terça-feira, 6 de outubro de 2009

Brasões da Família Ribeira e da Família Ribeiro


O sobrenome Ribeira e o sobrenome Ribeiro surgidos na Península Ibérica têm a origem na mesma palavra latina, ripariu, sendo ribeiro é o nome dado a um rio pequeno, e ribeira é o nome dado à terra banhada por um rio, daí deve ter surgido os sobrenomes Ribeira e Ribeiro, adotado por pessoas que habitavam terras que já tinham o nome Ribeiro ou Ribeira, devido à existência de um rio na região. Há quem diga que as duas famílias são a mesma, havendo apenas uma variação na grafia.
Os Ribeiro são uma das maiores e mais antigas famílias portuguesas, desta forma parte de sua história se perdeu no tempo e se mistura pelos seus diversos ramos.
Os Ribeiro receberam alcaidarias-mores e morgados em Portugal, como o de Castelo Melhor. A família teria se estabelecido na freguesia de São Paulo em Lisboa, além de também terem se estabelecido na Ilha de São Miguel nos Açores.
O brasão dos Ribeiro é esquartelado com os brasões da família Aragão (em ouro com bastões vermelhos) e o dos Vasconcelos (em preto com três faixas veiradas de vermelho e prata), uns dizem que eles usam tais armas por descenderem dos Aragão e dos Vasconcelos.
O brasão pode ter sido entregue a Afonso Pires da Ribeira ou a seu filho Pedro Afonso da Ribeira no século XIII, já nos primeiros anos do Reino Português, e eles teriam vindo de Cabrera e Ribera no Reino de Leão.
A família Ribeira também é de origem espanhola e passou para Portugal no reinado de D. Manuel I, por meio de Rui Dias da Ribeira, alcaide-mor da vila de Amieira, seu filho Damião Dias de Ribeira foi escrivão da Fazenda dos Reis D. Manuel I e D. João II.

27 comentários:

  1. descrição no site genealogias.org:

    Esquartelado: o primeiro e o quarto de ouro, com quatro palas de vermelho (Aragão); o segundo e terceiro de negro, com três faixas veiradas de prata e vermelho (Vasconcelos).
    Timbre: um lírio de verde, com cinco flores de ouro.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, parabéns.
    José Carlos Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. Jakylam Ribeiro
    simplesmente iraaaaaaaaaaaaaaaado

    ResponderExcluir
  4. Conte a história desse brasão. A quem pertencia. Qual ano foi adotado o brasão. Que tipo de familia usava esse brasão. Essas histórias.

    ResponderExcluir
  5. E quais regiões de Portugal e/ou Espanha que existiam os Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde poderia saber o grau de parentesco entre a minha família e Afonso Pires da Ribeira, se o brasão por direito, é dos Ribeiro? Poderia dar uma dica?

      Excluir
    2. Augusto Romano Sanches de Baena cita que as armas dos Ribeiro são uma referência aos condes de Cabrera, ele cita um conde chamado D. Osorio, quem eu acredito ser Monio Osórez de Cabrera, mordomo de D. Afonso Henriques o primeiro rei de Portugal.
      Outras fontes dizem ser D. Osório Garcia Conde de Cabreira pai de Monio Osórez de Cabrera, deles descenderia as famílias Vasconcelos e Ribeiro.
      Augusto Romano Sanches de Baena continua dizendo que o brasão foi entregue a família Ribeiro em memoria dos condes de Cabrera e Ribera, não especificando a quem ou a que ramo da família foi concedido tal brasão.
      Quanto a Pedro Afonso Ribeiro, que dizem ser quem recebeu o brasão dos Ribeiro, ele foi senhor de Canidelo no atual Distrito do Porto, isso é citado nas inquirições do rei Dinis I. Afonso Pires Ribeiro filho primogênito de Pedro Afonso Ribeiro e chefe dos Ribeiro passou para Galícia quando se tornou senhor de Lobeira, seu filho Pedro Afonso Ribeiro II também foi senhor de Lobeira, seu filho Gonçalo Ribeiro não teve filhos homens conhecidos, logo brasão retornaria a linhagem do homem mais próximo que seria Gonçalo Pires Ribeiro, este porém acredito ser ilegítimo Pedro Afonso Ribeiro, então o chefe seria o irmão de Pedro, chamado João Afonso Ribeiro, filho de Afonso Pires da Ribeira, ou a seu irmão Rodrigo Afonso Ribeiro.
      Os descendentes de Pedro Afonso Ribeiro e Afonso Pires da Ribeira são do Norte de Portugal, uma vez que foram senhores nestas regiões, para saber se você tem algum parentesco com eles você deve procurar sua genealogia buscando saber de onde são os Ribeiro de sua família, se tiverem vindo do Distrito de Braga ou do Distrito do Porto é bem provável que você descenda dos antigos Ribeiro.

      Excluir
    3. Eu sou Ribeiro e sou do Porto,Norte de Portugal ...quem sabe se sangue nobre !!☺☺☺

      Excluir
  6. Actualmente em Portugal existem várias famílias Ribeiro, porem só existe uma família Ribeira, do qual faço parte, a maior parte da Família Ribeira ou ( da Ribeira) está instalada no Norte de Portugal na Região do Minho e Viana do Castelo, tendo também membros na Zona Sul do País (Lisboa, Setúbal), a história da Família Ribeiro e Ribeira em Portugal está um pouco perdida e o que existe tem por vezes lapsos temporais, contudo na minha pesquisa descobri que parte da Família Ribeira foi para Espanha (sevilha) entre o SEC. XII e XIII, sendo que nesta zona existiu um casamento entre esta família e a família burguesa mais rica daquela cidade, perdendo depois o rasto deste ramo da família. Alguns membros da Família da Ribeira no Sec. XVI Viajaram para o Brasil e Argentina, não tendo tambem grandes referências do que lhes aconteceu.

    Cumprimentos de um possível familiar,

    Mário da Ribeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Por acaso voce sabe por onde os membros da familia ribeiro entraram no brasil

      Excluir
    3. Por acaso voce sabe por onde a familia ribeiro entraram no brasil

      Excluir
    4. Por acaso voce sabe por onde a familia ribeiro entraram no brasil

      Excluir
  7. eu só ribeiro também a minha família era de Portugal e Espanha

    ResponderExcluir
  8. eu só ribeiro também a minha família era de Portugal e Espanha

    ResponderExcluir
  9. eu só ribeiro também a minha família era de Portugal e Espanha

    ResponderExcluir
  10. Eu também sou da família ribeiro mas fui nascido em moçambique na Africa austral, somos negros a única coisa que meu pai me diz quando lhe pergunto é que meu avó era cabo verdiano

    ResponderExcluir
  11. Não sei muita historia da minha familia mas tou preocupado gostava de saber como é que fomos parar na Africa enquanto Ribeiro são da proveniência portuguesa? Me ajudem porfavor isso me preocupa tanto

    ResponderExcluir
  12. Não sei muita historia da minha familia mas tou preocupado gostava de saber como é que fomos parar na Africa enquanto Ribeiro são da proveniência portuguesa? Me ajudem porfavor isso me preocupa tanto

    ResponderExcluir
  13. Sou Ribeiro e agora fiquei curiosa se pertenço a essa família, nossa seria muito legal descobrir meus ancestrais obrigada amigo por essa descoberta incrível

    ResponderExcluir
  14. e a família Paula Ribeiro, é um ramo ou possui origem própria?

    ResponderExcluir
  15. Dr Pedro Ribeiro - São Paulo - Brasil. Mãe da Ilha da Madeira e Pai de Coimbra. Precisamos criar nossa arvore Genealógica. Quem se atreve a começar ? Tenho alguns registros de 1890 (oficiais) dos meus avós para começar.

    ResponderExcluir
  16. Nasci em São Paulo, Sebastião Ribeiro, avô José Américo Ribeiro,biza Angelina Ribeiro.

    ResponderExcluir