sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Brasão da Família Laurett (Het familiewapen van de familie Laurett)

O sobrenome Laurett , ou suas comuns variações Lauret, Lauretti, Laureth entre outras, estão relacionados ao nome Laurence ( ou Lourence, Laurêncio, etc.), que é um nome de origem latina que vem da palavra laurus, que é o nome em latim do loureiro ou louro, durante a Era Clássica, na Grécia e em Roma, com os ramos destas árvores eram feitas coroas que coroavam os heróis e atletas vencedores, o que tornou a coroa de louro um símbolo de triunfo e vitória, logo o nome Laurence significa "aquele que é coroado com louro".
Na França surgiu o nome Laurent (relacionado ao nome Laurence ou ao cultivo do louro) que denominou várias regiões da França, pessoas originárias destas regiões  assumiram o nome Laurent como sobrenome, posteriormente, vários membros desta família francesa partiram para o Flandres, provavelmente no século XVII, se fixando em uma região entre a Bélgica e a Holanda, onde o nome Laurent evolui para Laurett.
Foi a partir da Holanda que sobrenome se espalhou pelo mundo, alcançando a Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos e Brasil.
Os primeiros Laurett a chegar ao Brasil, vieram da Zelândia (uma província ao sul da Holanda), em meados do século XIX, grande parte deles se situaram no estado do Espírito Santo onde fundaram colônias holandesas.
Acima o brasão da família Laurett da cidade de Haarlem na província da Holanda do Norte, em ouro e verde com três loureiros brotando.

15 comentários:

  1. Muito bom,
    minha família de origem holandesa aqui no ES
    e Faso parte, momentos históricos.
    ATT,
    Maxsuel P. Laurett

    ResponderExcluir
  2. sei que é difícil,mas queria pegar a ponta da arvore genética da Família Laurett do ES.será?

    Leide Laurett.

    ResponderExcluir
  3. ola, todos os laurets sao tecnicamente parentes distantes, porem deve haver alguma ligaçao de sangue entre nos. Sera que podemos puxar a primeira linhagem? Isso e possivel?

    ResponderExcluir
  4. Encontrei um túmulo de Katherina Laureth em santa catarina, nascida em 1837.

    ResponderExcluir
  5. ola boa tarde eu sou neto de holandeses e meu avô se chamou ABRÃO LAURETT inclusive foi um dois primeiros holandeses a chegar ao BRASIL
    então eu gostaria de saber se eu posso ter cidadania holandesa porque eu quero me migrar para europa

    ResponderExcluir
  6. ola boa tarde eu sou neto de holandeses e meu avô se chamou ABRÃO LAURETT inclusive foi um dois primeiros holandeses a chegar ao BRASIL
    então eu gostaria de saber se eu posso ter cidadania holandesa porque eu quero me migrar para europa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode, se tu tem descendência, vai atrás pra fazer a dupla cidadania que é mt mais facil

      Excluir