sábado, 3 de outubro de 2009

Brasão da Família Oliveira e Brasão da Família Oliva



O sobrenome Oliveira e sua variação Oliva vêm das terras ibéricas e trazem consigo muitas especulações de qual seria sua real origem, uns afirmam que o sobrenome Oliveira vem de cultivadores de oliveiras, que desde a Era Clássica tinha grande influência, pois o azeite de oliva era importantíssimo para as civilizações clássicas, o azeite manteve seu valor durante a Idade Média, por isso a ideia de que cultivadores usassem o sobrenome Oliveira para indicar seu ofício.
Já outra versão diz que os primeiros a usar o nome Oliveira foram judeus convertidos, na tentativa de não criar problemas com a Igreja, na verdade sabe-se que durante a época da inquisição católica, muitos judeus, na península ibérica adotaram nomes de arvores para ser seu sobrenome.
Após a diáspora judaica muitas famílias judias se fixaram na Península Ibérica, porém com o cristianismo as famílias continuaram sendo discriminadas, primeiro pelos romanos e depois pelos visigodos, mas quando os mouros dominaram a península as perseguições diminuíram, isso porque a religião islâmica permitia a liberdade de culto de cristãos e judeus, quando a península foi retomada pelos cristãos a tolerância em relação aos judeus se manteve por um período, em Portugal alguns judeus conquistaram lugares de prestigio na vida pública, mas isso desagradou a população cristã. Recebendo pressão tanto interna quanto externa, o governo português iniciou efetivamente ações contra o judaísmo em meados do século XV, enquanto na Espanha milhares de judeus eram mortos, muitos então foram buscar refúgio em Portugal, foi quando o monarca português D. João II instituiu uma taxa aos imigrantes judeus que só poderiam ficar no país por oito meses, caso não partissem seriam vendidos como escravos. 
O sucessor de D. João II libertou os escravos, porém D. Manuel I decretou a expulsão de todos os judeus de Portugal, só permaneceriam no país aqueles que se convertessem, para evitarem a perseguição dos cristãos velhos os judeus convertidos adotaram apelidos que lhes permitissem se passar por anônimos, teria Oliveira sido um destes.
Alguns acreditam até, que os membros da família Oliveira eram descendentes da tribo sacerdotal de Israel, os levitas, que são descendentes do personagem bíblico Levi, um dos filhos de Jacó, já que em hebraico Levi se escreve Lvi, letras presentes na palavra OLIVEIRA, tornando assim uma forma de manter sua origem.
O ramo nobre da família Oliveira provavelmente surgiu no atual Concelho de Póvoa de Lanhoso, onde João Peres de Oliveira fundou seu solar e mais tarde a família seria responsável por vários morgados. Já a família Oliva teria vindo de Navarra e se estabeleceu na cidade de Tavira, segundo a lenda, um homem chamado Lourenço d’Oliva matou um leão atravessando-lhe o peito com uma lança, tal feito teria causado admiração de todos, até o rei D. Sebastião lhe deu o brasão que retrata o ato de coragem.
A família Oliveira de Portugal começou a habitar o Brasil, praticamente, desde os primórdios de sua história como colônia portuguesa, na verdade grande parte dos cristãos novos, como eram chamados os judeus convertidos ao catolicismo, imigraram para o Brasil nesse período. Esse sobrenome tem muitas variações, tais como Oliva, Olival, Olivera, Oliver, Olivares entre outras, algumas destas são espanholas e bem populares nos países hispânicos.





50 comentários:

  1. Estão querendo judaizar uma das famílias nobers da Europa, absurdo... então sobrenomes como Schneider( alfaiate), Schumacher( sapateiro) são judeus se pensarmos assim e eu te pergunto, se a família OLIVEIRA ERA JUDIA, COMO TINHA AMIZADE com reis? Os reis portugueses eram anti- semitas natos como D Manuel, D Diniz, d Afonso, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa abordagem!
      Gostaria que o senhor me mandasse as fontes se possível.
      [Se preferir pode ser no meu e-mail; walicxe@hotmail.com]
      Grata! Abraço!

      Excluir
    2. Desculpe não concordar. Quem lhe disse que os reis portugueses eram antisemitas? Isso não corresponde à verdade. Mesmo D. Manuel que os expulsou do país, fê-lo no âmbito de um acordo politico com os Reis Católicos de Espanha, esses sim antisemitas, que exigiram essa expulsão para se poder efectuar o casamento dos fiulhos de ambos. Mesmo assim, foi-lhes oferecida a reconversão para poderem aqui ficar e toda a gente sabia que os convertidos só o eram em aparência. Relembro que foi D. Manuel que mandou condenar à morte os religiosos responsáveis pelo massacre de cristãos-novos em Lisboa em 1506. Já agora que fala em D. Afonso, o responsável do Tesouro real era judeu...

      Excluir
    3. Boa Americo... os descendentes de Abraão são incontàveis estão espalhados pelo mundo inteiro e pra entender a saga do nosso povo tem que se estudar muito....

      Excluir
    4. Nem os reis de Portugal eram "antissemitas natos" nem todos os Oliveiras eram judeus, apenas vários judeus adotaram o sobrenome em questão para se fundirem ao resto da população. Tanto é que, segundo o Nobiliário de famílias portuguesas, o primeiro Oliveira do qual a obra dá notícia tem um filho arcebispo de Braga, por volta de 1350. Seria difícil um cristão-novo, ou filho de um, acder a tão alta dignidade eclesial...

      Excluir
    5. A familia "de Oliveira" começa com Pedro de Oliveira no sec.XIII em Braga e nada tem de judeu na origem.Puramente português.Acontece é q posteriormente judeus convertidos adoptaram esse nome como adoptaram muitos outros nomes cristãos para não terem problemas.A maioria dos Oliveiras não descendem de judeus.

      Excluir
    6. Ven de longe Oliveira e muitos vao adotando minha familia, tataravos eram Oliveira.

      Excluir
    7. Os judeus que adotaram o sobrenome Oliveira descendem de Don Abraham Benveniste. Eles espalharam sua descendência no Brasil a partir de Pernambuco e outros estados ao redor. Já a familia Oliveira de origem nobre ajudou a colonizar o Brasil por meio de São Paulo e Rio de Janeiro.

      Excluir
  2. Dá uma olhada nesse processo da Inquisição e tire suas conclusões:
    http://digitarq.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&searchMode=bs&ID=2300343

    Havia Oliveiras judeus ou não?

    O fato é que sobrenome em Portugal não quer dizer nada. Os sobrenomes portugueses sempre foram compartilhados por pobres e nobres, cristãos, mouros e judeus. Então o fato de você ser Oliveira, por si só, não quer dizer nem que seja judeu nem que seja nobre. É preciso fazer a pesquisa genealógica.

    ResponderExcluir
  3. A interpretação das armas da família Oliva está completamente errada. Estas armas são apenas dos Olivas que se estabeleceram em Portugal (diferentes dos Olivas de Espanha) e representam um episódio verdadeiro.

    ResponderExcluir
  4. Penso que "judaizar" um nome não seja um absurdo e nem uma ofensa, tanto faz sob que nacionalidade se nasceu, o sangue do negro, do branco, do rico e do pobre assim como do judeu ou do grego são todos vermelhos e tem a única função de levar proteinas e oxigÊnio às células e tecidos. Orgulho de raça é besteira e é perigoso, lembram do que o Hitler fez em nome do orgulho racial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom pela resposta, parabéns!

      Excluir
    2. Verdade, Jorge. Uma pena ainda nos dias de hoje ouvir pessoas falando assim. Triste mesmo. O mais incrivel é que no Brasil é muito dificil e raro alguém ter uma "raça" pura, somos a maioria uma mistura de cores e culturas, o que nos torna tão "únicos". Meu avô era índio e como não tinha registro ele mesmo escolheu o nome Oliveira para si e fez seu registro.

      Excluir
    3. PARABÉNS JORGE PELA OTÍMA OBSERVAÇÃO

      Excluir
    4. Isso aí Jorge!
      Somos Oliveiras verdadeiras desde que sejamos verdadeiramente íntegros e honestos... Sangue é tudo vermelho mesmo... Eu sou vira lata... Sou neta de negro, branco e índio... Maior mistura...

      Excluir
    5. CREIO QUE OS AMIGOS NÃO ENTENDERAM NADA. CLARO QUE CONCORDO COM O JORGE SOBRE POLEMICAS RACIAIS, ENTRETANTO O QUE O AUTOR DO TEXTO ACIMA QUIZ MOSTRAR FOI APENAS A ORIGEM DO NOME OLIVEIRA INCLUSIVE COM A POSSIBILIDADE DE OS JUDEUS USAREM ESTE NOME PARA FUGIR DE PERSEGUIÇÕES, NESTE CASO NÃO SE TRATA DE ´´JUDAIZAR`` O NOME, E SIM, ´´DESJUDAIZAR`` OS JUDEUS. PRECISAMOS DEIXAR DE VER POLÊMICA EM TUDO, O TEXTO É APENAS HISTÓRIA, CULTURA, NÃO É POR CAUSA DELE OU DE UM SOBRENOME QUE SEREMOS MELHORES OU PIORES.
      ABRAÇOS A TODOS.

      Excluir
    6. um dia todos vão se encontrar no mesmo lugar, no dia do grande juízo.

      Excluir
    7. MUITO BOA RESPOSTA ACIMA: CREIO QUE OS AMIGOS Ñ ENTENDERAM NADA...

      Excluir
    8. MUITO BOA RESPOSTA ACIMA: CREIO QUE OS AMIGOS Ñ ENTENDERAM NADA...

      Excluir
    9. Concordo com vc, Jorge! Isso precisa acabar. Que diferença e separação boba essa. Nada Humano isso. Já chega disse que se estende há séculos!
      Sangue, cor da pele, nome e sobrenome, só vejo SEPARAÇÃO, nisso tudo!!..CHEGA disso!!!......afff....SOMOS TODOS HUMANOS........da RAÇA HUMANA.......e só.

      Excluir
  5. Bom, eu acho que essas pesquisas são superficiais e dizem pouco para tais afirmações...Já que nosso colega simplificou falando em montar a árvore genealógica, será que ele realmente sabe fazer uma?

    ResponderExcluir
  6. Antiguidades e literatura.vc precisa ser mais exato com sua questãopois ofato de ser ou não ser judeu e dai ser aceitopor reis de Portugal vai depender da epoca,pois se vós mece não sabe que alugou o Brasil por 10 anos foi um judeu conhecido Por Fernão de Loronha ou Noronha,hoje conhecido e nominando o arquipelogo de Fernando de Noronha, issoprova que nem sempre os judeus foram persseguidos em Portugal, vc precisa fazer referenciaa poca´.

    ResponderExcluir
  7. odoro ser luciene de oliveira santos de lima amo o meu oliveira o restante é complemento fico triste do meu filho não ter poder ter meu oliveira pois é um nome que adiqueri do meu pai e minha mãe não tem minha mãe é bernardo da silva o santos ela adiqueriu do meu pai.comclusão eu só tenho o sobrenome do meu pai kkkkkk minha mãe ficou irada!lima do meu esposo.meu filho é santos de lima fiquei tão triste tinha que ter o da avó minha é viúva e não casou novamente para não perder o nome que nos unem.é interessante valeu meu oliveira kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você sabia que poderia ter pedido no cartório quando foi registrar teu filho, para que conservassem o teu sobrenome juntamente com do teu marido!!!

      Excluir
  8. Mario Sergio Rodrigues de Oliveira 07 de abril de 2013 é muito interesante ter dois sobrenomes rodrigues e oliveira e saber que todos os dois sobrenomes foram adotados por judeus gostaria de saber se tenho ou se sou decendente de familia judia.

    ResponderExcluir
  9. Antiguidade e Literatura, sinto informa-lhe que Oliveira é sim sobrenome judeu, sou de família judia da ordem dos Cohen (sacerdotes Levitas) e adotamos o sobrenome Oliveira primeiro porque nós os judeus somos relacionados na Torá como a Oliveira e segundo porque no próprio nome há o nome Levi, não se esquecem que é de costume judeu escrever nossas histórias através dos tempos e minha família detêm um enorme livro de muitas páginas esse livro tem uns 70 centímetros e conta a história de meu povo desde os primórdios e nele se tem várias línguas e dialetos de forma que nem mesmo nós que somos os donos compreendemos tudo que nele está.

    Mas pode ter certeza que as línguas modernas e algumas antigas compreendemos e não é de se estranhar que neste livro tenha a história dos "Oliveiras".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, muito obrigada pla informacao, gostaria se vc pudesse me enviar via email a fonte de informacao na qual vc acabou de citar...
      Ficarei imensamente grata com sua gentileza...
      Desde ja, muito obrigada.
      Lilian Vanuza de Oliveira (Nazareth de casada)
      meu email: liliamvon@hotmail.com

      Excluir
    2. Thiago.. também gostaria de saber mais sobre o que fala da família Oliveira.. se puder me falar mais sobre.. segue meu e-mail gonzalez.rosy@gmail.com

      Excluir
    3. Prezado Thiago e demais comentaristas. Desde janeiro do ano de 2015 estou pesquisando minhas origens e toda a família do lado paterno materno de minha mãe assinavam e assinam "Oliveira Reis" e são da cidade de Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas Gerais. Descobri que tanto meus avós maternos como os bisavós e tataravós eram primos entre si e pretendo descobrir de onde vieram, como, quando, onde e quem os obrigou a se converterem, se isso aconteceu, realmente. Gostaria de receber mais informações e dados, se alguém puder ajudar. Muito obrigada. Meu e-mail: staffmarta@gmail.com

      Excluir
  10. Eu sou alemão e gostei da explicação, vai me ajudar muito..

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Thiago, olá. Bem eu sou portuguesa (e com muito orgulho! eh eh :P) e sou -de Oliveira Gonçalves. Fascino-mo por história e pelas origens, e as minhas não são excepção. Falas-te sobre o livro que a tua família detém e fiquei extremamente curiosa e interessada sobre a existência de tal livro e a informação que nele contém. Será que poderias nos falar um pouco mais sobre o conteúdo desse livro e, obviamente, o que diz em concreto sobre os de Oliveira? podes escrever aqui e partilhar com todos, ou então escrever-me um mail, se te for mais cómodo.
    também quero dizer que gostei da explicação e que concordo com o que o Gilmar comentou, nas 2 vezes. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Thiago e demais comentaristas. Desde janeiro do ano de 2015 estou pesquisando minhas origens e toda a família do lado paterno materno de minha mãe assinavam e assinam "Oliveira Reis" e são da cidade de Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas Gerais. Descobri que tanto meus avós maternos como os bisavós e tataravós eram primos entre si e pretendo descobrir de onde vieram, como, quando, onde e quem os obrigou a se converterem, se isso aconteceu, realmente. Gostaria de receber mais informações e dados, se alguém puder ajudar. Muito obrigada. Meu e-mail: staffmarta@gmail.com

      Excluir
  14. Bua rsrsrs não tenho Oliveira mas meu sangue mistura Oliveira, Lima, Rego, Barbosa, das Flores, do Nascimento, Sou Márcia Cristina Barbosa Rego filha Paulo Cesar de Oliveira Rego e Francisca de Lima Rego, parte pai avô José Vicente Rego, pais avô José Camilo do Nascimento e Alexandrina Rego e Avó parte pai Nadir D'Oliveira Rego e pais dela João de Oliveira Rita Cota de Oliveira e parte Mãe sou neta Iracema Barbosa das Flores e neta Francisco Fernandes de Lima nosso Brasil e mistura raças me adicione teu Facebook Flor Brasil ou marciabrasil2016@hotmail.com Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. G.Guedes de Oliveira-16-12-2013-

    Thiago,podes falar mais a respeito do conteúdo deste livro.
    Meu email:
    Gerson.g20@gmail.com
    Desde já te agradeço,shalom.

    ResponderExcluir
  16. Gostei, bem interessante...posso ter descendência judia. Vou pesquisar mais.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei surpreso agora, se essa for a real origem do sobrenome Oliveira, então eu tenho raízes israelitas, kkk sou uma mistura de tudo, descendente de Italianos, Portuguêses (ou Israelitas), Africanos e Japoneses :)

    ResponderExcluir
  18. Se eu fosse do ramo dos Oliveira “novos-cristãos”, saberia lidar bem com dinheiro, mas não é o caso, estou sempre "mal das pernas" e nunca ouvi falar de judeu pobre. Não é preconceito, mas uma observação - na verdade tenho até inveja . Então fico com a origem 100% portuguesa – NO MEU CASO PARTICULAR.

    ResponderExcluir
  19. conhecer nossas origens é fundamental eu sou descendente de olveira.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite amigos! Meu nome e Genaldo Carvalho de Oliveira, e procuro por parentes desconhecidos, tenho pouquíssimas informações, quase nada sei dos familiares do meu pai, Geraldo Dionísio de Oliveira, meu avo, Manoel Coringa, meu pai nasceu em Senador Pompeu no Ceará. Tenho uma tia por nome Marieta. Portanto estou precisando de ajuda origens de familiares, porem tenho poucas informações, quem puder me ajudar ficarei muito grato. Moro em Mato Grosso do Sul, na cidade de Corumbá, capital do pantanal, fronteira com a Bolívia, meu telefone 0xx679986-3801 whattsap e email, genaldo.oliveira13@hotmail.com. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  21. Concordo com a fonte do Site, pois eu já procurei sobre o meu sobrenome Oliveira e fiquei sabendo que era descendente de judeu, e agora só vim a confirmar essa história.
    E fico feliz, pois tenho uma grande ligação com o hebraico, com Israel e com a sua cultura.
    A região Nordeste e a região Sul do Brasil são as regiões que tem mais descendentes de judeus aqui no Brasil, só que muitos não sabem disso.

    ResponderExcluir
  22. ola gostei do seu blog e gostaria de saber do meu sobrenome Pla ok abrssss

    ResponderExcluir
  23. ola gostei do seu blog e gostaria de saber do meu sobrenome Pla ok abrssss

    ResponderExcluir
  24. GIOVANI NUNES DE SIQUEIRA BRASÕES E ORIGEM DO NOME E SOBRENOME;
    AGRADECIDO..

    ResponderExcluir
  25. O Tiago respondeu? E tambem Li algo
    Sobre a possibilidade do Oliveira ser oriundo da "Gens de Oliva" Antiga aristocracia Romana,alguem sabe a respeito? Me chamo de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li algo sobre isso Welton!! Vc descobriu algo sobre o assunto?

      Excluir
  26. Sempre desconfiei da minha origem afro-judaico, minha avó filha de uma descendente europeia da familia Tavares casada com meu bisavô de origem africana. Já minha avó casou com meu vô de origem europeia da familia "de Oliveira"

    ResponderExcluir