conhecer os brasões da minha família.

    ResponderExcluir
  6. Gostei, cabe lembrar também que em um tempo remoto os grandes fazendeiros quando engravidavam uma escrava, batizavam seus filhos com sobrenome outros, um deles era o nosso SANTOS

    ResponderExcluir
  7. foi bom saber meu bisavô ou tataravô era português, deve ser daí a minha origem.

    ResponderExcluir
  8. foi bom saber a origem " Dos Santos" meu bisavô ou tataravô era português.

    ResponderExcluir
  9. cole gente fico feliz por ser desse brasao.aonde so tem gente boa

    ResponderExcluir
  10. foi muito bom saber minha origens sou paulo sergio dos santos

    ResponderExcluir
  11. Eu sou dos Santos.Queria saber sobre a origem do meu nome.

    ResponderExcluir
  12. Não curto meu sobrenome.Existem várias famílias santos pelo Brasil.Por ser tão comum não gosto muito dele.

    ResponderExcluir
  13. MEU NOME LEVA SANTOS MAIS NÃO SEI A REAL ORIGEM SE ESPANHOLA OU PORTUGUESA. PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  14. eu gostaria saber quem deu origem a Família Santos em Pernambuco.
    Se alguém tiver uma dica, uma pista...
    gabrielsud2008sa@gmail.com

    grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi um fazendeiro como diz la em cima...esse nome eh mutio usado isso eh meio estranho

      Excluir
  15. E a origem da família "Santos" ou "dos Santos" no Pará, sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  16. Sou uma Santos.. Mas tbm sou Chagas. gostaria mto de saber a origem do sobrenome Chagas :)

    ResponderExcluir
  17. Eu tambem gostaria de saber quem deu origem a familia santos em pernambuco e depois a alagoas... obrigado...

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber onde se deu origem a família Santos do Interior de São Paulo, mais precisamente na região de Sorocaba, Conchas

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Lucas Nunes de Oliveira mais minha vó me disse que meu bisavô era Santos e que ele mudou o nome do meu avô para Oliveira mais eu me considero Santos

    ResponderExcluir