quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Brasão Da Familia Conceição

O sobrenome Conceição, de origem Portuguesa e Espanhola (Conception), era usado como um nome batismal, proveniente do latim CONCEPTIO fazendo referência a concepção da Virgem Maria, era muito comum na Península Ibérica os pais batizarem os filhos nascidos nos dias em que era celebrada a Virgem Maria com o nome Conceição, na verdade grande parte dos sobrenomes de classe religiosa tem sua origem nesse costume, no qual os filhos recebiam o nome de acordo com o festival religioso celebrado no dia de seu nascimento ou devido a alguma graça concedida por algum santo, com o passar do tempo o nome se tornou sobrenome, que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, mas muitos descendentes de escravizados ou indígenas tem este sobrenome devido aos padres que os batizavam com ele. 
O brasão ao lado pertence ao armorial espanhol e português, nele vemos um unicórnio de ouro sobre um esmalte azul, o unicórnio, figura mítica, significa a pureza, geralmente associado à virgindade, neste caso ele representa a Virgem, a cor azul do escudo, é a cor que na Era Medieval foi associada à Virgem Maria, o azul juntamente com dourado simboliza também a nobreza.

50 comentários:

  1. Em virtude da minha mãe ser de origem espanhola e chamar-se Maria da Conceição, adorei a explicação e mais ainda a homenagem feita a ela pelos meus avós.

    ResponderExcluir
  2. olá sou a Nadine. estou a procura de Maria do Carmo da Conceição, ela é irmã de minha avó que não se veem a mais de 50 anos. quem conheçer por favor entre em contato comigo pelo meu email. nadine.de.carvalho@hotmail.com Obrigada (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite Minha Bisavó chamava-se Maria Rosa da Conceição ela era de Alagoas

      Excluir
    2. minha mae chama Maria do Carmo Lourenço da conceição

      Excluir
    3. Olá sou a Nadine, pessoal eu perdi esse email, entrem em contato comigo pelo carvalho.de.nadine@gmail.com vamos ver isso ai haha

      Excluir
    4. Muito estranho não sei origem da minha família meu nome é Miguel rosa da Conceição filho de clemência rosa da Conceição filho de Amadeu rosa dos santos

      Excluir
    5. Minha avó chamava Maria Emília da Conceição ( segundo
      Minha mãe ela teve origem indígena )era de Alagoas ( casada com João Moraes da Silva

      Excluir
  3. procuro alguem em Espanha que me de alguma indicaçao de um cidadao espanhol de nome Benigno (penso que seja assim) e que viveu na cidade de ALMADA anos 20 a 30, minha avo Rosa Dias da Silva. o meu contato jcdiasc@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Qual a origem desse nome na região norte de Alagoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Artur de que cidade de Alagoas VC é eu naSC em São Miguel dos Campos Barra de São migueL..Eu tenho muita curiosidade de saber sobre minha origem pois fui trazida de lá quando era um bb.
      19 98849 6888 se vc puder me ajudar grata.

      Excluir
  5. BOM DIA .
    GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DO SOBRENOME JASTER E SUA ORIGEM.
    Resposta pelo e-mail: kildrejaster41@gmail.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA .
    GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DO SOBRENOME JASTER E SUA ORIGEM.
    Resposta pelo e-mail: kildrejaster41@gmail.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponível em:

      http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/08/brasao-da-familia-jaster-wettermann.html

      Excluir
  7. Ola sou flavio freire neto de maria sebastiana da conseiçao filha de antonio conseiçao portegues ligitimo ela esta a procura de parentes em portugal

    ResponderExcluir
  8. Gostava de ter informação sobre o apelido Carmona!! Mto obrigada. Cristina

    ResponderExcluir
  9. Estou a procura de minha mãe TÂNIA APARECIDA SILVA DA CONCEIÇÃO, pois não conheço ela foi criada num orfanato. Desde já Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó e Silva Conceição que saber ela possa te ajudar

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. meu nome é marcos andre da conceiçao qual é a minha origem

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Minha bisavó e irmãs dela tinham esse sobrenome Conceição década de 1800 no estado da Paraiba região nordeste do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha bisavó tbem Maria Rosa da Conceição ela era de Alagoas

      Excluir
    2. Minha bisavó Maria Rosa da Conceição mãe de meu avô João Moreira dos Santos, ela era casada com meu bisavô Antônio Moreira da Silva. Será que estamos falando da mesma família eles eram de Alagoas tbem.

      Excluir
    3. Minha avó se chamava Joana Maria da Conceição ela contava que tinha origem indigena meu bisavô se chamava Luís Honorato...meu vô Amancio Andrelino de Sousa e eles eram do sertao da da Paraíba e Ceará..se alguém souber algo meu e-mail e joana_d.arc@hotmail.com

      Excluir
    4. Boa Tarde pessoal eus bisavós é Pedro Leandro dos santos e Martinha Maria da Conceição.
      Caso alguem já tem ouvindo estes nomes me manda um email ludmilaleandroramos@gmail.com.
      Meu avô esta procurando por sua familia

      Excluir
  14. Não conhecia a origem do meu sobrenome Conceição e adorei saber, bem interessante!

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a origem do meu sobrenome Conceição e adorei saber, bem interessante!

    ResponderExcluir
  16. Me chamo Batista do Nascimento Conceição Soares, sou bisneto de Tereza Maria da Conceição que nasceu na cidade de Juazeirinho na Paraiba no ano de 1876 ele viveu por 120 anos era irmã de Dores Maria da Conceição e tinha mais três irmãs os pais dela meus tetravos nasceram no ano de 1850 e meus tataravos nasceram no ano de 1829 e os tataravos de minha bisavó Tereza Maria da Conceição nasceram no ano de 1810 também no estado da Paraiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou da paraiba Minha tia disse que acha que a irmã de minha Bisavó disse que avó dela se chamava Tereza ja minha tataravó nasceu no ano de 1897 ou 1915 e minha avó bisavó e Tataravó tem o sobrenome de Conceição..

      Excluir
    2. Boa Tarde pessoal eus bisavós é Pedro Leandro dos santos e Martinha Maria da Conceição.
      Caso alguem já tem ouvindo estes nomes me manda um email ludmilaleandroramos@gmail.com.
      Meu avô esta procurando por sua familia

      Excluir
  17. Familias palau e palazoni pf
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  18. Eu gostaria de saber o significado do sobrenome Bahiano

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde!
    Minha mãe é de Pandorama - Pernambuco, o nome dela é Ana Maria da Conceição, os pais dela são Amaro Lopes da Silva e Joana Maria da Conceição.
    Contato: doberval.sousa@gmail.com ou Whatsapp 21 99447-7540.

    ResponderExcluir
  20. Procuro pessoas na minha árvore genealógica minha avó se chama Maria Barbosa da Conceição igualmente a da minha Bisavó Maria Barbosa da Conceição mais aceitável nascida em 1897 ou 1915 qualquer coisa entre em contato comigo pelo e-mail Lucasvictortitanic123@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Minha bisavó era Maria Rosa da Conceição casada com Antônio Moreira da Silva país do meu Avô João Moreira dos Santos que era casado com minha avó Maria Das dos Santos filha de Alfredo Moreira Lima e Maria Rosa do Carmo. Os pais de minha avó nasceram em Porto Real do Colégio do estado de Alagoas. Já os pais do meu avô não consta de onde eles eram. O qual minha bisavó mãe do meu avó era Rosa da Conceição. Por isso minha dívida é curiosidade.

    ResponderExcluir
  22. Corrigindo Maria Das Dores dos Santos minha avó. O

    ResponderExcluir
  23. Boa noite sou filha de Maria José da Conceição e João Inácio da Silva
    Procuro meus parentes na região de Pernambuco. Meus pais casaram e logo vieram para São Paulo com meus dois irmãos Marinete e José Diniz Flor. Tenho vontade de saber mais sobre meus parentes distantes.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite galera, meu nome Edson Fernando de Souza, estou a procura de parentes, informações por parte de mia avo falecida, Ana Maria da Conceição e minha Bisavó Agda da Conceição, nas décadas entre 1900 a 1930 na cidade de Água Branca, sertão de Alagoas...
    Meu contato : edsontrampo2018@outlook.com ou 11 94343-9810 (Vivo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson minha avó falava de uma irmã Ana Maria. Ela faleceu e se chamava Maria José da Conceição Silva, se casou com meu avô Manuel Silva Leite.

      Excluir
  25. Olá pessoal, ja escrevi aqui e acabei perdendo o email, que postei
    Minha avó, Maria José Bernardo esta à procura de Maria do Carmo da Conceição, elas nasceram em alagoas, e foram morar em Brejão- PE. minha vó conta que ainda era pequena quando ela casou com Miguel Cosmo e foram morar em São Paulo para trabalhar, a ultima noticia que minha vó teve, foi de que eles estavam em Sorocaba, mas que a irmã estava doente. gostaria muito de conhecer ela, ou filhos, minha vó sente saudades, se alguem tiver alguma informação entre em contato comigo pelo email carvalho.de.nadine@gmail.com, muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  26. Me chamo Milton Conceição filho de leda Rosa da Conceição e neto de Maria Rosa da Conceição. A origem do Conceição realmente vem de onde Portugual ou Espanha ???

    ResponderExcluir
  27. Minha avó se chamava Joana Maria da Conceiçao, nasceu em 1894..também dizia ter descendência indígena...mais veio do Ceará para o Maranhão...casou com Amâncio José de Sousa...mais creio que também eram dessa região da Paraíba...contavam muitas histórias do sertão...de Lampiao. Queria saber mais desses ascendentes ...joana_d.arc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá,meu nome Adriana,est es a procura de meus bisavós maternos e paternos(Antônia Maria da Conceição, casada com manoel Freire de prades,mãe de: José Freire prades e Maria Idalina da Conceição,ela era indígena segundo minha mãe (neta)ela foi laçada e levada para trabalhar em casa de família como escrava e recebeu este nome de batismo casou com Francisco Jorge de Amorim, mãe de:josefa Francisca da Silva, todos eram moradores da paraiba,entrar contato e-mail: adrianajose1973@gmail.com, obrigada

    ResponderExcluir
  29. gostaria de conseguir o brasao da familia Frassom da italia
    meu email e sergiobechelli@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde pessoal eus bisavós é Pedro Leandro dos santos e Martinha Maria da Conceição.
    Caso alguem já tem ouvindo estes nomes me manda um email ludmilaleandroramos@gmail.com.
    Meu avô esta procurando por sua familia

    ResponderExcluir
  31. minha avó: Quitéria Joana da Conceição

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde me chamo Rafael, minha avó se chamava Josefa Aurea da Conceição, e a mãe dela a minha bisavó se chamava Maria Aurea da Conceição, minha avó nasceu em pesqueira Pernambuco em 1937.
    Se alguém souber de algum parentesco entre em contato pelo email.

    ResponderExcluir