quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Brasão da Família Sousa


O sobrenome Sousa, ou a comum variação Souza, de origem portuguesa, não se sabe ao certo de qual palavra ele se originou, uns acreditam que provem do latim saucia, que significa pedra, já outros dizem que provem de saza, que por sua vez significa seixo. 
Em Portugal estão um rio chamado Sousa, cuja origem é a palavra latina saza, e próximo ao rio há uma povoação chamada Souza, na qual tem sua origem na palavra latina saucia.
As referências mais antigas sobre esta família citam a região próxima ao rio Souza na qual, entre século VIII e XI, os seus donos passaram assimilar para si o nome do rio, desta linhagem gerou-se o ramo nobre da família, que tinha uma parentela com os reis de Castela, Leão e com antigos reis visigodos, por isso em alguns brasões da família Souza se vê alusões as armas de Castela e Leão.
Abaixo os dois mais comuns brasões da família Sousa de Portugal.
Os nobres da família Sousa descendem de dois ramos diferentes, os Sousas de Arronches, descendentes de Egas Gomes de Sousa, que viveu nos tempos do rei D. Afonso III de Portugal, tal família fez alianças com a casa real e deles descendem os condes de Miranda e de Arronches, assim como os duques de Lafões.  O outro ramo da família Sousa é do Prado, descendentes de Maria Pires Ribeira de Souza e de D. Afonso Diniz, filho ilegítimo do rei D. Afonso V, destes descendem os condes do Prado, e a estes estariam associados os Sousas Chichorro, os Sousas de Cancelhos, senhores de Baião, e os Sousas de Alcube.



88 comentários:

  1. cara meu nome e bruno(brunomanagernet@hotmail.com),sou da família Souza,da geração direta da antiga familha da parte do meu pai.
    gostei do terceiro modelo, rs r sr sr sr
    bom um abraço meu caro até mais.

    ResponderExcluir
  2. cara sou o primogênito da minha geração, sou tembem de sobrenome Sousa, e tenho Lima tambem mas eu gostaria de Ver como seria o Brasão Sousa Lima. se vc tiver post ai, valeu!

    ResponderExcluir
  3. Qual a diferença entre "de Sousa" e "de Souza"?
    Abs a tds...
    vasq@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sobrenome Sousa, ou a comum variação Souza, de origem portuguesa, não se sabe ao certo de qual palavra ele se originou, uns acreditam que provem do latim saucia, que significa pedra, já outros dizem que provem de saza, que por sua vez significa seixo, coincidentemente ou não Sousa também é nome de regiões de Portugal, em que estão um rio chamado Sousa, cuja origem é a palavra latina saza, e próximo ao rio há uma povoação chamada Souza, na qual tem sua origem na palavra latina saucia.

      Excluir
    2. Moro em Portugal. Os poucos Souzas, com Z, existente por aqui são de origem brasileira.
      Aqui em Portugal, Sousa é com S.
      Reparem que ao contrário no Brasil é raríssimo encontrar família Sousa com S.

      Excluir
    3. Meu sobrenome Sousa e com S ;)Ai e bom saber essas coisas de antepassado creio que devo ter muitos parentes desconhecido tenho vontade de descobrir isso Nome: Paloma de Sousa Reis. Queria saber mais =/

      Excluir
    4. Minha família é raríssima²
      haha

      Excluir
    5. Gostei de saber pois minha família por parte de meu pai é de sobrenome Souza com Z.

      Excluir
    6. não tem Diferença entre souza e sousa e que no brasil a gente pronuncia o s com som de z e os cartórios errarão no escrever o nome é tipo o mui dois sobrenome de linhagem nobre Luiz de Souza Fortelini ,o fortelini e da Itália mas o nome era para ser Cortelini mas ficou por causa dos cartórios que errarão na hora de escrever

      Excluir
    7. tb sou souza! ou sousa? o sobrenome da minha mãe é sousa o meu souza!!!rsrsrr

      Excluir
    8. Minha familia por parte de Pai, tem o sobrenome Sousa com "S".

      Excluir
    9. aminha familia pega dois sobre nome tudo de portugal souza pereira mas nao sou racista como pessoas brasileiras eu sou uma brasileira p voce ter uma ideia eu descobri no aeroporto de portugal que a queles policiais alfandegas sao meus parentes de primeiro gral eles m deixaram emtra em portugal sem problemas pois agente era parestes
      maria antonia pereira de souza

      Excluir
    10. A origem do sobrenome encontra-se numa antiga família de Portugal, que teve origem nos reis visigodos, como deduzem os genealogistas em gerações seguidas até o primeiro do apelido, que foi D. Egas Gomes de Sousa, nascido em 1035 e que o tomou de suas Terras de Sousa. Foi ainda senhor de Novelas e Felgueiras, governador da comarca de Entre Douro e Minho e valente batalhador. Recebeu-se com Dona Châmoa Gomes, chamada Gontinha (ou Goncinha) Gonçalves, filha de D. Gonçalo Trastamires de Maia e de D. Mécia Rodrigues e trineta de D. Ramiro II, Rei de Leão. Deste matrimónio nasceram filhos que continuaram o apelido de Sousa, a saber:

      Mem Viegas de Sousa (1070 - 1130) casado com Teresa Fernandes de Marnel
      Gomes Viegas
      Paio Nunes de Sousa

      Excluir
    11. Meu pai e minha mãe E sousa com s

      Excluir
    12. Minha família por parte de pai e por parte de mãe são Sousa com s meu bisavô por parte de mãe se chamava Antonio Wenceslau de Sousa Meu avô Benedito Canuto de Sousa Minha Mãe Francisca de Sousa meus avós por parte de pai não sei muito bem, mas meu pai se chamava Antonio Rodrigues de Sousa meu nome é: Valdir Rodrigues de Sousa

      Excluir
    13. A diferença é que Sousa com "Z" é uma variante do sobrenome SOUSA com "S".

      Excluir
  4. Jonsu Vasq disse...
    Qual a diferença entre "de Sousa" e "de Souza"?
    Abs a tds...


    ....é apenas uma variação do sobrenome .-.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou da familia sousa Gago do Algarve, minha avó era Sousa e meu avô era Gago, portanto meu Pai era Sousa Gago e eu Sousa Gago sou. meu Pai era de 1920 portanto meus sobrenome Sousa Gago já vem de longa data. Gostaria de saber mais sobre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu pai era filho de portugues; sobre nome vieira de souza minha mae era pereira de lima nome de souteira tudo portugues meu nome é pereira de souza

      Excluir
  6. o "de" no sobrenome é um significado de nobreza. Antigamente as pessoas eram conhecidas tipo assim: "Alice de Belo Horizonte" (se belo horizonte fosse uma família e alice pertencesse a essa família). Assim ficava o sobrenome.. geralmente.. quem tem "de" é de descendência de famílias mais nobres... mais ricas... é algo assim.. aprendi na aula de história..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ter sido verdade antigamente, e até hoje é o caso nos países de língua francesa, mas atualmente , quando as duas formas existem, elas são facilmente alteradas ao fio das gerações. O sobrenome do meu avô é Saraiva do Amaral (e meu trisavô e meu tetravô também eram do Amaral), mas minha mãe é Araújo Amaral. Vários exemplos tambémse encontram em livros de genealogia mais antigos

      Excluir
  7. Sou De Sousa. O que significa as quatro luas e os cincos besantes dentro dos pequenos escudos?
    Se tiver informações sobre o brasão da família Mazzini, eu agradeço, nele contém uma mão segurando uma maça (arma medieval), alguns com três rosas ou estrelas.

    https://twitter.com/#!/JonathanMazzini

    ResponderExcluir
  8. Eu sou descendente de um nobre espanhol chamado José Firmino de Sousa/Souza que era da região norte da Espanha, Galícia. Ele foi o bisavô de meu bisavô João Firmino de Sousa/Souza. Eu sei disso por causa de minha tia Manuela que descobriu isso nos papéis da Igreja da Cidade de Cícero Dantas_ interior norte da Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu sobrenome e souza e sou originario da Galicia mas quando saimos de la a Galicia era de Portugal e não da Espanha quem sabe somos parentes não?

      Excluir
    2. A minha família é da Bahia aqui no Brasil e eu tenho vontade de conhecer os meus possíveis parentes galegos.

      Excluir
  9. Amigo, meu nome é: Sérgio de Souza do Ó, sabe algo sobre o brasão da falia Souza do ó?

    ResponderExcluir
  10. o meu nome é Luana de Souza Franco e já vi o brasão das duas famílias ,o Souza é da minha mãe e o Franco por parte do meu pai.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou William da silva e souza soares , não da para crer que sou espanhol com português ,e meus antepassados foram da realeza o nobres ...quero voltar no tempo para conserta coisas no presente....rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. qual a diferença do posicionamento das luas nos escudo??? em um tipo de escudo as luas estão em pé formando um trevo em cruz e em outro as luas formas um trevo em "x" qual a diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas luas são provenientes da bandeira de um rei mouro derrotado pelos cavaleiros da família Souza, na batalha de Beja, durante a Reconquista da península Ibérica. O rei então determinou que fossem acrescentados ao brasão da família Souza as crescentes da bandeira moura. A bandeira em sí foi levada e depositada como relíquia no mosteiro de Pombeiro, cujos benfeitores sempre foram os integrantes da nossa nobilíssima família. Os Souzas são descendentes dos nobres cavaleiros visigodos e herdeiros de suas tradições. O primeiro da linhagem foi Dom Sueiro Belfaguer e o primeiro a utilizar o sobrenome foi Dom Egas Gomes de Souza. A fonte disto que estou de afirmando se chama Benedictina Lusitana, Teatro Histórico e Panegírico e Nobiliário de Portugal. Todo esse material vc pode encontrar na Biblioteca Virtual Nacional de Portugal e na Biblioteca da Universidade de Coimbra.

      Excluir
  13. sou familia sousa mas o meu e com z souza

    ResponderExcluir
  14. este nome e lindo de mais eu sou sousa com muita alegria esta falinha que DEUS ama














    ha

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Isso porque o sobre nome Souza ou Sousa são de origem da união espanhola com a portuguesa. o sobrenome souza é Brasileiro porque é foi feita uma correção para o português de pronuncia da palavra sousa que é europeia, isso poe ser visto na variante entre os próprios brasões o vermelho com 4 luas é brasileiro e o com leões espanhóis e insígnias ambos azuis é europeu.
    agora Sr. Paulo Jose, vai de você ir mais afundo na sua pesquisa familiar para saber de suas origens.
    atenciosamente.
    Johnny Henrique Souza

    ResponderExcluir
  17. Muito legal eu amo meu sobrenome Sousa principalmente porque é com "S"

    ResponderExcluir
  18. Legal.. Meu nome é Thalia Cristina de sousa, legal saber que algo me compete... MAs afinal, o S muda c o Z???

    ResponderExcluir
  19. eu sou souza e meu bizavo ere portugues. ele veio de escondido no navio; e se deu bem.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou Sousa, com "s" e toda minha família também.

    ResponderExcluir
  21. Também sou "de" Souza e amo meu sobrenome, acho que ele combina com qualquer nome e outros sobrenomes, muitos dizem que Souza ou Sousa é vira-lata pois tem muitas pessoas no Brasil com este sobrenome mas não penso assim.

    ResponderExcluir
  22. Também sou "de" Souza e amo meu sobrenome, acho que ele combina com qualquer nome e outros sobrenomes, muitos dizem que Souza ou Sousa é vira-lata pois tem muitas pessoas no Brasil com este sobrenome mas não penso assim.

    ResponderExcluir
  23. sou Souza Nunes, porém acredito que foram duas família que se uniram para surgir os Souza Nunes - com z.

    ResponderExcluir
  24. Aqui no Brasil este nome é considerado muito batido. Basta ter um antepassado de nome pouco comum, que a familia tenta perpetuar o maximo este nome incomum. Mas eu me orgulho de ser a terceira geração de Sousas que migrou para o Brasil.

    ResponderExcluir
  25. Lúcia de Souza,Souza da parte de pai,em Minas Gerais há muito Souza com "Z".

    ResponderExcluir
  26. Sou Sousa por parte do meu marido e alio o nome Sousa ao Dias de mau pai, "Dias de Sousa" e acho que liga bem!

    ResponderExcluir
  27. Sou de Mossoró RN - Meu avô paterno veio de EXU-PE LEONTINO VIEIRA DE SOUZA. Não o conheci, mas, meu pai me contava suas histórias de sofrimento quando jovem: " Subi a serra de pés descalço, com fome, dormia em cima de árvores com medo das onças e gato do mato. Era escuro e a estrada era pouca. Peguei carona com boiadeiros a caminho do APODI RN. Lá chegando, trabalhava na roça, e casou-se com FLORINDA ALVES DE LIMA minha vó - analfabeta, lavadora de roupas mais de inteligencia extravagante. Tiveram dois filhos RAIMUNDO VIEIRA DE SOUZA (meu pai) e MARIA LUÍZA VIEIRA DE SOUZA." Temos muita vontade de encontrar nossos familiares de parte de meu avô leontino de EXU-PE. Nada sabemos a respeito de suas origens apenas que ele tinha uma irmã gêmea de nome LEONTINA. Saudações aos SOUZAS (SAS).

    ResponderExcluir
  28. Sou de Mossoró RN - Meu avô paterno veio de EXU-PE LEONTINO VIEIRA DE SOUZA. Não o conheci, mas, meu pai me contava suas histórias de sofrimento quando jovem: " Subi a serra de pés descalço, com fome, dormia em cima de árvores com medo das onças e gato do mato. Era escuro e a estrada era pouca. Peguei carona com boiadeiros a caminho do APODI RN. Lá chegando, trabalhava na roça, e casou-se com FLORINDA ALVES DE LIMA minha vó - analfabeta, lavadora de roupas mais de inteligencia extravagante. Tiveram dois filhos RAIMUNDO VIEIRA DE SOUZA (meu pai) e MARIA LUÍZA VIEIRA DE SOUZA." Temos muita vontade de encontrar nossos familiares de parte de meu avô leontino de EXU-PE. Nada sabemos a respeito de suas origens apenas que ele tinha uma irmã gêmea de nome LEONTINA. Saudações aos SOUZAS (SAS).

    ResponderExcluir
  29. Minha curiosidade é muito grande em saber de quem sou decendente , se de alguém que veio da holanda ou de portugal; da espanha ou da itália... Sei apenas que a minha Mãe é da família Barros de Nova Russas-Ce. e o meu Pai é da Família Sousa de Crateús-Ce. - Só que mesmo ao registrar-me em Manaus, não usei nem o SOBRENOME da minha mãe, nem do meu pai. Eu mesmo escolhi meu nome: MANOEL MESSIAS SANTOS o pensador. Isto, pra não se confundir com tantos outros na internete. Ok!

    ResponderExcluir
  30. Ola boa noite Me chamo Tiago Souza Correia, sera que tenho ASCENDENTE portuguesa?
    tiagosouza06@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. ola povo eu sou Cristian Robson de Souza filho de Vanderlei de souza neto de afonso de souza

    ResponderExcluir
  32. Somos da familia souza no nordeste do Brasil por isso desejo tanto saber de onde se originou o sobre nome. Souza. Como sabemos que este nome vem de um outro pais. Somos uma nação com grande misturas de raças, PR. Clovis Souza

    ResponderExcluir
  33. Olá. Sou Ana Celia de Souza. Procuro por parentes.
    Avós paternos: LIBERALINO DIAS DE SOUZA (Lalino) e MARIA HONORATA DE JESUS (Filica). Bisavós paternos: BALBINO DIAS DE SOUZA e ERCILIA ... , BALBINO PEREIRA e ELVIRA ... (nao tenho os últimos sobrenome)
    Meus familiares são de Minas Gerais. Em julho-2016 fará 30 anos que moro em Rondônia.

    Quero encontrar parentes. Espero encontrar muitos parentes.
    meu contato: ana.celia.souza.guerra@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Meu nome é Oracilia Machado de Souza, meu bisavô se chamava Cândido de Souza e era dono de uma Sesmaria em São Borja RS Brasil, queria saber qual a origem dele em Portugal.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Então "de Souza"‚"de sousa"‚souza,Sousa se refere a apenas uma mesma família?

    ResponderExcluir
  37. Bom dia meu nome é José Gomes de Sousa sou brasileiro vcs teria o brasão desta família aquardo resposta desde já agradeço

    ResponderExcluir
  38. Bom dia meu nome é José Gomes de Sousa sou brasileiro vcs teria o brasão desta família aquardo resposta desde já agradeço

    ResponderExcluir
  39. nao sou sousa,mais meu trisavÔ era boaventura angelino de sousa,da bahia.se tiver alguem com esse sobrenome manifeste.pois quero descobrir minhas origens.

    ResponderExcluir
  40. É possível saber a história de minha família, considerando que meu sobrenome é composto? Existe algum brasão de sobrenomes compostos?
    Meu sobrenome é "MACHADO DE SOUZA"
    pr.paulo.executivo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Ola, gostaria de saber se vc tem essas imagens para me enviar, iremos fazer um encontra de familia e queriamos fazer camisetas e canecas com os brasoes da família Ribeiro e da família Souza, desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde, gostaria de saber origem, brasões da minha familia SOUSA LIMA quero entrar em contato. edneia-lima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Meu Souza é com Z mesmo. Aliás sou da família Souza Lima de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  44. FASO PARTE DA FAMILIA SOUZA COM MUITO PRAZER JANSSEM CRESPO DE SOUZA PORTUGAL

    ResponderExcluir
  45. Embora não haja registro, conta-me que meus ancestrais vieram de Portugal(região próxima a Espanha) fugindo da guerra!!!

    ResponderExcluir
  46. eu sou obrigado a falar. que esse brasão ai tá uma porra ;)

    ResponderExcluir
  47. A maioria do pessoal brasileiro com esse sobrenome veio dos donos de escravos e era comum os ex escravos falar sou do souza ou sou do silva.

    ResponderExcluir
  48. faço parte da família sousa e moro EUA tem al gum sousa por aqui

    ResponderExcluir
  49. A MADREF ARTES pode fazer o seu brasão de família, faça o seu pedido. (85)982245421zap.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde!!!1 Sou da família Sousa. Descendentes direto dos Sousa de Portugal. nossa penta vó. Micaella filha do Augusto filho da Rainha Vitoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal, gostaria de saber mais sobre as gerações da sua familia

      Excluir
  51. Que legal saber dessa coisas e saber q temos parentes q nem conhecemos

    ResponderExcluir
  52. uauuuu, essa foi a explicação mais completa que achei sobre o brasão da minha familia. Eu sou Raissa de Souza, será que vcs são todos meus parentes rsrs
    obrigado e parabens para o responsavel pela persquisa.

    ResponderExcluir
  53. Sou neto de português, meu avô era da família Sousa Caixeiro. Existe algum brasão Sousa Caixeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da uma olhada qui
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bras%C3%A3o_dos_Sousa_do_Prado.png

      Excluir
  54. Sou descendente do português Seraphim de Souza Marques, que povoou a região seridó, especialmente Ouro Branco RN. Alguém sabe alguma coisa sobre esse cidadão.

    ResponderExcluir
  55. Meu nome é Lima de Souza Todes meus Patenten Tem este sobrenome, meu avô se chama Erpidio Rufino de Lima e minha avó se chama Amelia de Souza,meus bisavôs não sei gostaria de sauer que eram Samos da Bahia Brasil.

    ResponderExcluir
  56. Gostaria de descubrir quer são meus bisavos e de oder eles são.

    ResponderExcluir