sábado, 3 de outubro de 2009

Brasão da Família Bragança

O sobrenome português Bragança vem provavelmente do celta, que denominou uma região na Península Ibérica chamada Brigantia, que significa “terra do povo guerreiro”, quando os romanos dominaram a região, ela já tinha grande importância, por isso ela foi batizada pelos romanos como Juliobriga, uma homenagem ao imperador romano Júlio César.
Com as guerras entre cristãos e muçulmanos, as povoações locais foram quase todas destruídas, mas reerguidas no século XII, e lhe foi posto o nome de Bragança, que se tornou no século XV o centro do Ducado de Bragança e uma importante cidade. O sobrenome surgiu na referência da origem da família, que vinha da cidade de Bragança.
Os nobres Bragança descendem de Afonso I de Bragança, o primeiro Duque de Bragança e filho ilegítimo do rei D. João I, que concedeu o ducado a Afonso I no início do século XV.
Houve certa época que os reinos de Portugal e o da Espanha estiveram unidos, pois tinham apenas um só rei, isso criou um ambiente de revolta no Reino Português, foi quando a aristocracia e a burguesia portuguesa escolheram o Duque de Bragança, D. João II, para ser o novo rei português, que passou a se chamar D. João IV de Portugal, que após vencer a opressão espanhola restaurou a independência portuguesa.
A Casa de Bragança passou a ser a Quarta Dinastia de Portugal, que perdurou desde a restauração da independência em 1640 até a implantação da república em Portugal em 1910. Da Dinastia de Bragança descendem os imperadores do Brasil, que governaram o país de 1822 a 1889.
Acima o antigo brasão da Casa Ducal de Bragança,  em prata com uma aspa vermelha carregada de cinco escudetes azuis com cinco besantes de prata em aspa, o timbre é um cavalo branco com as rédeas de ouro e as correias em vermelho, com três lançadas no pescoço vertendo sangue. 

16 comentários:

  1. qual o significado do brasao da familia bragança ?

    ResponderExcluir
  2. Uma retificação: onde se lê Ducado de Portugal, deverá ler-se Condado de Portugal (mais propriamente Condado de Portucale, na época).

    ResponderExcluir
  3. Brasão - Armas da Sereníssima Casa de Bragança: Escudo de prata, uma aspa de vermelho brocante, carregada de cinco escudetes com as quinas de Portugal.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ter conhecimentos mais profundos com respeito a família Bragança e as várias árvores genecológicas .Obrigado . Ary Paulo de Bragança .

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber sobre o nome Saldanha e Quiuque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brasão dos Saldanhas está disponível em:
      http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/08/brasao-da-familia-saldanha.html

      Já o sobrenome Quiuque, não encontramos nenhuma informação sobre sua origem e significado, de qual país ele é?

      Excluir
  6. Sou um Bragança, e mim sinto um guerreiro!

    ResponderExcluir
  7. Ricardo Francisco Braganca Filho, Guerreiro , Arauto...

    ResponderExcluir
  8. QUERIA MUITO SABER SOBRE A FAMILIA SCHLUCKEBIER. EU TO FAZENDO UMA PESQUISA E QUERIA SABER

    ResponderExcluir
  9. Sou uma Bragança, orgulho disso, e gostaria de saber mais sobre a família Bragança

    ResponderExcluir
  10. Sou uma Bragança, orgulho disso, e gostaria de saber mais sobre a família Bragança

    ResponderExcluir
  11. sou juraci rodrigues bragança me orgulho de carrega este sobre nome gostaria muito de receber cpias do brazao verdairo

    ResponderExcluir
  12. Sou Ricardo Francisco Bragança Filho, orgulho do meu sobre nome é da minha família!

    ResponderExcluir