sábado, 3 de outubro de 2009

Brasão da Família Brandão

O sobrenome Brandão de origem portuguesa vem do prefixo brand, dos idiomas indo-germânicos, que significa fogo, porém muitos assimilam o nome Brandão ao prefixo bend, que significa o portador de espada, na verdade muitos nomes derivados do prefixo brand adotaram o sentido de espada de fogo. Na França, que foi habitada por povos indo-germânicos, surgiu à palavra brandon, que significa a principio tocha, tal palavra pertence até hoje ao idioma francês.

A palavra brandon, derivada da palavra brand, chegou até as terras do atual Portugal, provavelmente como um nome batismal, porém o nome Brandão virou sobrenome por causa de uma região de mesmo nome, no qual seu dono Fernando Brandão, ajudou o Conde D. Henrique da Borgonha que posteriormente seu filho proclamou a independência de Portugal do Reino de Leão, e se tornou o primeiro rei português, em agradecimento pelos serviços de Carlos Brandão, o rei português lhe cedeu títulos de nobreza.

41 comentários:

  1. Bom Seria Possível Posta Mais informações sobre a Devida família?
    Seria Bastante Grata!

    ResponderExcluir
  2. Sobre o nome Brandão é importante lembrar que foi o nome de um dos santos irlandeses mais famosos, São Brandão o Navegador, que fez viagens missionárias pelas rotas norte-atlânticas.
    Sua biografia a Vita Sancti Brendani foi um dos escritos mais copiados na Idade Média, dessa forma o nome Brandão era comum na Europa medieval, principalmente na Grã-Bretanha e na Irlanda, com o domínio dos normandos sobre a Inglaterra o nome chegou à França e também através dos normandos o nome chegou a Portugal, os nascidos no dia de São Brandão o Navegador eram batizados com o nome Brandão para receber a proteção do santo.
    Brandão também é o nome de uma importante freguesia portuguesa do conselho de Santa Maria da Feira, inclusive o brasão de armas desta freguesia lembra o brasão da família Brandão, segundo a história da região o rei Afonso VI de Leão e Castela pediu ajuda ao rei Felipe I da França para expulsar os mouros, o rei Frances mandou um grupo de cavaleiros normandos que se juntaram a D. Henrique da Borgonha, dentre estes cavaleiros se destacou Fernand Blandon, que ganhou terras em Portugal, seu domínio se chamava Villa Palatiolo, mais tarde passou a se chamar Paços de Brandão, Paço que significa Palácio e Brandão que vem do nome Blandon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É caricato, pois, chamo-me Liliana Brandão e nasci em Paços de Brandão, concelho de Santa Maria da Feira, Portugal, onde, também, nasceram e cresceram os meus pais...
      Herdei o sobrenome dos meus antepassados e sempre tive curiosidade em conhecer a genealogia do meu sobrenome...

      Excluir
  3. Hola sou a Cleidiane Brandâo dos Santos,filha de Hildete Brandao dos santos e jose antonio dos asntos,creio que somos dos descendentes de portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou adenilson filho de dario brandão dos santos o brandão foi passado pelo meu bisavó

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou Víctor Brandão Gonçalves, meus avós da família de minha mãe, família Brandão, me contam a história repassada por gerações: um português marinheiro, João, ou Pedro, Brandão, veio ao Brasil e teve um filho com uma mocinha lusobrasileira (filha de portugueses, mas nasciida no Brasil) aí teve um filho que era o avô de meu avô, então vieram trasendo o nome (cada integrante da família tinha uns 14 filhos) e somente se misturando com lusobrasileiros, diferente de agora que se misturaram mais (no caso minha m~ãe casou com meu pai que é mulato), e a família de minha mãe, a família Brandão a que eu integro, vem se reunindo há décadas em uma cidade daqui do maranhão pra festejar a união da família Brandão, todo Brandão do Maranhão é parente mesmo não se conhecendo e morando em outra cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é muito interessante, porque sempre tive a curiosidade de saber a origerm do meu sobrenome. A minha mãe que portava o sobrenome Brandão, o qual eu herdei, era filha de um homem negro também descendente da família Brandão, porém é notável em meus tios a mistura étnica. Gostaria de saber mais sobre esta festa no estado do Maranhão, em que cidade ela acontece e como é chamada.

      Excluir
    2. Isso é muito interessante Victor, pois sou do Maranhão e me falaram sobre um "João Brandão",provavelmente um trisavô, não moro mais aí, mas meus tios dizem saber onde está a lápide do mesmo com esse nome. Apenas posso te afirmar que fica em um local próximo as margens do rio Itapecurú, entre Caxias e Senador Alexandre Costa.

      Excluir
    3. Holá Edson B. lopes
      Eu também carrego o sobrenome Brandão que herdei de meu avô. Na qual ele também era negro, natural de Porto Alegre R.S. Meu pai não conheceu nenhum parente de sua parte, nunca soube se tinha tios e primos.

      Excluir
  6. E eu sou o Fernando Brandão (não o que fundou a linhagem) dos Santos. Bacana essa história. Gostei, valeu.

    ResponderExcluir
  7. sou Erico Da Silva Brandao
    bom saber o sangue q corre em nossas veias

    ResponderExcluir
  8. oi sou Wladimir dos Santos Brandao, e dai???

    ResponderExcluir
  9. Minha Bisavó chamava-se Emília Brandão e morava no Estado do Espírito Santo, e o nome do meu bisa era Adalto (Adauto) Pereira. Ela teve uma filha chamada Melânia (minha vó. Se alguém tiver informação sobre outros antecedentes e descendentes da Família Brandão, por favor entre em contato comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vó tb se chamava Emília Brandão, mas nossa família é de Patos na Paraíba. Vlw

      Excluir
    2. Meu nome é Jennifer Alves Brandão, sou do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim. O Brandão, eu herdei por parte do meu avó paterno (negro), que se casou com Felícia Pereira (branca) e teve teve cinco filhos. Ressaltando, o meu avó saiu de casa, formou outra família onde teve mais filhos, assim perpetuando o sobrenome.

      Excluir
  10. meu nome é jose brandao nascido em mata grande estado de alagôas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Jean dos Santos Brandão, filho de José Maria Brandão, qual minha mãe diz ser filho de um tal Manoel Brandão de Mata Grande

      Excluir
  11. Meu nome é Willian Azevedo Brandão sou de Goias

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Michele Brandão Cardoso, filha de Edna de Fátima Brandão e neta de Sérvula de Jesus Brandão, sou natural de Uberlândia-Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou Oscar Emmanuel Sagaz Brandão queria saber qual geração que mais destacou com o sobrenome Brandão

    ResponderExcluir
  14. Luiz Fernando Brandão - Cuiabá, Filho de Custodio Brandão que é de MG

    ResponderExcluir
  15. Olá eu sou bisneta de Diogo Luís Brandão. Somos de uma aldeia no norte de Portugal. Os meus antepassados " Brandão" tinham muitas terras e um passado senhorial. Mas sei que houve ligações com o Brasil. Ando muito interessada em saber mais pormenores. A Aldeia fica em Távora, Arcos de Valdevez

    ResponderExcluir
  16. Olá eu sou Paula Brandão,não sei muito sobre os meus antepassados.

    ResponderExcluir
  17. salve ao povo brandao ! matheus vittorino brandao ...

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou Daniel Brandão, moro no Maranhão. Percebi que aqui existe uma grande concentração de pessoas com esse nome, embora o meu avô Valdimir Marques Brandão seja do Ceará.

    ResponderExcluir
  19. Olá eu sou a Sandra Maria Neri Brandão, filha de Narcizo Brandão e neta de Venâncio Siqueira Brandão. Andei pesquisando e fiquei sabendo que a minha família por parte de pai, vieram da Bahia, meu pai nasceu em São Paulo. Amo fazer parte da grande FAMÍLIA BRANDÃO.

    ResponderExcluir
  20. meu nome e samuel magalhães brandão nascido em maceio al

    ResponderExcluir
  21. olá samuel meu nome é josé brandao do nascimento nascido em mata grande estado de alagôas

    ResponderExcluir
  22. olá samuel meu nome é josé brandao do nascimento nascido em mata grande estado de alagôas

    ResponderExcluir
  23. Nossa q daora ver tantos Brandão *O* Sou Jéssica Jamile Brandão dos Santos :D

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Lucymar de Souza Brandão Filha de Celso Lopes Brandão neta de Epifanio Lopes Brandão queria conhecer meus parentes anteriores

    ResponderExcluir
  25. ola gostaria de saber mais sobre a linhagem brandão!!!!!me chamo angelica brandao filha de maristela brandao sou neta de maristela brandao de oliveira a qual era portuguesa !!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é José Alves de Freitas, e mim sinto honrado com o meu sobrenome Freitas

    ResponderExcluir
  27. Sou kelly Dias Brandao de Belo Horizonte- MG, meu avó nascido no Norte de Minas se chamava João Siqueira Brandão e meu bisavó Genésio Siqueira Brandao. Se Alguém conhecer ou tiver mais informaçoes sobre outras pessoas q continuem minha linhagem, por favor me avisem.

    ResponderExcluir
  28. Olá meu nome é Ronaldo Brandão de Jesus, filho de Antonio Brandão de Jesus. Minha avó frança Brandão de Jesus. Estado BA. Feliz pelo meu Sobrenome!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Gilvan Brandão filho de Antonio Brandão da cidade de Coração de Maria, sua família e de que cidade na Bahia?

      Excluir
  29. Augusto Marques Brandão (Povoa de Varzim, Portugal), filho de Antonio Augusto Correia Brandão (Rio de Janeiro, Basil), neto de Augusto Ferreira Brandão (Famalicão, Portugal), bisneto de Adelaide Alves Brandão (Famalicão, Portugal).

    ResponderExcluir
  30. Bom saber sobre a origem de meu sobrenome mesmo tendo nascido no Brasil!

    ResponderExcluir