segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Brasão da Família Silva

O sobrenome Silva, vem do latim, que significa selva, floresta ou bosque. As referências mais antigas do nome são da época do reino dos Godos, em que o nome foi adotado por alguns príncipes. O nome é logicamente de origem toponímica, mais provavelmente de uma região chamada Torre de Silva, perto de Valença, em Portugal, porém existem muitas outras regiões na Espanha e em Portugal com este nome.
Apesar de remotas, o uso sobrenome Silva tem origens no Reino de Leão, e por isso seu brasão de armas faz referência a ele, sendo um leão purpura armado e lampassado de vermelho ou azul, sobre um campo prata.
No Brasil o sobrenome foi adotado por pessoas escravizadas e também por quem buscava se passar por anônimo.

27 comentários:

  1. Em alguns sites mostram este brasão como sendo da família Santos!

    ResponderExcluir
  2. areia isso ae o brasao da familia santos eh parecido mas nao eh o mesmo

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Maurício Neres Rodrigues e Silva
    Gostei muito de ver conhecer melhor sobre as famílias Rodrigues e Silva. Gostaria de saber se vocês conhecem algo sobre a Família Neres o sobre esse sobrenome.

    Desde já Grato pela atenção concedida.

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome Neres tenho quase a certeza que é italiano.

      Excluir
    2. O nome Neres tenho quase a certeza que é italiano.

      Excluir
    3. MEU SOBRENOME É SILVA VEM DA LÍNGUA INGLÊS

      Excluir
    4. Meu sobre nome é Sirimarco é italiano, mas n consigo achar praticamente nada sobre ele.

      Excluir
  4. Oi Meu Nome é Weverton Silva e Adorei esse Brasão da Minha Família hoje minha professora foi recolher um trabalho de brasões e eu nao fiz acabei inventado um lá mas arrependi porque esse daí é muito melhor que o que eu fiz...

    ResponderExcluir
  5. Este apelido tem raízes toponímicas e deriva do senhorio da Torre da Silva, no campo com o mesmo nome, situada em São Pedro da Torre, antiga freguesia de S. Julião da Silva, junto a Alderete, Cerdal, concelho de Valença do Minho. Aí existe ainda, já por mais de uma vez restaurada, a referida Torre, berço desta linhagem. Um dos mais nobres e conceituados apelidos da Península Ibérica, e do seu ilustríssimo tronco original, documentado desde os tempos mais remotos, é possível deduzir as muitas linhas em que se ramificou. O seu sangue não se limita a correr nas veias de toda a grande nobreza de Portugal e Espanha. A verdade é que serão poucas as casas reais da Europa onde, mais ou menos diluído, ele não corra também. D. Pelaio Guterres, rico-homem que provinha dos reis de Leão, foi o progenitor do 1º que usou este apelido, D. Guterre Alderete da Silva, senhor de Alderete e da Torre da Silva. Andam nesta família os seguintes títulos portugueses: Condes de Tarouca (mercê de D. Manuel I em 1499), Condes de Aveiras (mercê de Filipe III em 1640), Condes de Vilar Maior (mercê de D. João IV em 1653), Condes de São Tiago de Beduído (mercê de D. João IV em 1667), Marqueses de Alegrete (mercê de D. Pedro II em 1687), Marqueses de Penalva (mercê de D. João V em 1750), Marqueses de Vagos (mercê de D. Maria I em 1802) e Viscondes de Coruche (mercê de D. Luís I em 1876). Uma sugestão, antes de publicarem genealógicos e heráldica deveria fazer uma pesquisa mais apurada à informação documental portuguesa, de forma a não se perpetuarem erros históricos. Meus cumprimentos. João Carlos da Silva e Freitas. Casa da Torre de Urrô, Penafiel-Portugal.

    ResponderExcluir
  6. As armas do brasão dos "da Silva" são compostas por um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura que se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o referido leão do escudo.

    ResponderExcluir
  7. ola eu tenho silva no meu nome e gostei de saber qual é o brasão dele valeu

    ResponderExcluir
  8. silva, é o sobre nome mais popular porque?...

    ResponderExcluir
  9. Diaone ele é muito popular no brasil posi tem tanto origem espanhola como portuguesa, lavando em conta que nosso país foi colonizado por portugueses e nossos vizinhos pelos espanhóis é fácil de perceber os motivos.

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber sobre o brasão do meu sobrenome. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Era só mais um Silva, que a estrela não brilha...

    ResponderExcluir
  12. Engraçado...tava vendo notícias da copa aqui e vi numa foto que no escudo da seleção da Holanda tem essa mesma figura;
    Alguém aí saberia me explicar qual seria a ligação?

    ResponderExcluir
  13. Muito bom ter conhecimento de uma informação comentada e complementada com valores que esclarece.
    Parabéns
    Paulo C. Silva

    ResponderExcluir
  14. Bom gostaria de saber o brasão da família Leite, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! segue o link da postagem http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/05/brasao-da-familia-leite.html
      muito obrigado por participar de meu blog!

      Excluir
  15. Ola gostaria de saber o brasao do sobrenome batista.

    ResponderExcluir
  16. Ola gostaria de saber o brasao do sobrenome batista.

    ResponderExcluir
  17. Olá meu nome e Jonathan Cleber Carvalho da silva . E bom saber um pouco de um nome uo sobre nome que nos vamos leva pela a nossa vada toda.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber o Brasão da família Forchesatto

    ResponderExcluir