sábado, 3 de outubro de 2009

Brasão da Família Brandão

O sobrenome português Brandão vem do prefixo germânico brand que significa “fogo”, porém muitos assimilam o nome Brandão ao prefixo bend, que significa “o portador de espada”.
Não se sabe ao certo se a família Brandão descende de portugueses ou de imigrantes, há quem diga que os Brandão vieram da Inglaterra, outros dizem terem vindo da Normandia ainda no tempo do Conde D. Henrique da Borgonha.
Teriam os irmãos Fernão Brandão e Carlos Brandão vindo da Normandia e se estabelecido próximo ao Mosteiro de Grijó, no Distrito do Porto, mais tarde receberam o solar de Paços de Brandão, do qual tomaram o nome.
O brasão da Família Brandão é em azul, com cinco brandões de ouro acesos.

87 comentários:

  1. Bom Seria Possível Posta Mais informações sobre a Devida família?
    Seria Bastante Grata!

    ResponderExcluir
  2. Sobre o nome Brandão é importante lembrar que foi o nome de um dos santos irlandeses mais famosos, São Brandão o Navegador, que fez viagens missionárias pelas rotas norte-atlânticas.
    Sua biografia a Vita Sancti Brendani foi um dos escritos mais copiados na Idade Média, dessa forma o nome Brandão era comum na Europa medieval, principalmente na Grã-Bretanha e na Irlanda, com o domínio dos normandos sobre a Inglaterra o nome chegou à França e também através dos normandos o nome chegou a Portugal, os nascidos no dia de São Brandão o Navegador eram batizados com o nome Brandão para receber a proteção do santo.
    Brandão também é o nome de uma importante freguesia portuguesa do conselho de Santa Maria da Feira, inclusive o brasão de armas desta freguesia lembra o brasão da família Brandão, segundo a história da região o rei Afonso VI de Leão e Castela pediu ajuda ao rei Felipe I da França para expulsar os mouros, o rei Frances mandou um grupo de cavaleiros normandos que se juntaram a D. Henrique da Borgonha, dentre estes cavaleiros se destacou Fernand Blandon, que ganhou terras em Portugal, seu domínio se chamava Villa Palatiolo, mais tarde passou a se chamar Paços de Brandão, Paço que significa Palácio e Brandão que vem do nome Blandon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É caricato, pois, chamo-me Liliana Brandão e nasci em Paços de Brandão, concelho de Santa Maria da Feira, Portugal, onde, também, nasceram e cresceram os meus pais...
      Herdei o sobrenome dos meus antepassados e sempre tive curiosidade em conhecer a genealogia do meu sobrenome...

      Excluir
  3. Hola sou a Cleidiane Brandâo dos Santos,filha de Hildete Brandao dos santos e jose antonio dos asntos,creio que somos dos descendentes de portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou adenilson filho de dario brandão dos santos o brandão foi passado pelo meu bisavó

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou Víctor Brandão Gonçalves, meus avós da família de minha mãe, família Brandão, me contam a história repassada por gerações: um português marinheiro, João, ou Pedro, Brandão, veio ao Brasil e teve um filho com uma mocinha lusobrasileira (filha de portugueses, mas nasciida no Brasil) aí teve um filho que era o avô de meu avô, então vieram trasendo o nome (cada integrante da família tinha uns 14 filhos) e somente se misturando com lusobrasileiros, diferente de agora que se misturaram mais (no caso minha m~ãe casou com meu pai que é mulato), e a família de minha mãe, a família Brandão a que eu integro, vem se reunindo há décadas em uma cidade daqui do maranhão pra festejar a união da família Brandão, todo Brandão do Maranhão é parente mesmo não se conhecendo e morando em outra cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é muito interessante, porque sempre tive a curiosidade de saber a origerm do meu sobrenome. A minha mãe que portava o sobrenome Brandão, o qual eu herdei, era filha de um homem negro também descendente da família Brandão, porém é notável em meus tios a mistura étnica. Gostaria de saber mais sobre esta festa no estado do Maranhão, em que cidade ela acontece e como é chamada.

      Excluir
    2. Isso é muito interessante Victor, pois sou do Maranhão e me falaram sobre um "João Brandão",provavelmente um trisavô, não moro mais aí, mas meus tios dizem saber onde está a lápide do mesmo com esse nome. Apenas posso te afirmar que fica em um local próximo as margens do rio Itapecurú, entre Caxias e Senador Alexandre Costa.

      Excluir
    3. Holá Edson B. lopes
      Eu também carrego o sobrenome Brandão que herdei de meu avô. Na qual ele também era negro, natural de Porto Alegre R.S. Meu pai não conheceu nenhum parente de sua parte, nunca soube se tinha tios e primos.

      Excluir
    4. Vitor, tenho sobrenome Brandão, sou filho de cearences e herdei o sobrenome da minha mãe que também conta a história do marinheiro português e da moça luso-brasileira. Ela conta que este fato foi no estado do Ceará e que o português pai da moça nao teria aceito o neto bastardo e teria deixado a criança recém nascida na porta de um cidadão bem de vida o pai adotivo batizou a criança com o nome de Manoel Pereira Brandão por saber que era decendente desses portugueses com este sobrebonome. Segundo o relato que ouço a décadas, o fato se deu na região conhecida por Lagoa dos Tanques, distrito de Acaraú. Ceará.

      Excluir
    5. Vitor, tenho sobrenome Brandão, sou filho de cearences e herdei o sobrenome da minha mãe que também conta a história do marinheiro português e da moça luso-brasileira. Ela conta que este fato foi no estado do Ceará e que o português pai da moça nao teria aceito o neto bastardo e teria deixado a criança recém nascida na porta de um cidadão bem de vida o pai adotivo batizou a criança com o nome de Manoel Pereira Brandão por saber que era decendente desses portugueses com este sobrebonome. Segundo o relato que ouço a décadas, o fato se deu na região conhecida por Lagoa dos Tanques, distrito de Acaraú. Ceará.

      Excluir
    6. Olá Mateus, tbm tenho o sobrenome Brandão que recebi da família da minha mãe ela conta q nasceu em Caculé Bahia e conta q somos descendentes de cearenses

      Excluir
    7. Segundo meu avô o pai dele é de Caculé e trabalhou durante algum tempo na delegacia ou algo do tipo.

      Excluir
    8. Olá Mateus,também sou do Vale do Acaraú e pelo que eu sei, existiu um Português em Pernambuco chamado Francisco Pereira Brandão a qual sua filha se casou com outro Português chamado Manoel Ferreira Fonteles.Eles se casaram aqui no Ceará e moraram em uma fazenda na Ribeira do Acaraú, mas isso já faz séculos, porém sua descendência entre nós é notável,eu descendo dele mais de 10x inclusive. De qualquer forma, não sei se essa história que sei sobre essas pessoas está relacionado com seu relato, não consegui ligar uma coisa com a outra, mas achei interessante comentar porque os sobrenomes e locais correspondem.

      Excluir
  6. E eu sou o Fernando Brandão (não o que fundou a linhagem) dos Santos. Bacana essa história. Gostei, valeu.

    ResponderExcluir
  7. sou Erico Da Silva Brandao
    bom saber o sangue q corre em nossas veias

    ResponderExcluir
  8. oi sou Wladimir dos Santos Brandao, e dai???

    ResponderExcluir
  9. Minha Bisavó chamava-se Emília Brandão e morava no Estado do Espírito Santo, e o nome do meu bisa era Adalto (Adauto) Pereira. Ela teve uma filha chamada Melânia (minha vó. Se alguém tiver informação sobre outros antecedentes e descendentes da Família Brandão, por favor entre em contato comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vó tb se chamava Emília Brandão, mas nossa família é de Patos na Paraíba. Vlw

      Excluir
    2. Meu nome é Jennifer Alves Brandão, sou do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim. O Brandão, eu herdei por parte do meu avó paterno (negro), que se casou com Felícia Pereira (branca) e teve teve cinco filhos. Ressaltando, o meu avó saiu de casa, formou outra família onde teve mais filhos, assim perpetuando o sobrenome.

      Excluir
    3. Olá, sou Luciana Brandão de Freitas e moro em Belém do Pará. Fiquei sabendo que meu avô paterno José de Jesus da Silva Brandão veio do Maranhão, mas não tenho qualquer contato com parentes que moram por lá. Vou procurar por vc, Victor.

      Excluir
    4. Meu nome é Oldemar de Oliveira, sou da quarta geração do casamento de Jose Brandão com Florisbella Antonia da Silva do Rio grande do Sul - moro em Campo Grande - MS, se conhecerem algum descendente contactar com o Email oldoliv@hotmail.com

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. meu nome é jose brandao nascido em mata grande estado de alagôas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Jean dos Santos Brandão, filho de José Maria Brandão, qual minha mãe diz ser filho de um tal Manoel Brandão de Mata Grande

      Excluir
  11. Meu nome é Willian Azevedo Brandão sou de Goias

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Michele Brandão Cardoso, filha de Edna de Fátima Brandão e neta de Sérvula de Jesus Brandão, sou natural de Uberlândia-Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou Oscar Emmanuel Sagaz Brandão queria saber qual geração que mais destacou com o sobrenome Brandão

    ResponderExcluir
  14. Luiz Fernando Brandão - Cuiabá, Filho de Custodio Brandão que é de MG

    ResponderExcluir
  15. Olá eu sou bisneta de Diogo Luís Brandão. Somos de uma aldeia no norte de Portugal. Os meus antepassados " Brandão" tinham muitas terras e um passado senhorial. Mas sei que houve ligações com o Brasil. Ando muito interessada em saber mais pormenores. A Aldeia fica em Távora, Arcos de Valdevez

    ResponderExcluir
  16. Olá eu sou Paula Brandão,não sei muito sobre os meus antepassados.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou Daniel Brandão, moro no Maranhão. Percebi que aqui existe uma grande concentração de pessoas com esse nome, embora o meu avô Valdimir Marques Brandão seja do Ceará.

    ResponderExcluir
  19. Olá eu sou a Sandra Maria Neri Brandão, filha de Narcizo Brandão e neta de Venâncio Siqueira Brandão. Andei pesquisando e fiquei sabendo que a minha família por parte de pai, vieram da Bahia, meu pai nasceu em São Paulo. Amo fazer parte da grande FAMÍLIA BRANDÃO.

    ResponderExcluir
  20. meu nome e samuel magalhães brandão nascido em maceio al

    ResponderExcluir
  21. olá samuel meu nome é josé brandao do nascimento nascido em mata grande estado de alagôas

    ResponderExcluir
  22. olá samuel meu nome é josé brandao do nascimento nascido em mata grande estado de alagôas

    ResponderExcluir
  23. Nossa q daora ver tantos Brandão *O* Sou Jéssica Jamile Brandão dos Santos :D

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Lucymar de Souza Brandão Filha de Celso Lopes Brandão neta de Epifanio Lopes Brandão queria conhecer meus parentes anteriores

    ResponderExcluir
  25. ola gostaria de saber mais sobre a linhagem brandão!!!!!me chamo angelica brandao filha de maristela brandao sou neta de maristela brandao de oliveira a qual era portuguesa !!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é José Alves de Freitas, e mim sinto honrado com o meu sobrenome Freitas

    ResponderExcluir
  27. Sou kelly Dias Brandao de Belo Horizonte- MG, meu avó nascido no Norte de Minas se chamava João Siqueira Brandão e meu bisavó Genésio Siqueira Brandao. Se Alguém conhecer ou tiver mais informaçoes sobre outras pessoas q continuem minha linhagem, por favor me avisem.

    ResponderExcluir
  28. Olá meu nome é Ronaldo Brandão de Jesus, filho de Antonio Brandão de Jesus. Minha avó frança Brandão de Jesus. Estado BA. Feliz pelo meu Sobrenome!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Gilvan Brandão filho de Antonio Brandão da cidade de Coração de Maria, sua família e de que cidade na Bahia?

      Excluir
  29. Augusto Marques Brandão (Povoa de Varzim, Portugal), filho de Antonio Augusto Correia Brandão (Rio de Janeiro, Basil), neto de Augusto Ferreira Brandão (Famalicão, Portugal), bisneto de Adelaide Alves Brandão (Famalicão, Portugal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Elsa Mª Brandão Da Cruz(avós: Rosalia Brandão de Jesus e Antonio Marques da Cruz), moro em PE. Amo meu sobrenome e quero manter contato, para saber de histórias desse povo :)

      https://www.facebook.com/profile.php?id=100009747431518

      Excluir
    2. Sou neto de Joana Soares Brandão que faleceu após o parto de minha Philomena Brandão do Rêgo Barros. A morte dela ocasionou a separação do vínculo familiar. Sei que a família dela possuía um engenho na zona da mata próximo de Recife de onde também eu sou. Por favor mande noticias. Pode usar meu email: henriquegbcorrea@gmail.com. No aguardo do retorno obrigado. Henrique Corrêa

      Excluir
  30. Bom saber sobre a origem de meu sobrenome mesmo tendo nascido no Brasil!

    ResponderExcluir
  31. Olá! Meu sobrenome vem de meu avô sr. Antônio Domingues Brandão descendente de portugueses nascido no Estado da Bahia.

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber se o nome Brandon pode ser uma variação de Brandão. Alguém sabe? Minha avó paterna era Brandão de solteira, e nasceu em Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, RS, Brasil, cidade de colonização açoriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ,ate porque tambem sou dessa decendencia,naquele tempo eles quando registravam uma criança usavam escrever muitas vezes errado,por ex,aqui em portugal os Lavos,os primeiros que nasceram no brasil ficaram Labos,sao erros ,no brasil...........

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Mas nesse exemplo não é erro e sim variante. Brandon é anglicano e Brandão é português. Certo?

      Excluir
  33. Ola! Sou Antônio filhos de maria jose f Brandão meu bisavô Francisco Torquato Brandão veio do portugal.era senhor de engenho.teve meu avo aqui no estado de Alagoas cidade de chã preta..segundo meu avo ele tem familia emata grande Alagoas..gostaria de saber mais sobre nosso sobre nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. olá, sou Elaine Brandão, minha vó se chamava Maria Brandão também de cha-preta, nao conhecemos nenhum parente dela, minha mãe não conhece nenhum irmao,primo, nenhum parete dela.gostaria muito de conhecer algum parete dela,pois minha mãe não tem nenhum irmão.

      Excluir
    3. olá, sou Elaine Brandão, minha vó se chamava Maria Brandão também de cha-preta, nao conhecemos nenhum parente dela, minha mãe não conhece nenhum irmao,primo, nenhum parete dela.gostaria muito de conhecer algum parete dela,pois minha mãe não tem nenhum irmão.

      Excluir
  34. merces rodrigues da costa.3/03/2015.

    nao sou Brandao,mas venho da descendencia de dona Anna Carolina de Arruda Botelho nascida em 12/05/1879.que era casada com um senhor,Joao Soares Brandao.eram meus tri vos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Elsa Mª Brandão Da Cruz, moro em PE. Minha família vem de Alagoas-Maceió. Amo meu sobrenome e quero manter contato, para saber de histórias desse povo :)

      https://www.facebook.com/profile.php?id=100009747431518

      Excluir
  35. Oi sou Alvaro Brandão o criador do grupo Brandão que é só para pessoas com o sobrenome Brandão e o grupo Família Brandão e Amigos no Facebook estou aguardado todos com o sobrenome Brandão para que possamos ter uma ideia de quantos somos desde já agradeço a todos.

    ResponderExcluir
  36. Também tenho o sobrenome Brandão herança do meu avô João Nogueira Brandão que era negro e morava no Pará. Queria muito ver uma árvoré genealógica pra ver se descubro algum parente.

    ResponderExcluir
  37. Sou João Marques Brandão Néto, filho de Alcino Marques da Silveira Brandão, neto de João Marques Brandão, bisneto de Manoel Marques Brandão (nascido em Porto, Portugal), trineto dos portugueses Apolinário Dias Coelho Brandão e Eugênia Marques da Silva, tataraneto dos portugueses José Dias de Seabra e Rosa Coelho Brandão

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. COLOCO AQUI O LINK DO FACEBOOK DA NOSSA FAMÍLIA BRANDÃO, DE SANFINS, PAÇOS DE FERREIRA: https://www.facebook.com/groups/501373559875007/

    ResponderExcluir
  41. GRUPO BRANDÕES DE SINTRA, PORTUGAL, NO FACEBOOK:
    https://www.facebook.com/groups/219916858024976/?fref=ts

    ResponderExcluir
  42. AUTOS DE JUSTIFICAÇÃO DE NOBREZA DE JOSÉ ANTÓNIO SANCHES BRANDÃO DE BARBOSA E SILVA
    http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4677892

    ResponderExcluir
  43. Sou Ricardo Brandao, filho de Getúlio Brandao e neto de Alvaro Brandao do Maranhão nas cidades de Pedreiras, Vargem Grande e Imperatriz

    ResponderExcluir
  44. Oi
    sou filha de Pércio Brandão Romeu, filho Conceição Garcia Brandão e neto de Joana Garcia Brandão. Todos da região de Rio Grande/ RS. Procuro fontes e informações.

    ResponderExcluir
  45. Oi
    Sou descendente de Manoel Ferreira fontelles que foi casado com Maria Pereira. Maria Pereira era filha de Francisco Ferreira Brandão que morava em Olinda no início de 1700.
    Através de pesquisas em livros do Padre Sadoc e outros, tenho encontrado muuitas informações sobre os ancestrais de Manoel Ferreira Fontelles. DE Francisco Ferreira Brandão não tenho nada, só sei que era portugues, porém não sei quem era sua esposa, não sei onde e quando nasceu nem onde e quando faleceu. Se alguém tem alguma informação sobre esse meu ancestral, gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. GRUPO DA FAMÍLIA BRANDÃO, SANFINS, PAÇOS DE FERREIRA, PORTUGAL.
    https://www.facebook.com/groups/501373559875007/

    ResponderExcluir
  48. GRUPO DA FAMÍLIA BRANDÃO, SANFINS, PAÇOS DE FERREIRA, PORTUGAL.
    https://www.facebook.com/groups/501373559875007/

    ResponderExcluir
  49. Chã preta fica em alagoas

    ResponderExcluir
  50. Era o que eu imaginava. Minha avó Joana Flora Brandão era do entorno da cidade de Escada - PE, algo então próximo das Alagoas. Ela faleceu em 1918 uma semana após o parto de minha mãe (Filomena Brandão do Rêgo Barros, em julho de 1918. Talvez algum vínculo com Brandão de Chã Preta??

    ResponderExcluir
  51. Nossa quantas histórias. Tô fascinada aqui lendo os comentários! Me chamo Mª Eline Brandão, sou de Manaus.E meu avô era Maranhense de Codó. Veio para Manaus fugido de seus pais e aqui casou-se com Ana Henriqueta Brandão minha avó filha de cearenses que também carregava este sobrenome.Fantástico!

    ResponderExcluir
  52. Olá! Meu nome é Bianca Brandão, sou de Vitória no Espírito Santo, neta de Benedicto Barbosa Brandão, que era filho de Júlia Brandão e neto de Maria Brabosa Brandão. Meu avô era natural do Rio de Janeiro, de Barra de Itabapoana, era pescador e veio pro Espírito Santo muito jovem. Instalou-se em Anchieta, onde há muitos de sua parentela, sobretudo no bairro chamado Belo Horizonte, e em Parati também. Aqueles que se identificaram como sendo ou tendo parentes no Rio e no Espírito Santo, por favor entrem em contato comigo. Pois pesquiso nosso ramo familiar há tempos.

    ResponderExcluir
  53. Sou Vera lúcia Brandão, herdei o Brandão do meu pai que se chamava Nacleon Barbosa Brandão, filho de Tomás Leão Brandão, ambos eram da Bahia. Não conheço a história, mas meu pai contava que meu avô teve vários filhos com mulheres diferentes, eu só conhecir os 10 filhos que teve com minha avó. Meu avô morava em Itaberaba BA.

    ResponderExcluir