sábado, 3 de outubro de 2009

Brasão da Família Bragança

O sobrenome português Bragança vem provavelmente do celta, que denominou uma região na Península Ibérica chamada Brigantia, que significa “terra do povo guerreiro”, quando os romanos dominaram a região, ela já tinha grande importância, por isso ela foi batizada pelos romanos como Juliobriga, uma homenagem ao imperador romano Júlio César.
Com as guerras entre cristãos e muçulmanos, as povoações locais foram quase todas destruídas, mas reerguidas no século XII, e lhe foi posto o nome de Bragança, que se tornou no século XV o centro do Ducado de Bragança e uma importante cidade. O sobrenome surgiu na referência da origem da família, que vinha da cidade de Bragança.
Os nobres Bragança descendem de Afonso I de Bragança, o primeiro Duque de Bragança e filho ilegítimo do rei D. João I, que concedeu o ducado a Afonso I no início do século XV.
Houve certa época que os reinos de Portugal e o da Espanha estiveram unidos, pois tinham apenas um só rei, isso criou um ambiente de revolta no Reino Português, foi quando a aristocracia e a burguesia portuguesa escolheram o Duque de Bragança, D. João II, para ser o novo rei português, que passou a se chamar D. João IV de Portugal, que após vencer a opressão espanhola restaurou a independência portuguesa.
A Casa de Bragança passou a ser a Quarta Dinastia de Portugal, que perdurou desde a restauração da independência em 1640 até a implantação da república em Portugal em 1910. Da Dinastia de Bragança descendem os imperadores do Brasil, que governaram o país de 1822 a 1889.
Acima o antigo brasão da Casa Ducal de Bragança,  em prata com uma aspa vermelha carregada de cinco escudetes azuis com cinco besantes de prata em aspa, o timbre é um cavalo branco com as rédeas de ouro e as correias em vermelho, com três lançadas no pescoço vertendo sangue. 

14 comentários:

  1. qual o significado do brasao da familia bragança ?

    ResponderExcluir
  2. Uma retificação: onde se lê Ducado de Portugal, deverá ler-se Condado de Portugal (mais propriamente Condado de Portucale, na época).

    ResponderExcluir
  3. Brasão - Armas da Sereníssima Casa de Bragança: Escudo de prata, uma aspa de vermelho brocante, carregada de cinco escudetes com as quinas de Portugal.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ter conhecimentos mais profundos com respeito a família Bragança e as várias árvores genecológicas .Obrigado . Ary Paulo de Bragança .

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber sobre o nome Saldanha e Quiuque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brasão dos Saldanhas está disponível em:
      http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/08/brasao-da-familia-saldanha.html

      Já o sobrenome Quiuque, não encontramos nenhuma informação sobre sua origem e significado, de qual país ele é?

      Excluir
  6. Sou um Bragança, e mim sinto um guerreiro!

    ResponderExcluir
  7. Ricardo Francisco Braganca Filho, Guerreiro , Arauto...

    ResponderExcluir
  8. QUERIA MUITO SABER SOBRE A FAMILIA SCHLUCKEBIER. EU TO FAZENDO UMA PESQUISA E QUERIA SABER

    ResponderExcluir
  9. Brasão da família Araujo e sua origem

    ResponderExcluir
  10. Sou uma Bragança, orgulho disso, e gostaria de saber mais sobre a família Bragança

    ResponderExcluir
  11. Sou uma Bragança, orgulho disso, e gostaria de saber mais sobre a família Bragança

    ResponderExcluir
  12. sou juraci rodrigues bragança me orgulho de carrega este sobre nome gostaria muito de receber cpias do brazao verdairo

    ResponderExcluir